5 dicas sobre como começar a investir em criptomoedas=>COINRC.COM

5 dicas sobre como começar a investir em criptomoedas

Dados da Universidade do Bitcoin (UniBtc) mostram que o total de dólares injetados no mercado por investidores de risco (Venture Capitals) saltou de de U$ 2 bilhões no final de 2020 para U$ 10 bilhões no fim do ano seguinte. 

Os números evidenciam como o mercado de criptomoedas encontra-se em plena expansão e tem atraído cada vez mais entusiastas em todo o mundo.

Orlando Telles, sócio-fundador e diretor de research da Mercurius Crypto, lembra que é preciso ter atenção a alguns pontos antes de entrar no universo dos ativos digitais. Ele lembra, por exemplo, que é primordial estudar relatórios e consultar analistas para tomar as melhores decisões.

É muito comum que os investidores iniciantes busquem o mercado cripto para diversificar sua carteira de investimentos e ampliar as possibilidades de lucro.

Telles alerta, no entanto, que são vários os fatores que, quando combinados, podem fazer com que investimentos tenham sucesso ou não. 

“Independente do mercado, investidores que queiram começar a investir em cripto precisam direcionar seus recursos de forma assertiva, fazer análises eficientes e, desta forma, montar um portfólio promissor”. 

Ele ressalta que os momentos de euforia podem dificultar a vida do investidor iniciante, já que muitos podem agir de forma menos racional visando maximizar seus lucros, sem fazer uma análise consistente do mercado de criptoativos.

Busca por informação

Com a popularização do universo cripto, a tendência é que mais canais de informação acabem surgindo, o que ajuda o público a entender melhor o funcionamento e a dinâmica do mercado.

“Nunca se falou tanto em criptomoedas. Há menções na televisão, nas redes sociais, nos portais de notícias, sempre com perspectivas positivas e negativas”.

Ainda assim, o especialista alerta: o excesso de informação nem sempre é bom, principalmente se não vier de fontes confiáveis.

Quedas drásticas em um dia versus valorizações exorbitantes no outro são pontos que, ao mesmo tempo, atraem e causam desconfiança nos investidores.

Por isso, para evitar golpes, esquemas ilegais e prejuízos, Telles destaca que o principal caminho para quem é está começando é se dedicar a estudar o mercado. 

Ele lista cinco pontos importantes para quem quer começar a investir em criptomoedas:

1 – Entenda como funciona a blockchain

Essa é a base para qualquer aplicação no mercado de criptoativos e, por isso, é fundamental para entender as atualizações dos ativos, potenciais riscos, limitações etc.

“A maioria dos investidores iniciantes não fazem ideia de como funciona a tecnologia responsável por criar o mercado de criptomoedas”, diz.

2 – Invista nos ativos que você conhece a fundo

A diversificação no desconhecido é o pior erro que pode ser cometido, segundo o especialista.

“A maioria dos projetos que existem no mercado de cripto tendem a não se consolidar e, até mesmo, falir, assim como ocorre nas empresas do mundo real”.

3 – Monte uma tese de investimento para começar

Uma teste de investimentos trata-se de um conjunto de princípios e referências do investidor ou do veículo de investimento que definem a escolha de ativos.

Para Telles, é o ponto central para definir as alocações, além de diferenciar ruídos e sinais no mercado de cripto.

4 – Aprenda a custodiar seus ativos

O especialista explica que no mercado de cripto, diferente do mercado tradicional, existe a responsabilidade sobre a custódia dos ativos. Compreender os melhores caminhos para isso é algo fundamental, ou seja: aprender na teoria e na prática a melhor forma de guardar e proteger as criptomoedas.

5 – Não entre nos “Hypes”! Estude antes

Por fim, ele lembra que investir em cripto é “arbitrar o tempo em relação a uma grande inovação tecnológica”, o que demanda calma e paciência. 

Além das dicas mencionadas, ele cita um ponto extra para atenção do novo investidor: as regras. “É sempre importante ficar alerta aos sinais de descumprimento de questões regulatórias. O marketing agressivo, assim como as promessas de rendimento elevado sem justificativa clara, são pontos de atenção em qualquer tipo de aplicação”, diz.

LEIA MAIS