Em celebração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro – data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 – a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (SEDUC), tem a honra de convidá-los a participar da Virada Inclusiva 2025, que será realizada durante a semana de 2 a 5 de dezembro de 2025.
A Divisão de Educação Especial – DVESP, da Coordenadoria de Educação Especial – COESP, da Diretoria de Educação Especial e Inclusão – DIESPI, reitera a importância da participação da rede estadual neste evento, reforçando o compromisso da Secretaria com a Política de Educação Especial.
Com o objetivo de fomentar a URE Centro Sul, irá promover atividades com parceria com as unidades escolares e comunidade, eventos diversificados em consonância com o Tema, conforme abaixo especificado.
Objetivos:
1-Atender a demanda do Boletim do dia 31/10/2025 que reitera a participação da rede estadual no Evento da Virada Inclusiva 2025, reforçando o compromisso da Secretaria com a Política de Educação Especial;
2-Divulgar ações esportivas e inclusivas da Escola mais Inclusiva (EE Roldão Lopes) aos gestores das unidades escolares da rede estadual e privada;
3-Formação continuada de professores de Educação Física sobre Educação Física Inclusiva;
4-Atividades esportivas inclusivas e paralímpicas com estudantes Elegíveis e não Elegíveis da EE Roldão Lopes e professores de Educação Física da URE Centro Sul e rede privada de ensino.
Programação:
Entre os dias 24 a 28 de novembro, ocorrerá a Socialização do Painel Inclusivo, com participação do professor de Arte da EE Armando Araújo. A atividade será aberta ao público e acontecerá na URE Centro Sul. O objetivo é construir um painel com os alunos da EE Armando Araújo, estimulando a conscientização sobre a diversidade e os direitos das pessoas com deficiência, valorizando práticas inclusivas que representem a cultura de respeito e igualdade.
No dia 02 de dezembro, pela manhã, será realizada a palestra “Capacitismo”, ministrada pelo professor Alex Alves, do Centro Paralímpico Brasileiro e do projeto Escola Mais Inclusiva. O público-alvo são gestores e professores de escolas públicas e privadas da URE Centro Sul. A palestra será on-line, das 10h às 11h30, com link disponibilizado abaixo. O objetivo é conscientizar a comunidade escolar sobre o capacitismo, esclarecendo como ele se manifesta na inclusão educacional, no trabalho e na saúde mental, estimulando reflexão e engajamento para um ambiente mais equitativo.
No dia 03 de dezembro, à tarde, haverá a apresentação do Grupo Dança Sem Fronteiras, que trará a dança contemporânea como bem cultural acessível a todos, fortalecendo a diversidade e questionando preconceitos sobre “dança”, “deficiência” e “profissionalismo”. Mais informações podem ser encontradas em dancasemfronteiras.com.br. O público-alvo será equipe gestora, professores e estudantes, e o evento ocorrerá na EE Conde José Vicente de Azevedo, das 15h às 16h. O objetivo é apresentar um espetáculo com intérpretes profissionais com e sem deficiência, valorizando corpos diversos e suas singularidades, rompendo fronteiras entre arte e diversidade.
No dia 04 de dezembro, pela manhã, acontecerá a palestra “O que é a Escola Mais Inclusiva”, também com o professor Alex Alves. O público-alvo são gestores e professores de Educação Física. A palestra será on-line, das 10h às 11h30, com link disponibilizado abaixo. O objetivo é divulgar os objetivos do projeto Escola Mais Inclusiva, suas ações e desdobramentos na URE Centro Sul.
Por fim, no dia 05 de dezembro, pela manhã, ocorrerá a palestra “Rompendo Barreiras na Educação Física junto à Educação Inclusiva”, seguida de vivências práticas esportivas (bocha paralímpica, futebol para cegos, badminton paralímpico e voleibol sentado). O público-alvo são professores de Educação Física, e a atividade será presencial, na EE Roldão Lopes de Barros, das 8h às 12h30. O objetivo é oferecer formação continuada aos professores sobre esportes paralímpicos e inclusivos no ambiente escolar, mostrando como inserir estudantes elegíveis nas aulas de Educação Física.
Para participar das atividades, faça sua inscrição, clicando aqui.
Obs: Não haverá convocação para participar do evento.
Responsáveis
Coordenadora Geral: Maria Isabel Faria
Alex Gomes Alves (Centro Paralímpico Brasileiro e Escola Inclusiva)
Adamo Padovani (professor Educação física da EE Roldão)
Viveane Petratti (PEC - Desenvolvimento Curricular - Linguagens)
Equipe de Educação Especial:
Josmeire Lobo, Carlos Rey Perez, Dara Sabino (Supervisores)
Vanessa Garcia e Alzira Held (PEC Educação Especial)
Escolas:
EE Armando Araújo - Painel Inclusivo na URE
Lívia R. da Rocha (Diretora)
Daniel Bochi (professor de Arte)
EE Conde José Vicente de Azevedo
Damares M. Pereira (Diretora)
EE Roldão Lopes de Barros
Regina M. Garcia (Diretora)
Grupo Dança sem Fronteira
Direção: Fernando do Amaral
Lucinéia Felipe
Gabriel Domingues
Cintia Domingues
Ícaro Rodriques Grace