Bolsas Novos Talentos Científicos da Fundação Calouste GulbenkianMatemática

Lista de eventos (possibilidades para o uso dos 1500€ para atividades de enriquecimento pessoal):


2.º workshop (online, zoom), 23 de março de 2024

Programa:


9:15 – 09:30 Abertura

09:30 - 09:45 - Rafael Moreira (2.º ano FC/UP): Polinómios sobre anéis não comutativos

Resumo: É um fato conhecido que os polinómios sobre corpos têm um número finito de raízes, mas isso nem sempre é verdade para polinómios sobre anéis não comutativos. Nesta apresentação, vou explorar o número de raízes dos polinómios sobre anéis não comutativos. Vou apresentar algumas definições relevantes sobre o tema e resultados conhecidos. Por fim, vou expandir esses resultados para alguns subanéis de quaterniões generalizados, apresentando os resultados obtidos até agora.

09:50 - 10:05 - Dantas Serra (3.º ano FCT/UC): Uma abordagem à conjectura de Saxl

Resumo: Serão apresentados conceitos e ferramentas com o objetivo de explicar como a conjectura de Saxl foi abordada e parcialmente resolvida em um artigo para casos particulares de partições de n.

10:10 - 10:25 - João Vital (3.º ano FC/UL): Álgebras de Lie

Resumo: Tendo o projeto consistido no estudo das álgebras de Lie, nesta apresentação vou fazer uma breve revisão das definições básicas apresentadas anteriormente e apresentarei as definições de representações e módulos de álgebras de Lie, mostrando exemplos. Para finalizar será enunciado um resultado importante: o Teorema de Weyl.

10:30 - 10:45 - João Areias (1.º ano mestrado FCT/UC): Caracterização de condições de separação em locales em termos de operadores de fecho e interior

Resumo: Começamos com uma breve referência aos axiomas de separação em espaços topológicos e ao modo como eles podem ser caracterizados em termos de operadores de fecho e interior.  Motivados por isto, definimos os axiomas de separação na categoria dos locales e mostramos como é possível descrevê-los utilizando operadores de fecho e de interior nos reticulados de sublocale.

10:50 - 11:10 Pausa

11:10 - 11:25 - José Gomes (2.º ano Univ. do Minho): Curvas que preenchem o espaço

Resumo: No século XIX, Cantor mostrou que existem funções contínuas definidas no conjunto dos números reais com valores no plano que preenchem todo o plano. Mais ainda, também existem curvas que preenchem o espaço de n-dimensões! Nesta apresentação vamos explorar algumas destas curvas, como a curva de Peano, a curva de Hilbert, e a curva de Lebesgue, que, contrariamente às outras duas, é diferenciável em “quase todos os pontos”. Também vamos explorar curvas em n-dimensões, que são consideravelmente mais difíceis de definir analiticamente, mas de cuja existência já se sabia desde que Cantor demonstrou, para espanto da comunidade matemática da altura, que a reta real está em bijeção com o espaço n-dimensional. Num artigo publicado em 2019, J. Freitas, R. Lima e D. Santos definem uma generalização n-dimensional da curva de Peano. Para demonstrar algumas das propriedades desta curva, são visitados os conceitos de função auto-afim segundo Kôno, q-continuidade de Hölder, com q pertencente a ]0,1[ e dimensões fractais de Hausdorff e de empacotamento.

11:30 - 11:45 - André Morais (3.º ano IST/UL): Imagens Birracionais de espaços projetivos

Resumo: Nesta apresentação efetuaremos uma revisão dos métodos fundamentais de geometria algébrica necessários para se efetuar o estudo apropriado das superfícies de Del Pezzo. Em particular, começaremos com uma breve revisão dos conceitos fundamentais de geometria algébrica necessários à compreensão de todo o trabalho.

Prosseguiremos com a introdução das ideas necessárias para compreender os morfismos entre variedades projetivas, particularizando para o caso das superfícies de Del Pezzo.

Terminamos a apresentação com o trabalho desenvolvido na contagem das retas no interior das superfícies de Del Pezzo obtidas a partir dos morfismos induzidos por subsistemas do sistema linear das cúbicas em P^2.

11:50 - 12:05 - Duarte Pinho (1.º ano mestrado FC/UP): Eventos extremos em sistemas dinâmicos

Resumo: Introduzirei conceitos básicos de sistemas dinâmicos e teoria de valores extremos. Serão apresentados dois tipos de observáveis e analisado o seu comportamento extremo.

12:10 - 12:25 - João Santos (2.º ano ISEG/UL): Caos na família quadrática

Resumo: Nesta sessão, iremos explorar propriedades da família quadrática e provar a existência de caos “à Devaney” (num dada restrição da família) usando dinâmica simbólica.

12:30 - 14:00 Almoço

14:00 - 14:15 - Mariana Costa (2.º ano IST/UL): Complexidade Parametrizada de Problemas sobre Códigos e Reticulados 

Resumo: A Complexidade Parametrizada é um ramo da teoria da complexidade computacional que classifica os problemas em termos de parâmetros específicos, permitindo uma análise mais refinada e uma melhor compreensão da sua dificuldade. Apesar de há vários anos ser conhecida a complexidade clássica de problemas em códigos e reticulados, a sua complexidade parametrizada ainda não está completamente determinada. Nesta apresentação, introduzimos o estudo da complexidade parametrizada no caso do Shortest Vector Problem e outros conceitos que servem de apoio a este problema, como as Locally Dense Lattices e BCH codes. 

14:20 - 14:35 - Pedro Pinto (2.º ano Univ. de Aveiro): Algoritmo de Shor, Factorização em BQP

Resumo: Nesta apresentação, vou fazer uma introdução à complexidade computacional, focando-me no problema da factorização. Irei demonstrar que o problema da factorização pode ser reduzido ao problema da descoberta da ordem. O problema da descoberta da ordem está em NP num computador clássico e em BQP num computador quântico.

14:40 - 14:55 - Alexandra Varela (2.º ano ISEG/UL): Programação Estocástica no Arc Routing Problem

Resumo: Atualmente, dentro da área da otimização, a eficiência é uma componente com grande importância no mundo industrial que permite melhorar processos reduzindo custos.

O Arc Routing Problem (ARP) é um problema de otimização definido num grafo G=(V,A) onde A é o conjunto de ligações do grafo. Este conjunto incluí dois tipos de ligações: ligações a visitar, isto é, que requerem a prestação de um determinado serviço, e ligações auxiliares. Cada ligação tem associado um tempo de viagem ou de serviço. O ARP consiste em determinar rotas que garantam que todas as ligações a visitar sejam de facto visitadas e que esse processo é feito no menor tempo possível.

Neste problema, os tempos de viagem/serviço dos arcos são altamente influenciados por fatores externos como variações climáticas, trânsito etc., sendo por isso essencial a consideração da incerteza. Neste projeto, estudamos o ARP usando programação estocástica, sendo a incerteza representada por um grande conjunto de cenários. 

O modelo resultante da inserção deste fator é um modelo de grande dimensão e difícil de resolver. Assim sendo, a metodologia a seguir consiste em primeiramente decompor o problema inicial numa série de problemas mais pequenos, específicos e fáceis de resolver. De seguida, são explorados possíveis padrões entre as soluções obtidas para esses subproblemas, que poderão permitir fixar algumas variáveis do modelo original e reduzir, assim, a sua complexidade.

15:00 - 15:15 - Eduardo Guerreiro (2.º ano IST/UL): Programação linear no problema do empacotamento esférico

Resumo: A programação linear permitiu obter algumas das melhores estimativas para o problema do empacotamento esférico e inspirou a prova em dimensões 8 e 24. Exposição de alguns dos principais resultados no contexto do problema.

15:20 - 15:35 - Manuel Madelino (2.º ano FCT/UNL): Inclusões Diferenciais e Origami

Resumo: Nesta apresentação irei falar sobre inclusões diferenciais dando primeiramente uma definição mais geral e relacionando com o caso mais específico de origami. De seguida, abordarei o caso escalar, mais especificamente funções de duas para uma dimensão, onde darei o exemplo de uma função mais em concreto. Por último falarei do caso vetorial, dando também um exemplo em relação a funções de duas dimensões para duas dimensões.

15:40 - 16:00 Pausa

16:00 - 16:15 - Filipe Viseu (2.º ano IST/UL): Representações dos Grupos de Higman-Thompson 

Resumo: Nesta pequena apresentação vamos relembrar os grupos de Higman-Thompson, que são uma família de grupos infinitos notáveis pela sua estrutura complexa e pela sua aplicação em vários domínios
da matemática e da física. Estudaremos algumas das suas representações em espaços de Hilbert e alguns dos resultados e problemas em aberto mais recentes sobre estas representações. 

16:20 - 16:35 - António Neves (3.º ano IST/UL): Teoria de Ehrhart em Diagramas Tóricos

Resumo: Diagramas tóricos são polítopos com vértices inteiros, simpliciais e tais que os vértices de cada faceta formam uma base do reticulado Z^d. Esta apresentação introduz os conceitos de face e dualidade polar bem como propriedades sobre polinómios e séries de Ehrhart que têm particular interesse para o estudo de Diagramas tóricos.

16:40 - 16:55 - Kira Morozova (2.º ano Univ. de Aveiro): Propriedades de relações codificadas com adjuntos

Resumo: O foco da minha investigação é criar novas definições categóricas para conceitos de espaços métricos como espaços totalmente limitados e compacidade. Para tal é necessario familiarizar-nos com uma vista categórica sobre a função distância. Esta função pode ser encarada como um tipo específico de relação ([0, infinito]-Relation) entre o espaço X e ele próprio. Assim sendo esta apresentação será um breve resumo de resultados obtidos através de uma perspetiva categórica sobre relações (as que todos conhecemos), funções monótonas, distribuidores e terminando em [0, infinito]-Relations. Entre estes: Como uma relação ter um adjunto à direita codifica o facto de ser uma função.

17:00 - 17:15 - José Santos (2.º ano FC/UP): Teoria da representação em grupos finitos

Resumo: Nesta apresentação irei relembrar e dar algumas definições e construções sobre grupos, homomorfismos e representação de grupos que servirão como base para conseguir explicar o que é um FG-Módulo e mais concretamente o FG-Módulo regular.
Acabado isto irei demonstrar o teorema de Maschke e uma consequência dele. Também irei demonstrar o lema de Shur e anunciar dois grandes resultados obtidos a partir dele. Por fim, vou introduzir um bocado sobre o espaço dos homomorfismos entre representações e sobre a dimensão dele, outro resultado do lema de Shur. 

17:20 - 17:35 - João Passadiço (2.º ano FC/UP): Álgebras de grupo e 1/2-derivações

Resumo: Iremos caracterizar as 1/2 derivações na álgebra de Witt e uma generalização da mesma, apresentando as estruturas de Poisson transposta existentes em ambas como também apresentar o produto-semidireto entre uma álgebra de Lie L e um L-módulo.

17:40 - 17:55 - Joana Ventura (2.º ano FC/UL): O que são as propriedades da disjunção e da existência na lógica intuicionista

Resumo: Nesta apresentação, será descrito o sistema de Dedução Natural para o cálculo proposicional. Serão exploradas as propriedades da disjunção e da existência. Será também referido o Teorema da Completude de Bernays, explicando-se a razão pela qual a propriedade da disjunção é válida para a lógica intuicionista e não para a clássica. Por fim, será apresentado um sistema para o cálculo predicativo na lógica intuicionista, enunciando os seus axiomas e as suas regras.

Worshops anteriores (2023/24)

Workshop 1, 15-17 dezembro 2023/24

Bolseiros e tutores para 2023/24

Alexandra Borges Varela Rodrigues 

(2.º ano ISEG/UL)

Tutor: Filipe Rodrigues

André Miguel Narciso Morais 

(3.º ano IST/UL)

Tutora: Margarida Mendes Lopes

António da Rocha Neves (3.º ano IST/UL)

Tutor: Miguel Abreu

Dantas Pereira Serra 

(3.º ano FCT/UC)

Tutor: Ana Paula Santana

Duarte Sá Pinho 

(1.º ano mestrado FC/UP)

Tutores: Théophile Caby / Romain Aimino 

Eduardo Henrique Gomes de Sousa Neto Guerreiro 

(2.º ano IST/UL)

Tutor: Diogo Oliveira e Silva

Filipe Sousa Mestre Viseu 

(2.º ano IST/UL)

Tutor: Paulo Pinto


João Afonso Freixo da Silva Santos 

(2.º ano ISEG/UL)

Tutor: Alexandre Rodrigues

Joana Carreira Ventura 

(2.º ano FC/UL)

Tutor: Fernando Ferreira

João Miguel Ribeiro Passadiço 

(2.º ano FC/UP)

Tutor: Samuel Lopes

João Pimenta Areias 

(1.º ano mestrado FCT/UC)

Tutor: Jorge Picado

José Nuno dos Santos Gomes 

(2.º ano Univ. do Minho)

Tutora: Lisa Santos

José Pedro Costa Santos 

(2.º ano FC/UP)

Tutor: Claude Marion

João Ricardo Jerónimo Vital 

(3.º ano FC/UL)

Tutor: Giosuè Muratore

Kira Morozova 

(2.º ano Univ. de Aveiro)

Tutor: Dirk Hofmann

Manuel Louro Madelino 

(2.º ano FCT/UNL)

Tutor: Ana Margarida Ribeiro

Mariana Vilela Marta

Rio Costa 

(2.º ano IST/UL)

Tutor: João Ribeiro

Pedro Miguel Azevedo Pinto 

(2.º ano Univ. de Aveiro)

Tutor: Paulo Mateus

Rafael Salles Moreira 

(2.º ano FC/UP)

Tutores: Paula Lomp / Christian Lomp

Contactos:

Informações gerais sobre o Programa: talentos@gulbenkian.pt

Membros da Comissão Científica da área da Matemática: 

      Hugo Tavares (IST/UL) e Jorge Milhazes de Freitas (FC/UP)

Alguns programas relacionados em todo o mundo

Ciência Viva (Ministério da Ciência e da Tecnologia)

Bolsas de Integração na Investigação (Fundação para a Ciência e a Tecnologia)

Olimpíadas Portuguesas da Matemática (Sociedade Portuguesa da Matemática)

Projecto Delfos (Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra)

MASS Program (Pennsylvannia State University)

Math in Moscow (Independent University of Moscow)

Millennium Mathematics Project (University of Cambridge)

William Lowell Putnam Mathematical Competition (USA)

Conférences Goutelas-élèves (France)

Contemporary Mathematics Summer School (Dubna)

The Ross Mathematics Program (Ohio State University)

MIT-Primes (MIT)

Página da AMS com informação para estudantes (American Mathematical Society)