Pesquisa

Estudantes realizam pesquisa científica sobre importância da Justiça Comunitária

Nesses 10 anos de existência, o Núcleo também foi objeto de estudo e pesquisas de alunos vinculados à instituições de ensino superior pública e privada, tendo sua prática sistematizada em dois trabalhos de conclusão de curso.

O primeiro, em 2013, foi uma dissertação de mestrado de Elaine Maria Gomes de Abrantes, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (PPGDN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o título “Novos cenários de acesso à justiça: experiência da retórica da mediação do núcleo de justiça comunitária de Casa Amarela, no Recife".

O segundo, em 2016, com a monografia de Adriana Gomes dos Santos, aluna do curso de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o título “O uso do direito preventivo no Núcleo de Justiça Comunitária de Casa Amarela”.

“Ao longo desses 10 anos, o trabalho se fortalece e comemoramos os resultados já alcançados. Entendemos que os desafios continuam e exigem de todos os envolvidos um esforço cotidiano de reflexão e aperfeiçoamento das ações, capaz de articularem-se a um movimento maior da sociedade em direção à consolidação de uma cultura de paz e ao respeito aos direitos humanos”, concluiu a coordenadora do NJCC, a procuradora de Justiça Sineide Canuto.