Projetos

Projetos 2020-Atual


PROJETOS DE PESQUISA

Formas do Romance no Brasil Moderno e Contemporâneo (Nelicult-UESPI e PPGL-URCA)

Descrição: Com a contribuição de Antonio Candido, a crítica literária brasileira alcança um rigor metodológico de atenção às várias dimensões do objeto literário proporcionando o estabelecimento de categorias teórico-filosóficas que podem ser usadas como ferramentas de compreensão de outros textos literários. Se unirmos a contribuição de Candido à teoria bakhtiniana da Literatura, na sua atenção a inextrincabilidade entre forma, material e conteúdo, no tratamento do romance como um gênero ainda em formação e nas várias possibilidades que esse gênero aberto tem na sua realização material, podemos estabelecer uma análise crítica do texto literário que possibilite não apenas a compreensão de um fenômeno particular ou específico, mas um procedimento ou inovação formal que pode ser percebida em outros textos. Assim, este projeto de pesquisa irá dedicar-se a examinar o romance brasileiro moderno e contemporâneo, sob a perspectiva da romancização das formas literárias, buscando perceber procedimentos narrativos de representação da realidade tais como a organização do tempo e do espaço narrativos, o uso da linguagem, o recurso a formas simples ou primárias entre outros a fim de construirmos uma fortuna crítica e teórica que apresente inovações estético-formais na narrativa produzida no Brasil do início do século XX até a contemporaneidade.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

PROGRAMA DE EXTENSÃO

Programa de Incentivo à Realização de Alternativas Orçamentárias nas Comunidades - PIRÃO-Comunidades

Projetos 2018-2019

PROJETOS DE PESQUISA

A obra crítica de Antonio Candido

Projeto de Pesquisa sobre a obra de crítica literária de Antonio Candido. Suas análises, reflexões e conceitos. A importância de sua obra para a compreensão da literatura.

A narrativa dos Congos de Oeiras: aspectos éticos e estéticos

Projeto de Pesquisa das narrativas e da performance dos Congos de Oeiras em seus aspectos éticos e estéticos.

A crítica literária de Assis Brasil

Projeto de pesquisa de conhecimento e aprofundamento da obra crítica de Assis Brasil e sua importância pra crítica literária brasileira.

A estética bakhtinística

Projeto de pesquisa de discussão teórica das categorias e conceitos da estética bakhtinística.

PROJETOS DE EXTENSÃO

Literatura e Política: o golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil numa perspectiva estético-literária.

A disciplina "Tópicos especiais em Ciência Política: O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil" criada e proposta pelo professor Luís Felipe Miguel (UnB) ganhou repercussão nacional depois da tentativa de censura e perseguição promovida pelo Ministro Golpista da Educação. A consequência desta tentativa foi a reedição da mesma disciplina em várias universidades do país. Na Universidade Estadual do Piauí – UESPI, vários professores, de vários campi, têm acenado com a possibilidade de ofertar cursos ou disciplinas no mesmo formato da disciplina alvo de perseguição. No curso de Letras do campus de Oeiras iremos ofertar um curso livre de extensão montado a partir de uma disciplina existente no currículo do nosso curso (Literatura e Política) junto com os conteúdos e textos propostos pelo professor Luís Miguel, publicizados na internet. O curso terá carga horária de 80 horas/aula (gratuito e aberto ao público) intitulado: "Literatura e Politica: o golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil numa perspectiva estético-literária". O início será no dia 05 de abril de 2018 às 18h30, no campus Professor Possidônio Queiroz. Não haverá limite de vagas. Contaremos ainda com a participação do professor Manuel Domingos Neto (ex-vice- presidente do CNPq para a aula inaugural com o tema “Relações Civis-Militares”.

Emancipação para toda a vida: formação de leitores e estruturação de biblioteca para internos da Penitenciária Regional de Oeiras

O projeto de extensão Emancipação para toda a vida tem como objetivo fundamental ofertar cursos de formação de leitores, a partir da leitura de livros da literatura universal e brasileira, para internos da Penitenciária Regional de Oeiras juntamente com a estruturação de uma biblioteca para a comunidade prisional dessa unidade. O projeto requer a parceira com a Secretaria de Justiça do Estado do Piauí e setores da sociedade civil. O projeto conta com a participação de estudantes dos cursos de Letras e Pedagogia.

Negra pele, negra letra: literatura de autores, autoras e personagens negros e negras nos bairros do Rosário e Canela em Oeiras-PI

O projeto de extensão Negra pele, negra letra visa a levar a literatura negra para os moradores de comunidades majoritariamente negras de Oeiras, inicialmente Rosário e Canela, a fim de construir um conjunto de identidade não apenas através de personagens, mas de escritores e escritoras negras como ferramenta de transformação social e humana. O projeto conta com a participação de estudantes do curso de Letras.

RPG Educativo: uma viagem pela vida

O projeto de extensão RPG Educativo levará para comunidades como o Jureminha, Várzea e outras localidades periféricas no município de Oeiras uma prática pedagógica de interpretação de papeis (conhecida como Role Playing Game, RPG) a fim de trabalhar transdiciplinarmente conteúdos do currículo escolar fora da escola e foram lúdica e interativa. O projeto conta com a participação de estudantes dos cursos de Letras, História, Pedagogia e Matemática.

UESPI no Mercado: cursos livres de formação de empreendedores locais.

O projeto de extensão UESPI no mercado levará ao Mercado Municipal de Oeiras cursos livres para os feirantes e consumidores pensando na melhoria na qualidade de vida e de interatividade dentre os seus usuários Os cursos variam entre fundamentos de administração, oratória, história de Oeiras para informação turística entre outros. O projeto conta com a participação de estudantes dos cursos de Letras, História, Pedagogia e Matemática.

Cursinho Preparatório para ENEM e ENCCEJA na Comunidade Custaneira

O projeto de extensão na Comunidade Custaneira pretende, através da parceria entre os campi de Oeiras, Picos e Teresina, formar um quadro de professores que, em um fim de semana a cada dois meses, levar um cursinho de revisão e reforço para os moradores da Comunidade Custaneira, no município de Paquetá-PI. O projeto conta com a participação dos três campi mencionados e de estudantes que possam ministrar aulas dos conteúdos exigidos pelo ENEM e ENCCEJA.

Cura pela fala: acompanhamento psicológico regular para a comunidade acadêmica do Campus Professor Possidônio Queiroz.

O projeto de extensão Cura pela fala procura estabelecer uma parceria com a Pró-reitoria de Extensão e assuntos estudantis – PREX e NUVVI (Núcleo de Valorização da Vida do Hospital Deolindo Couto) para que, regularmente, haja a presença de um profissional da psicologia para prestar atendimento gratuito à comunidade acadêmica do Campus Professor Possidônio Queiroz – UESPI-Oeiras.