Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa

A linha de pesquisa Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa, pertencente ao NELICULT – Núcleo de Estudos em Literatura e Cultura, tem duas diretrizes de trabalho bem definidas: a primeira delas alicerça-se na necessidade de conhecer, compreender, analisar e criticar os estudos teóricos literários produzidos no Ocidente, desde a Antiguidade Clássica; a segunda, baseia-se na aplicação das categorias teórico-críticas dos estudos literários e filosóficos para a efetivação de analises e leituras de obras artísticas de cunho ficcional e literário produzidas em língua portuguesa, sejam estas brasileiras, portuguesas e/ou africanas de expressão portuguesa. Estas duas diretrizes de trabalho estabelecem um marco teórico e analítico para a produção de trabalhos acadêmicos e para o estudo científico da literatura e teoria literária no Piauí e no Brasil. Além de fomentar a fabricação de pesquisadores na área de Literatura e Teoria Literária, esta linha procura possibilitar um novo direcionamento metodológico no ensino de literatura na região de Oeiras, no Piauí.

Coordenador: Professor Harlon Homem de Lacerda Sousa




Projetos de Pesquisa Desenvolvidos

Narrativas orais quilombolas na região de Oeiras-PI (2012-2014)

Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo primeiro mapear as comunidades quilombolas existentes na região de Oeiras no Piauí; em seguias, colher narrativas orais dos quilombolas que demonstrem sua relação de identidade e formação cultural..

Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.

Representações do espaço-tempo na literatura: revisão teórica e análise comparativa (2012-2014)

Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo realizar um levantamento teórico-conceitual sobre as categorias narrativas de espaço e tempo, pensadas conjuntamente. Em seguida, faremos a análise de textos literários de língua portugesa a fim de analisar as categorias fundamentadas teoricamente no momento anterior..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

A narrativa rosiana: estudos teórico-críticos da obra de João Guimarães Rosa (2014-2016)

Descrição: A obra de João Guimarães Rosa é reconhecida desde suas primeiras edições, na década de 1940. A crítica especializada lança olhares sobre os contos, novelas e sobre o romance do escritor mineiro, que traz como marca uma escrita única construindo um universo ficcional igualmente único, alheando-se da produção regionalista da década de 1930. Suas obras, mesmo que amplamente estudas nas universidades no mundo inteiro, ainda apresentam um potencial de novidade que abre, permanentemente, um leque de perspectivas e discussões não apenas a partir das categorias narrativas tradicionais, mas dos aspectos filosóficos despertados que devem ser abrangidos pelos estudos em teoria e crítica literária..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

O Círculo de Bakhtin e a Crítica Literária (2016-2017)

Descrição: Projeto voltado para a discussão, compreensão e aplicação das categorias teóricas construídas pelo Círculo de Bakhtin em textos literários de língua portuguesa..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Literatura e Sociedade (2019-2020)

Descrição: Projeto de crítica literária voltado para análise das relações entre a representação literária e as relações sociais estabelecidas na sociedade brasileira com atenção para as relações étnico-raciais e sua representação no romance e na poesia brasileira.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Formas do Romance no Brasil Moderno e Contemporâneo (Nelicult-UESPI e PPGL-URCA) - (2020-Atual)

Descrição: Com a contribuição de Antonio Candido, a crítica literária brasileira alcança um rigor metodológico de atenção às várias dimensões do objeto literário proporcionando o estabelecimento de categorias teórico-filosóficas que podem ser usadas como ferramentas de compreensão de outros textos literários. Se unirmos a contribuição de Candido à teoria bakhtiniana da Literatura, na sua atenção a inextrincabilidade entre forma, material e conteúdo, no tratamento do romance como um gênero ainda em formação e nas várias possibilidades que esse gênero aberto tem na sua realização material, podemos estabelecer uma análise crítica do texto literário que possibilite não apenas a compreensão de um fenômeno particular ou específico, mas um procedimento ou inovação formal que pode ser percebida em outros textos. Assim, este projeto de pesquisa irá dedicar-se a examinar o romance brasileiro moderno e contemporâneo, sob a perspectiva da romancização das formas literárias, buscando perceber procedimentos narrativos de representação da realidade tais como a organização do tempo e do espaço narrativos, o uso da linguagem, o recurso a formas simples ou primárias entre outros a fim de construirmos uma fortuna crítica e teórica que apresente inovações estético-formais na narrativa produzida no Brasil do início do século XX até a contemporaneidade.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.