A leitura e a escrita são práticas sociais de suma importância para o desenvolvimento da cognição humana, pois ambos proporcionam o desenvolvimento do intelecto e da imaginação, além de promover a aquisição de conhecimentos e aguçar o senso crítico por meio da capacidade de interpretação. Com a leitura, exercita-se o cérebro, facilitando a interpretação de textos e maior competência na escrita. Ao ler, o aluno adquire maior repertório, amplia e expande horizontes, bem como adquire ‘fortuna intelectual’. Para o escritor Monteiro Lobato: ‘Um país se faz com homens e livros’.
Dentro dessa perspectiva, foi desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa, o projeto O Menino do Pijama Listrado, com os alunos do 8º 15 e 8º 16, diurno, na qual foram realizadas diversas etapas, tais como: leitura da obra O Menino do Pijama Listrado, debate em sala, aula expositiva, produção textual, atividades avaliativas e como culminância, os alunos elaboraram maquetes, enfatizando a imaginação e criatividade. Ressalto que este projeto foi interdisciplinar, na qual foram abordados durante as aulas de História temas relevantes para a compreensão da obra, tais como: nazismo, Hitler, holocausto e segunda guerra mundial, bem como sua contextualização.
A obra citada acima nos alerta para a necessidade de resgatar valores, como respeito, convivência, solidariedade, tolerância e valorização da vida. Segundo Marilena Chauí os valores são essenciais para o desenvolvimento integral do indivíduo, e consequentemente, para uma sociedade mais equilibrada, justa e feliz. Desse modo, é importante e necessária a vivência cotidiana destes valores.
Diante da grandiosidade do trabalho, venho enaltecer a dedicação, o capricho e competência dos alunos, e principalmente destacar a união e o espírito de equipe, aspectos que são fundamentais na sua formação integral enquanto cidadãos. Sendo assim, segue abaixo um pouco do trabalho desenvolvido neste projeto.
Att.
Professora Beatriz Fernandes
(Língua Portuguesa)