Planejamento das Exposições

O processo para a montagem de uma exposição é um trabalho árduo e demorado, o que demanda comprometimento e responsabilidade por parte de todo o pessoal envolvido. No Centro de Memória Professor Tarcísio Medeiros, uma exposição começa a ser planejada pelo menos 90 dias antes da data prevista para a estreia.

A primeira parte a ser pensada é quanto ao projeto expográfico, onde se delimita as atividades que devem ser feitas, prazos que devem ser seguidos e pessoal responsável por cada atividade. Ademais, é também no projeto expográfico que se define o tipo de exposição - temática ou biográfica -, tempo de duração - curto, médio ou longo prazo -, público alvo, justificativa, finalidade e estimativa de custos. Em outras palavras, quando o projeto expográfico está pronto, é mais fácil de fazer com que a exposição se torne realidade.

As atividades seguintes consistem em realizar pesquisas por possíveis novas informações sobre o tema ou pessoa da exposição. Isso feito, busca-se selecionar os materiais e conteúdos já em posse do Centro de Memória e que farão parte do que será exposto. Em paralelo ao processo de pesquisa e seleção, há ainda as atividades relacionadas à divulgação e confecção de outros materiais como panfletos e banners. Somente após a realização de todas as atividades é que a exposição está pronta para ser apresentada.