Pioneirismo Feminino no Cenário Eleitoral do RN


Na semana de 25 a 29 de março, o Centro de Memória Professor Tarcísio Medeiros realizou a exposição "Pioneirismo feminino no Cenário Eleitoral do Rio Grande do Norte" onde apresentou a coleção Alzira Soriano e 11 das pioneiras do voto na década de 20.

No último dia da exposição, 83 alunos da Escola Estadual Zila Mamede visitaram a mostra com os professores Magnólia Barbosa e Daniel Lima. Os estudantes foram recepcionados pela servidora do TRE-RN e curadora do Centro, Ana Paula Vasconcelos, que apresentou toda a história e evolução da Justiça Eleitoral, bem como o pioneirismo feminino no cenário eleitoral potiguar.

Essa foi a primeira vez que o Centro de Memória, no seu novo espaço, recebeu uma excursão escolar. A ideia é que essa iniciativa se repita com outras instituições de ensino de Natal. Alinhando história e cidadania, o objetivo do TRE é contribuir para a formação desses jovens e futuros eleitores.

Entusiasmada com a experiência, a aluna Ingrid Beatriz, de 17 anos, contou o quanto a visita foi essencial para a sua mudança de percepção. “Eu ainda não voto, mas este ano farei o meu título de eleitor. Antes eu pensava, sinceramente, em não votar. Porém, com a visita de hoje e após descobrir que a luta foi tão grande até que a primeira mulher conseguisse votar, seria uma ingratidão da minha parte não contribuir com o meu voto após tudo que foi trabalho aqui”, confessou.

O professor Daniel Lima, que ministra a disciplina de História, relatou o quanto esse momento foi importante para complementar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Trazer os alunos para essa visita é uma oportunidade para que eles vejam processos que ainda não conhecem e que a história, naturalmente, invisibiliza. Um exemplo é o pioneirismo das mulheres. Então é extremamente importante eles terem contato com algumas narrativas que não são comuns no cotidiano deles”, ressaltou.