Participação



“Contactem-nos, conversem connosco, conheçam-nos

e contribuam com todo o vosso saber e experiência.”

Como Participar

A participação nos órgãos e atividades do movimento ALTERNATIVAcom e da associação ABRANTEScom Alternativa é genuinamente livre e voluntária, decorrendo de uma motivação de cidadania orientada para o aprofundamento da democracia e a promoção do desenvolvimento de Abrantes, ao nível do concelho e das freguesias.

Os cidadãos interessados em participar, podem fazê-lo de acordo com a sua disponibilidade e preferências, concretizando esse interesse através dos nossos contactos. Essa participação inclui um leque alargado de possibilidades de envolvimento e contributo, como por exemplo:

  • Acompanhamento permanente, partilha, divulgação e mobilização para as nossas posições e atividades;

  • Emissão de opiniões e sugestões, envio de mensagens e resposta a inquéritos;

  • Manifestação pública (ou privada) de apoio, com depoimento escrito ou videogravado;

  • Oferta de donativo financeiro ou outro, de qualquer montante (nos termos da lei);

  • Inscrição nas atividades promovidas pela associação ABRANTEScom Alternativa;

  • Colaboração na organização de eventos e de ações internas e externas;

  • Integração nos órgãos e projetos do movimento e da associação;

  • Iniciativas que o próprio proponha e sejam aceites.

ALTERNATIVAcom Respostas - dar voz aos cidadãos

Caro Concidadão,

O movimento ALTERNATIVAcom abre mais um canal de comunicação com os abrantinos, alargando as oportunidades de partilha de preocupações, aspirações e pontos de vista.

Pode, desde já e continuamente, enviar-nos as suas perguntas e contributos por mensagem, a partir da página do ALTERNATIVAcom da sua freguesia (ver o link nos Contactos). Quinzenalmente, a partir de Fevereiro de 2021, responderemos às questões que nos forem colocadas.

Dê-nos sugestões para o reforço da democracia e do desenvolvimento, assim como de melhoramentos a realizar na sua freguesia e, obviamente, no nosso concelho. Será com as propostas dos cidadãos que construiremos o programa eleitoral que levaremos às eleições autárquicas, a realizar no corrente ano.

Conte connosco, nós continuaremos a contar consigo.


Nota: se pretender o anonimato, dê-nos essa indicação quando enviar a sua mensagem.

Inquérito - A sua opinião conta!

4 respostas rápidas a 4 perguntas simples. Que problemas, que melhoramentos, que transformações e que confiança?

A sua opinião é importante e todas as opiniões contam, porque agora há uma ALTERNATIVAcom Abrantes.

Clique neste link https://pt.surveymonkey.com/r/7MMXPQB e dê voz àquilo que pensa!

Exortação

CHEGOU A HORA DA CIDADANIA

Caros Concidadãos, chegou a hora de estarmos mais presentes na vida da comunidade. O nosso município e as nossas freguesias são o nosso “condomínio” (espaço comum) e os respetivos órgãos autárquicos são a nossa “administração do condomínio”. Chegou a hora de os munícipes e fregueses assumirem a responsabilidade pela “gestão do condomínio” e intervirem para que o nosso património e vivência comuns tenham mais qualidade e bem-estar, garantindo um futuro melhor aos nossos descendentes.

O mandato da atual “administração do condomínio” está a chegar ao fim. Fez o que fez, com a vontade e a capacidade que teve e tem, não se podendo exigir melhor. Certamente que ainda vai tentar, à última hora, dar a entender que pode fazer mais, mas é tarde: 40 anos é tempo suficiente para se mostrar o que vale. Estamos gratos por aquilo que de bom foi feito, mas globalmente não estamos nem contentes nem satisfeitos. Queremos mais e melhor e, para isso, precisamos de uma nova “gestão do condomínio”.

A nova “administração” que queremos é aquela que está prevista na Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais: a dos GCE – Grupos de Cidadãos Eleitores, mais conhecidos por movimentos autárquicos independentes – ou apenas “Independentes” – que, ao nível do município de Abrantes, são protagonizados pelo ALTERNATIVAcom, criado em 11 de novembro de 2019 com o lema “Missão Possível”.

Nas freguesias, os cidadãos deverão também responsabilizar-se pela “administração do condomínio”, isto é, da sua Assembleia e Junta de Freguesia, unindo-se à volta dos movimentos autárquicos independentes que já existem – casos do Tramagal, Mouriscas e Rio de Moinhos – ou criando um movimento novo nas freguesias onde ainda não existam. Estes movimentos terão o ALTERNATIVAcom do seu lado, desde que as respetivas candidaturas sejam genuínas e o programa merecedor do nosso apoio.

A participação dos cidadãos na vida política concretiza-se por diversas formas, desde simples conversas de café e opinião publicada, até à constituição de movimentos cívicos e organizações políticas com representação nos órgãos de gestão autárquica. Desiludidos com o funcionamento do atual sistema partidário e cansados de lutar pela sua reforma e regeneração, muitos cidadãos têm procurado outras formas de intervenção, como é o caso dos movimentos autárquicos independentes.

A missão não é fácil, mas é possível. Requer a mobilização de suficientes recursos e capacidade de organização para competir, não apenas com as legítimas máquinas partidárias, mas também com os interesses instalados e os poderes fáticos que agem na sombra, explorando o medo.

Mas, apesar das dificuldades, os movimentos independentes estão a crescer em todo o país e são já a terceira força a nível de Assembleias de Freguesia, com mais de meio milhão de votos. Nas últimas eleições autárquicas (2017), os Independentes (GCE) elegeram 17 Presidentes de Câmara e 400 Presidentes de Junta, num total de 130 eleitos para Câmaras Municipais, 396 para Assembleias Municipais e 3.355 para Assembleias de Freguesia.

Caros Concidadãos, na dupla qualidade de munícipes e fregueses, e para vosso próprio bem e daqueles que mais amam, não se abstenham de acompanhar, intervir e participar ativamente nas sessões públicas dos órgãos autárquicos da vossa/nossa terra, integrando-os até, se tal vos for possível. Abrantes precisa de todos e de cada um de nós, sobretudo nesta hora difícil em que uma pandemia nos fustiga e agrava os problemas que já antes existiam.

Em 2021 serão realizadas as próximas eleições autárquicas e a oportunidade de tomarmos o destino de Abrantes nas nossas mãos é real, fazendo-o melhor. Agarrem nos vossos princípios e valores, pensem no futuro dos vossos filhos, netos, sobrinhos e afilhados, falem com os vossos vizinhos e amigos, aconselhem-se com as pessoas maduras e sábias da vossa terra, e deem o passo cívico de que a vossa freguesia e Abrantes precisam. Ajudem a tornar mais forte o movimento autárquico independente, ajudem Abrantes a preparar e a vencer as próximas eleições autárquicas. Sim, é possível!

Contem connosco, nós nunca deixaremos de contar convosco.

Movimento ALTERNATIVAcom | 26 de outubro 2020

A auscultação dos cidadãos, por todos os meios possíveis, tem sido uma marca do movimento ALTERNATIVAcom. No jantar-debate de 21 de fevereiro 2020, além da abordagem pessoal que então era possível (antes de ser declarada a pandemia por SARS-CoV-2), os participantes deixaram sobre as mesas um apontamento com as suas preocupações e sugestões relativamente ao concelho de Abrantes e suas freguesias.