AUTÁRQUICAS 2021

Os Nossos Eleitos

VEREADOR DA CÂMARA MUNICIPAL DE ABRANTES

  • Vasco Damas

MEMBROS DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ABRANTES

  • José Rafael Nascimento

  • Sónia Pedro

MEMBROS DA ASSEMBLEIA DA UF ABRANTES E ALFERRAREDE

  • Sónia Pedro

  • Fátima Ruela

MEMBROS DA ASSEMBLEIA DA UF S. FACUNDO E V. DAS MÓS

  • José Rafael Nascimento

  • Cristina Coxinho

MEMBRO DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE MARTINCHEL

  • Maurícia Rei


Obs.: Os candidatos podem ser contactados através das respetivas páginas do movimento ALTERNATIVAcom no Facebook.

Apoie a Associação ABRANTEScom Alternativa

Atividade

1 Ano de ALTERNATIVAcom

Chegámos para ser parte da solução e ajudar na construção sempre com elevação. Afirmámo-lo há um ano, reafirmamo-lo hoje com a legitimidade de um comportamento que tem provado ser esta a nossa marca e a nossa essência.

Apesar da elevação nos modos e da suavidade nas palavras, nunca deixámos de alcançar profundidade nas nossas ideias, sendo este o nosso contributo para o desenvolvimento do concelho e, tendo sido este, o princípio que esteve na origem da nossa constituição.

Não estamos contra nem somos contra. Estamos, isso sim, conscientes da existência de vários caminhos e as nossas propostas serão sempre um ponto de partida para um debate e uma reflexão que desejamos sejam cada vez mais alargados e mais profundos.

Nos últimos 12 meses honrámos o nosso nome e provámos que somos uma ALTERNATIVAcom legitimidade. Questionámos, alertámos, sugerimos e refletimos. Sempre com o mesmo princípio, despertar consciências adormecidas para a necessidade de uma desejável reflexão coletiva que não se acomode e que não aceite cegamente tudo o que decidem por nós. É por isso que fomos mais longe, não nos limitámos a afirmá-lo e aproveitámos todas as oportunidades para convidarmos quem nos quisesse fazer chegar as suas ideias e as suas opiniões e, assim, nos ajudarem a construir o melhor programa e aquele que efetivamente faz falta às pessoas e ao território, mas mantendo a lucidez e o equilíbrio para que ele se mantenha sempre com aderência à realidade.

Resumindo os últimos 12 meses com a objetividade do trabalho desenvolvido, questionámos a autarquia em relação à suspensão da organização do Festival de Filosofia de Abrantes de 2019, do Festival Ibérico do Azeite e do CreativeCamp.

Alertámos a autarquia para o futuro da Central Termoelétrica do Pego, para os acessos rodoviários às escolas de Abrantes e para o dossier Jorge Ferreira Dias.

Sugerimos o debate e uma reflexão coletiva sobre o património industrial, sobre o Cineteatro São Pedro, sobre as prioridades em relação ao investimento em infraestruturas desportivas e defendemos o regresso do mercado diário de frescos ao antigo Mercado Municipal, sem prejuízo do projeto (ou projetos) que existam ou venham a existir para o edifício, considerando que este deve ser um dos critérios inegociáveis e inalienáveis para o regulamento do concurso de ideias que a autarquia vai lançar.

Refletimos ainda sobre a importância de recuperarmos a nossa identidade, sobre a preocupação de construirmos uma gestão autárquica transparente, sobre a execução do Orçamento Participativo, sobre a consciência de sermos proativos em políticas de ação social que ganha ainda maior relevância nos tempos que vivemos, sobre a importância local da dinâmica dos movimentos associativos, sobre as ameaças que devem ser defendidas através de políticas ambientais conscientes e responsáveis, sobre a reorganização administrativa do território ao nível das freguesias, defendendo neste caso, a desagregação das freguesias de Alferrarede, Rossio ao Sul do Tejo e São Miguel do Rio Torto e fomos os primeiros a defender localmente o estudo de viabilidade para o aeroporto de Tancos.

Em todas estas questões, tornámos pública a nossa opinião, e não nos limitámos a identificar os problemas, tendo, em cada uma delas, sugerido aquilo que entendemos serem as melhores soluções para o concelho e para a região.

No decorrer do último ano, tivemos ainda a oportunidade de ser recebidos pelos Presidentes das Câmaras Municipais de Mação e do Sardoal porque a nossa visão do território e da região não se limita às fronteiras do nosso concelho, acreditando que podemos ganhar escala para que o interior não seja esquecido e, assim, todos fiquemos a ganhar.

Reunimos também com as direções da ACE e da NERSANT porque acreditamos que o aumento de uma dinâmica comercial, industrial e de serviços contribuirá para a criação de emprego, o que terá um efeito positivo na atual hemorragia demográfica que continua a ser uma ameaça para o futuro da cidade e do concelho.

Em fevereiro, ainda conseguimos organizar um jantar debate com a presença de Paulo de Morais, antigo vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e ex-candidato à Presidência da República. Tínhamos planeado a realização de um jantar-debate mensal em cada uma das freguesias para estarmos mais perto das pessoas e para voltarmos a dar voz aos cidadãos. Pelos motivos que são do conhecimento de todos, tivemos que cancelar tudo aquilo que já tínhamos agendado.

Mas apesar de uma dinâmica que foi quebrada pelo cenário de pandemia que vivemos, tivemos a capacidade de reinventar a nossa estratégia e temos estado a trabalhar para honrar o compromisso de continuarmos a ouvir as pessoas, sentindo um apoio silencioso que vai perdendo o medo e que vai crescendo todos os dias.

Estamos a trabalhar e vamos continuar a mostrar o nosso trabalho. Para credibilizar e legitimar ainda mais o nosso movimento, vamos hoje formalizar a constituição da Associação “ABRANTEScom Alternativa” que terá como objetivo dar-nos a personalidade jurídica que nos permita aumentar a nossa capacidade de ação e de realização, em prol da democracia e do desenvolvimento local. Vão acompanhando a nossa comunicação porque brevemente teremos novidades.

Mas como sabemos, todos os projetos precisam de equipas e as equipas são constituídas por pessoas. Além daquelas que já conhecem e que temos tido a oportunidade de ir apresentando na nossa página, convido-vos a continuarem atentos para irem conhecendo os rostos, os percursos e as motivações daqueles que já estão a trabalhar com o movimento ALTERNATIVAcom.

Mas hoje, neste momento em que assinalamos o nosso primeiro aniversário, quero fazer um pequeno destaque e um especial agradecimento ao João Gaio e Silva, pela colaboração e pelo trabalho que desenvolveu ao propor as “45 ideias para a Juventude” que serão a base do nosso programa para os jovens do concelho e que, em tempo oportuno, será apresentado publicamente.

Quase a finalizar, agradeço também, com um misto de emoção e orgulho, aos nossos mandatários político e sénior. Duas personalidades que são uma referência da política local, a qual credibilizaram através dos valores que intransigentemente defenderam e do serviço público que prestaram em termos de trabalho, obra, altruísmo, rigor, transparência, honestidade e humildade. Duas personalidades que sempre admirei, respeitei e que me dão o privilégio de os apresentar como elementos da equipa que continua a construir esta “Missão Possível” – Luís Peixoto, mandatário político e Aníbal Melo, mandatário sénior.

Com eles, e com todos os que já estão e virão a estar connosco, continuaremos a construir a alternativa autárquica que os abrantinos – de origem e de coração – desejam e há tanto esperam, empenhada em valorizar tudo o que de bom foi feito e possuímos e, libertando e incentivando a iniciativa criadora e empreendedora dos cidadãos, em projetar e concretizar o muito que falta fazer para fixar os nossos jovens, atrair população, criar riqueza e garantir bem-estar.

Nesta intervenção que assinala o nosso primeiro aniversário, termino citando algumas palavras proferidas no último sábado por Barack Obama: “A democracia precisa de uma cidadania ativa com foco sustentado nos assuntos não apenas nos períodos eleitorais, mas todos os dias”. É também esta a nossa visão, porque, para nós, mais importante que o resultado da próxima eleição, é o futuro da próxima geração.

Contem connosco, nós nunca deixaremos de contar convosco!

Movimento ALTERNATIVAcom | 11 de novembro 2020

100 Dias de ALTERNATIVAcom

São as ideias que dão conteúdo e credibilizam os movimentos.

Para as acompanharem, partilhamos o nosso discurso da passada 6ª feira que recordou os nossos primeiros 100 dias e apontou o caminho para onde queremos ir.

No decorrer do debate foram ainda identificadas duas prioridades para começarmos a ganhar o futuro: recuperarmos a identidade da cidade e do concelho e encontrarmos a solução para fixar os nossos jovens.

100 DIAS de ALTERNATIVAcom

O som que acabámos de ouvir recupera uma crónica que intitulei “A corrupção que afunda o país” que passou na rádio Antena Livre no dia 19 de julho de 2013.

Confesso que, quando em 2013 me inspirei no Dr. Paulo de Morais para partilhar a inquietação que acabámos de ouvir, estava longe de imaginar que mais de 6 anos depois estaria aqui hoje perante vós, no papel de candidato à Câmara Municipal de Abrantes e, ainda por cima, tendo o enorme privilégio de o ter ao nosso lado, dando-nos o seu inestimável contributo para nos ajudar a subir esta estrada tão inclinada.

Mas isto também significa que o Dr. Paulo de Morais tem corresponsabilidade no papel que eu e os meus colegas estamos neste momento aqui a desempenhar. Ele é uma das personalidades que com a sua intervenção cívica me obrigou a ser mais atento, mais critico, mais incómodo e a aumentar a minha exposição no espaço semanal que durante quase uma década assinei na rádio Antena Livre. E este processo de aumento de exposição e de responsabilidade foi crescendo com naturalidade até chegarmos aonde estamos neste momento.

E a verdade é que quase sem darmos por isso já passaram 100 dias desde que esta aventura ALTERNATIVA começou. 102 para ser rigoroso.

No dia 11 de novembro, dissemos que, independentemente do resultado das eleições em 2021, estávamos naquele momento a oferecer a primeira vitória à cidade e ao concelho. E a verdade é que os factos não nos desmentiram. Em 100 dias, fizemos tão pouco, mas já obrigámos a que tanto fosse feito. De lá para cá, já se avançou para a compra do Cineteatro São Pedro concluindo um processo que se arrastava há mais de dois anos e agora só falta voltar a vê-lo abrir as portas para que volte a ser aquilo que todos queremos que ele seja. Já se anunciou que o mercado diário de frescos, que ia ser demolido, já não o será e que afinal há de entretanto renascer como multiusos… restando-nos ficar a saber quando e quais as valências e o modelo de gestão desse espaço. Foi contratada uma empresa para gerir a comunicação do município que nos custará 60 mil euros por ano com os resultados que começámos a acompanhar no decorrer desta semana e que deixa uma linha muito ténue a separar aquilo que é divulgação daquilo que é propaganda. O Tejo e a ESTA, entre outros assuntos, transformaram-se, entretanto, em obsessões e tem sido tudo tão positivo que até se acrescentaram 3 dias de férias aos trabalhadores da CMA.

Podem afirmar que terá sido coincidência, mas confesso-vos que há muitos anos deixei de acreditar em coincidências!

Focando-me agora nos primeiros 100 dias do movimento ALTERNATIVAcom fizemos muito pouco, mas talvez tivéssemos feito mais do que seria suposto e até mais do que alguns que talvez tenham mais responsabilidades que nós.

Estivemos nas Caldas da Rainha num dia que nos trouxe conhecimento e aprendizagem. Começámos esse dia com uma reunião estimulante promovida pela associação local, MVC – Movimento Viver o Concelho, que contou com a presença do Presidente da AMAI – Associação dos Movimentos Autárquicos Independentes e de representantes de outros movimentos independentes onde pudemos partilhar experiências e ansiedades mas acima de tudo onde pudemos aprender com aqueles que já começaram a trilhar estes caminhos há mais tempo.

Tivemos ainda a oportunidade de conhecer o CCC - Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, onde tivemos uma formação intensiva sobre o modelo de gestão de uma infraestrutura que nos fez sonhar e que nos deu vontade de a trazer para o nosso concelho.

Este dia, que se revelou intenso e muito rico, terminou com a nossa presença na sessão que encerrou o ciclo de conferências “21 às 21”, exemplo ímpar de cidadania ativa que se realizou durante 10 anos. A sessão de encerramento teve por tema “Os deveres da ética” e foi proferida pelo Dr. Rui Moreira, Presidente da C.M. do Porto, onde, além do que ouvimos, tivemos ainda a oportunidade de, além dele e de outras personalidades, termos conhecido pessoalmente o Dr. Paulo de Morais.

No decorrer destes 100 dias, tivemos ainda a oportunidade de ser recebidos nas Câmaras Municipais de Mação e do Sardoal porque a nossa visão do território e da região não se limita às fronteiras do nosso concelho, acreditando que podemos ganhar escala para que o interior não seja esquecido e, assim, todos fiquemos a ganhar.

Temos acompanhado quinzenal e presencialmente as reuniões de Câmara e tivemos também a oportunidade de fazer a nossa estreia na Assembleia Municipal de Abrantes onde começámos a deixar a nossa marca num território que também será nosso por direito próprio a partir de 2021.

Tomámos posição pública, em forma de comunicado, em relação ao Festival de Filosofia de Abrantes, ao Cineteatro S. Pedro, ao relatório publicado pelo Tribunal de Contas referente aos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, à casa onde nasceu Maria de Lourdes Pintasilgo e ao Aeroporto de Tancos.

No fim destes 100 dias sentimos que estamos melhor preparados para ajudar a gerir os problemas e a recuperar os atrasos. Prontos para abraçar grandes causas que nos ajudem a recuperar o desenvolvimento perdido e, mais do que preocupados com a tática para obter um bom resultado na próxima eleição, estamos verdadeiramente focados na estratégia que se preocupe em recuperar o futuro para a próxima geração.

Estamos preocupados com a democracia e a participação, com as assimetrias entre freguesias urbanas e freguesias rurais, com a cultura e a educação, com as associações e as coletividades, com o urbanismo e os serviços municipais, com a economia e o empreendedorismo, com a resposta aos problemas sociais de forma transversal desde os recém-nascidos até à terceira idade, com a segurança e a proteção civil, com o património material e imaterial, com a juventude e o emprego, com o desporto e o entretenimento, com a natureza e o ambiente, com as tradições e a identidade.

Pretendemos gerir prioridades numa lógica de otimização de recursos, olhando para o território sem deixar de ver as pessoas. Sim, as pessoas, a nossa primeira prioridade porque, connosco, as pessoas estarão sempre em primeiro lugar.

Insistem em dizer-nos que embarcámos numa missão impossível. Nós respondemos com a nossa assinatura porque efetivamente consideramos que esta é uma missão possível. Porque sentimos o apoio dos abrantinos. Porque acreditamos na qualidade do nosso projeto. Porque estamos a fazer as coisas de maneira diferente, com paixão e com o romantismo que tem faltado demasiadas vezes na política. E, acima de tudo, com humildade na certeza que a vossa opinião conta.

E é precisamente por acharmos que a vossa opinião conta, e que além de contar, ela é fundamental na construção do nosso projeto, que, entretanto, vos será distribuída uma pequena folha de papel. Apesar de haver quem afirme que, depois da inauguração do McDonalds já nada faltará em Abrantes, nós achamos que não é bem assim e acreditamos que muitos de vós também pensam como nós. E é por isso que queremos ouvir, neste caso ler, as vossas sugestões. Deixem-nos então lançar-vos o desafio de deixarem a vossa opinião, escrevendo nessa folha de papel que vos vai ser distribuída, uma, duas ou três medidas que implementariam se cada um de vós tivesse a oportunidade de ser Presidente da CMA. Ajudem-nos dessa forma a construir o nosso programa com as soluções que efetivamente fazem falta ao território e às pessoas.

Antes de terminar, não posso deixar de agradecer a todos aqueles, alguns aqui presentes e outros que por diversos motivos não puderam acompanhar-nos nesta noite, que já estão a trabalhar connosco, e que, desta forma, nos reforçam a certeza que, com a qualidade que acrescentaram à nossa equipa, esta é de facto uma missão possível!

Agora sim, deixem-me terminar a nossa intervenção, agradecendo a cada um de vós a vossa presença nesta noite porque ela passa várias mensagens inequívocas. Em primeiro lugar, ela é demonstrativa da vossa coragem. Em segundo lugar, ela mostra uma tremenda vontade de mudança. Em terceiro lugar, ela prova a legitimidade e o acerto da nossa candidatura. E o conjunto destas mensagens, passadas pela vossa presença, redobram a nossa motivação para trabalhar com mais determinação e fazem-nos acreditar que pequenas ações podem produzir grandes resultados.

Contem connosco, nós nunca deixaremos de contar convosco!

Movimento ALTERNATIVAcom | 21 fevereiro 2020

(Intervenção de Vasco Damas no Jantar-Debate com Paulo Morais, em Alferrarede)

Relações Externas

Com pouco mais de uma semana de existência, começámos a estabelecer contactos com entidades nacionais e regionais que constituem uma referência para o poder autárquico e cuja experiência poderá ser muito útil para Abrantes.

Nesta imagem, conversamos nas Caldas da Rainha com Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, e com Paulo Morais, ex-candidato a Presidente da República, o qual aceitou o convite de Vasco Damas para estar presente no jantar-debate que se realizou em Alferrarede, em 21 de Fevereiro 2020.

1 Semana de ALTERNATIVAcom

Estamos neste momento a completar a nossa primeira semana. Uma semana cheia de emoções que nos surpreendeu pela quantidade de apoios que nos chegaram de todos os lados, inclusive de onde menos o esperávamos.

Apesar de esmagados por uma vaga que superou as nossas melhores expectativas, não nos deslumbramos e seguimos o nosso caminho com a mesma humildade, determinação e motivação.

Não nos consideramos melhores mas temos a consciência que somos diferentes e estamos convictos que a nossa diferença “obrigará” os outros a serem também eles diferentes. E essa diferença será certamente positiva para o concelho.

Já o começamos a sentir quando ouvimos as nossas palavras nas bocas de outros. Poderá haver maior elogio?

Pode e as manifestações de apoio que recebemos ontem na Amoreira, aldeia da freguesia de Rio de Moinhos, na apresentação do livro “Ramificações da Alma” do jovem Daniel Seabra que nos deu a todos uma tremenda lição de vida, são a prova real que as pessoas são e serão sempre o mais importante quando temos que que gerir prioridades.

Reafirmamos que a nossa ALTERNATIVA chega para ser parte da solução e que vamos contribuir para o processo de construção sempre com elevação.

Desejamos um concelho mais dinâmico, mais desenvolvido, mais competitivo. Sempre com as pessoas. Sempre para as pessoas. E não aceitaremos que nos obriguem a gerir o declínio porque sabemos que se pode fazer mais e melhor, ou se preferirem, muito mais e muito melhor.

Temos recebido as vossas sugestões e as vossas opiniões. Queremos que assim seja e que assim continue a ser porque continuamos a contar COM todos para nos ajudarem a construir o nosso/vosso projeto.

Esta semana chega com uma agenda que inclui um conjunto de ações que nos deixa entusiasmados e que nos tornarão ainda mais fortes, mais competentes e mais capazes para superar os desafios do futuro. Fiquem atentos.

Continuem a contar connosco. Nunca deixaremos de contar convosco.

Movimento ALTERNATIVAcom | 18 de novembro 2019