Seleção da plataforma de moocs mais adequada

Escolha um ambiente de ensino virtual e aberto para chamar de seu.

Você já tem uma ideia do MOOC que deseja criar (Enquadramento da ideia) e das características requeridas para projetos de cursos nesse formato (Ser ou não ser um MOOC), mas ainda precisa escolher uma plataforma para ofertá-lo.

Problema

Existem muitas formas e plataformas para ofertar um MOOC. Entretanto, escolher aquela que melhor atende suas necessidades não é uma tarefa simples.

Força

  • A estrutura organizacional e os recursos disponíveis na plataforma podem interferir diretamente na Criação do Mapa de Aprendizagem do curso, principalmente na ordem (sequência) e no tipo de ações/atividades a serem realizadas pelos aprendizes.
  • Muitas vezes, essa escolha não depende do instrutor, mas da instituição onde ele atua.
  • Em alguns casos, o projeto já existe e o instrutor sai à procura de uma plataforma que se ajuste ao mesmo. Nesse caso, adaptações podem ser necessárias.
  • Algumas plataformas podem exigir que um contrato institucional seja assinado, antes de fornecer o acesso do instrutor ao ambiente (exemplo: Coursera, MiríadaX, dentre outras)

Solução

Identifique suas necessidades, familiarize-se com as plataformas de MOOCs disponíveis na sua instituição e/ou no mercado, compreenda quais os principais recursos ou funcionalidades disponíveis nas plataformas e que podem interferir no projeto do seu curso, compare diferentes plataformas e selecione aquela que melhor se ajusta ao seu contexto.

Ação

Tente descobrir se a sua instituição já possui uma plataforma de MOOCs. Outra ideia é realizar um contrato institucional para ofertar curso em uma plataforma específica, tais como MiríadaX, Coursera, Veduca, dentre outras. Procure identificar, por meio de sites, manuais e contato com os responsáveis, quais as funcionalidades e também as limitações da plataforma. Use uma conta de usuário teste para analisar as plataformas disponíveis para seu uso.

Verifique os recursos disponíveis na plataforma e que apoiam as características de MOOCs definidas no padrão Ser ou não ser um MOOC, tais como recursos que apoiam a comunicação (Fórum de Discussão, e-mails), recursos que apoiam a avaliação (quizzes, avaliação entre pares, questões fechadas, questões abertas), ferramentas de conteúdo (inclusão de vídeos, textos, links, anexos, figuras, etc), ferramentas adicionais (blog). Relatórios disponíveis para analisar o rendimento dos estudantes também são requisitos fundamentais (learning analytics, estatísticas de acesso e rendimento, etc.). Não deixe de identificar a base pedagógica na qual a plataforma foi desenvolvida (tipo de navegação no conteúdo, estímulo ou suporte à abordagem baseada em projetos, problemas, etc.).

Outra dica é verificar Plataformas Adjacentes e que podem ser usadas para complementar o processo de ensino e aprendizagem quando a plataforma principal não fornece as funcionalidades adequadas.

Exemplo

Na plataforma Tim Tec, um curso pode ser organizado em aulas. Cada aula é constituída por unidades. Cada unidade deve conter pelo menos um vídeo e um conjunto de atividades opcionais. Não há limite ou quantidade máxima de atividades nas unidades. Textos podem ser adicionais, bem como anexos. Figuras soltas não são possíveis de serem incluídas.

O único espaço para interação entre os participantes é o Fórum.

As atividades disponíveis são: escolha simples, múltipla escolha, verdadeiro ou falso, relacionar sentenças, texto simples e o ambiente de apoio à prática de programação, denominado HTML5, composto por enunciado, campo de resultado esperado em editor HTML5 e editor HTML5 do estudante.