Enquadramento da ideia

Não queira conhecer os outros antes de conhecer a si mesmo.

Diversos são os fatores que têm motivado professores, pesquisadores e demais profissionais a ofertarem MOOCs. Interesse pessoal, realização de um desafio profissional (experimentação), atender a uma demanda institucional, a possibilidade que eles oferecem para se repensar o design de um curso já existente e o aumento do acesso dos estudantes à educação.

Problema

Mesmo com experiência no ensino presencial e, em alguns casos, experiências com o ensino a distância formal (cursos técnicos, graduação, pós-graduação EaD), o primeiro passo sempre é o mais complicado quando se pretende iniciar um novo projeto.

Forças

  • Não é fácil iniciar um novo projeto, nesse caso um novo MOOC, quando não se tem muita experiência no assunto.
  • Experiências passadas, seja em ambiente presencial ou virtual formal, podem impactar negativamente no projeto.
  • No início, refletir sobre as necessidades e objetivos dos instrutores, da equipe e da instituição é um passo bem importante.

Solução

Inicie o planejamento do seu MOOC compreendendo aspectos pessoais, institucionais e também tecnológicos, que podem influenciar no projeto do MOOC.

Ações

Busque identificar suas motivações, experiências, estrutura institucional (pessoal e tecnológica) e as características de seus colaboradores. Tente definir um título ou tema provisório, instrutores envolvidos, conteúdo geral a ser abordado, público-alvo, um objetivo geral a ser atingido pelos aprendizes ao final do curso e uma estratégia de ensino. Todas as informações serão refinadas no decorrer do planejamento do curso. Use o artefato Mapa de Aprendizagem, relacionado ao padrão Criação do Mapa de Aprendizagem, para preencher as informações iniciais do seu MOOC. Ou acesse esse artefato clicando aqui.