Interpretação de papeis

Seus aprendizes aprenderão a usar a imaginação, conhecimento contextualizado e habilidades de comunicação se estiverem acostumados a imaginar-se no lugar do outro, apropriando-se de um personagem.

A estratégia de Interpretação de Papeis no contexto educacional é uma forma de aprendizagem experimental e cooperativa, exige que os estudantes assumam a personalidade ou o papel de uma pessoa (ou fenômeno), dentro de um determinado cenário ou contexto, e examinem questões da vida humana ou profissional, relacionadas ao conteúdo do curso, mas a partir da perspectiva daquela pessoa. Fornece uma oportunidade para os estudantes simularem o mundo real, desafiando-os a resolverem problemas complexos, que muitas vezes não possuem uma única resposta correta, e a vivenciarem e desenvolverem habilidades requeridas em situações reais.

Problema

Como projetar um curso baseado na Interpretação de Papeis? Como ensinar usando a Interpretação de Papeis?

Força

  • A aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades acontece por meio da prática.
  • Cursos virtuais, em geral, oferecem poucas oportunidades para os aprendizes conhecerem pessoas reais, em seus locais de trabalhos, e ver a forma como elas atuam, ou como elas colocam o conhecimento adquirido em uso, para resolver problemas reais.

Solução

Você pode usar a estratégia de interpretação de papeis para trabalhar um determinado assunto/conteúdo ou todo o curso. Utilize as ideias descritas abaixo e defina atividades para a Criação do Mapa de Aprendizagem. Tais atividades devem guiar os estudantes na aquisição de conhecimento e desenvolvimento de habilidades por meio da Interpretação de Papeis.

Ação

Considerando os conceitos gerais da Interpretação de Papeis, as principais ações podem ser seguidas:

· Defina quais tópicos você quer cobrir.

. Defina um ou mais Objetivos de aprendizagem centrados no aprendiz, que os estudantes devem atingir ao final do curso (ou de uma ou mais aulas).

. Defina o quê você espera como produto final e se você quer que os estudantes interpretem separadamente ou juntos.

· Defina um cenário/contexto relacionado com esses objetivos (ou objetivo). Um problema pode ser quebrado em partes e apresentadas a diferentes estudantes. Já considerando um debate, o professor pode escolher um problema que gere discussões e que possa ser resolvido ou compreendido por meio de differentes perspectivas. Adicionalmente, decida se você deseja que os estudantes pesquizem papeis antes do curso (ou aula, módulo) ou trabalhem a partir de uma lista de características já preparadas e descritas. Nesse segundo caso, se os personagens são pessoas, defina seus objetivos e o que acontece se eles não forem alcançados pelo personagem.

· Prepare e engaja os estudantes. Forneça instruções claras, mas que podem ser ajustadas no decorrer das atividades. Explique e supervisione, a fim de envolver os estudantes e possibilitá-los a aprender o quanto for possível, a partir dessa experiência. Forneça o contexto, os personagens e as informações necessárias. Se houver algum elemento de investigação, sugira uma estratégia geral para a pesquisa/resolução de problemas.

. A etapa de avaliação pode consistir, por exemplo, na entrega de um produto final (projeto, relatório, redação, a escrita de um parágrafo ou texto no final de um exercício individual); na apresentação de declarações que reflitam a perspectiva do seu personagem, em um fórum de discussão; responder às questões de múltipla-escolha sob o ponto de vista do personagem do estudante.

. Ao final, também peça aos estudantes que reflitam não apenas sobre o papel que eles desempenharam, mas também como eles interagiram com os demais colegas, considerando o cenário/conteúdo dado. Essa autoavaliação do próprio comportamento é muito importante.

Referências

. http://serc.carleton.edu/introgeo/roleplaying/

. https://canvas.dartmouth.edu/courses/11143/pages/Role%20Play?titleize=0