autorreflexão

Utilize estratégias de autoavaliação para ajudar o aprendiz a avaliar a si mesmo e a forma como ele estuda.

Você quer usar diferentes estratégias para dar suporte à avaliação, acompanhamento da aprendizagem e feedback no contexto do MOOC.

Problema

Você acha que não tem conhecimento das técnicas para fazer isso ou desconhece quais adaptações são necessárias para o contexto dos MOOCs.

Força

  • No contexto dos MOOCs, refletir pode ajudar o aprendiz a desenvolver as suas competências e a rever a sua eficácia, em vez de só continuar a fazer as coisas da forma como tem feito.
  • Resultados de pesquisas no âmbito dos MOOCs mostram que o bom uso de estratégias de autorregulação da aprendizagem contribuem para que o aprendiz conclua o curso.

Solução

Utilize estratégias de autorreflexão regulares, em conjunto com outras estratégias formativas e somativas.

Ação

  • Além de textos ou vídeos, você pode usar quizzes (não valorados) e pedir que os aprendizes articulem seus objetivos de aprendizado (Escrevendo objetivos de aprendizagem efetivos e centrados no aprendiz) no início do curso e definam como eles pretendem alcança-los. Se você quiser tornar a definição de metas obrigatória, você também pode usar testes graduados (os aprendizes recebem notas completas, desde que digam as respostas).
  • Para ajudar os aprendizes a acompanhar seu progresso em direção à meta (objetivo de aprendizagem), sugerimos adicionar uma pergunta reflexiva no final de cada módulo. Por exemplo, uma pergunta simples de múltipla escolha poderia ser:

"Lembra-se do objetivo que você definiu no início do curso? Quão perto você está para alcançá-lo??"

A. Estou fazendo um bom progresso. Eu entendo o conteúdo muito bem e acho significativo aprender.

B. Eu me sinto confuso. Tenho dificuldade em completar algumas avaliações.

C. Estou atrasado no cronograma por algum motivo, mas vou recuperar logo!

  • Você pode até usar recurso de feedback para dar sugestões aos aprendizes com base em suas escolhas, caso a plataforma de MOOCs permita isso. Por exemplo, se um aprendiz escolhe a opção A, o feedback pode ser "Incrível! Continue o bom trabalho! Convidamos você a ajudar seus colegas no fórum de discussão". Se ele escolhe a opção B, o feedback poderá ser "Em um momento ou outro, cada aluno pode se sentir perdido. Isso é uma evidência de que você está aprendendo! Incentivamos você a entrar em contato com seus mentores no fórum de discussão e colocar as suas dúvidas". Se ele escolhe a opção C, o feedback poderá ser "Acreditamos que você conseguirá! Reserve algum tempo na sua agenda para este curso. 30 minutos por dia serão suficientes!".
  • Algumas questões podem fazer o aprendiz se questionar sobre suas forças (sou organizado?), fraquezas (me distraio facilmente? tenho dificuldade para gerenciar meu tempo?), habilidades (quais habilidades eu tenho? em que sou bom? o que posso melhorar?), problemas (quais problemas estão afetando meu desempenho no curso?), conquistas (quais habilidades já desenvolvi ao longo do curso? quais objetivos de aprendizagem eu já alcancei?), dentre outras.

Exemplo