Aprendizagem profunda

O estudante precisa sentir-se motivado a aplicar os conhecimentos obtidos no MOOC, de forma mais profunda, mesmo após o fim do curso.

Ao longo do MOOC, os estudantes já são incentivados a aprender fazendo.

Problema

Entretanto, quando eles não são encorajados a realizar tarefas autênticas de aprendizado profundo, criação e compartilhamento de conhecimento, principalmente após a conclusão do curso, todas as experiências vividas podem não ter servido para nada.

Força

  • O valor do curso é maior quando o conhecimento adquirido é aplicado em contextos reais e impactam os meios em que o estudante está inserido.
  • O MOOC precisa deixar um legado para o estudante e transformá-lo em um agente do conhecimento, capaz de transformar e impactivar positivamente a sociedade em que vive.

Solução

Dê preferência às atividades e estratégias que estimulem a aprendizagem profunda, bem como a criação e o compartilhamento de conhecimento.

Ações

Durante a Criação do Mapa de Aprendizagem, tente contemplar atividades que estimulem o desenvolvimento de atividades de nível superior (conforme Taxonomia de Bloom), tais como desenhar, construir, programar, criticar, experimentar, moderar, comparar, organizar, entre outros. Utilize Objetivos de aprendizagem centrados no aprendiz.

Além disso, inclua atividades que incentivem os estudantes a usar tecnologias digitais para criar e compartilhar os próprios conteúdos produzidos (blog, vídeos, textos, etc.).

Contemple atividades que incentivam os estudantes a continuarem com as discussões e a aprendizagem, mesmo após o fim do curso, de forma que eles possam atuar como agentes de transformação em seus próprios contextos. Exemplos: encontros presenciais gerenciados pelos próprios estudantes, em suas escolas, cidades, regiões, países, etc; criação de artigos ou vídeos sobre o assunto; participação nos espaços do curso criados nas redes sociais, tal como grupo no Facebook.