Fonte: Plano Diretor de Regionalização de Pernambuco, 2011.

XI Região de Saúde - Serra Talhada

Municípios que compõem a XI Região de Saúde

Betânia

Calumbi

Carnaubeira da Penha

Flores

Floresta

Itacuruba

Santa Cruz da Baixa Verde

São José do Belmonte

Serra Talhada

Triunfo

A XI região de saúde, com sede em Serra Talhada, apresenta uma população estimada em 238.772 habitantes. É formada por 10 municípios, sendo a sede da III Macrorregião, possui uma organização, entre os municípios de São José do Egito, Tuparetama, Brejinho e Itapetim, que se configura como microrregião, entretanto não formalizado no PDR (2011). Os municípios mais populosos são representados por Serra Talhada, São José do Belmonte e Floresta. A maioria dos municípios que compõem a XI GERES apresentam densidade populacional baixa em relação ao estado. Somente o município de Santa Cruz da Baixa Verde apresenta alta densidade demográfica, comparado ao Brasil e Pernambuco.

A maior parte de sua população é do gênero feminino, representando 51,2%. A raça predominante é a parda (58,6%), seguida da população branca (28,6%). Essa região apresentava uma taxa de analfabetismo, entre pessoas com 15 anos ou mais, de 23,2% em 2010. Os municípios em destaque, com maior indicador de analfabetismo são: Calumbi (33,9%), Flores (31,9%) e Betânia (31,5%). Já os municípios com menor taxa de analfabetismo são Triunfo (17,3 %), Floresta (18 %) e Serra Talhada (19,9 %).

Dentre os indicadores de saúde da XI região observa-se que entre os anos de 2016 e 2020 a Mortalidade Infantil Neonatal precoce teve uma pequena queda em 2020 em comparação ao ano de 2016. Os municípios que apresentaram maior taxa de óbito neonatal foram Flores (13,9%), Floresta (13,2 %) e Calumbi (11,9%). No que tange a mortalidade materna da regional apresentou de 16 óbitos, de 2017 a 2021, sendo que o município com maior coeficiente de óbito materno por 100.000 nascidos vivos é o do município de Calumbi (226,8), seguido por Santa Cruz da Baixa Verde (218,6) e Carnaubeira da Penha (146,1). Os municípios de Triunfo, Itacuruba e Flores não apresentaram dados de óbito materno.

Em relação à oferta e cobertura de ações e serviços de saúde, a XI região conta com 1 centro de testagem e aconselhamento e 1 serviço de assistência especializada. A cobertura populacional de Equipes de Saúde da Família, pactuada para Pernambuco em 2020, foi de 79,9%, sendo que apenas 35% dos municípios atingiram essa cobertura. Os municípios de Carnaubeira da Penha e Itacuruba apresentaram cobertura abaixo de 79% em 2020, entretanto vale ressaltar que são municípios com grande porcentagem de população indígena, sendo dessa forma atendidas pela SESAI. Quanto às Equipes de Saúde Bucal, a I região conta com 85,85% de cobertura. Para o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) a cobertura é de 98,16%. Porém apenas os municípios de Floresta e Carnaubeira da Penha, apresentam valores menores que 100% de cobertura.

Para o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), a XI região de saúde conta com 4 NASF-AB distribuídos em 4 municípios e 10 academias da saúde, sendo uma em cada município. Em relação à cobertura dos Centros de Especialidades Odontológicas, somente o município de Serra Talhada possui o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), de referência municipal.

No âmbito das Redes de Atenção à Saúde a XI região conta com a Rede Cegonha, ofertando Pré-natal de alto risco e um hospital regional como referência para parto de risco habitual com produtividade a partir de 798 partos/ano. A rede de Urgência e Emergência esta sendo fortalecida, com processo de implantação do SAMU na macrorregional, tendo os hospitais regionais como unidades sentinelas, entretanto níveis mais complexos ainda precisam ser transferidos da macrorregional. Para a rede de Atenção Psicossocial (RAP) a XI região de saúde está organizada da seguinte forma: 2 CAPS I em Floresta e São José do Belmonte, CAPS II, em Serra Talhada, CAPS i em Serra Talhada e CAPS AD III regional em Serra Talhada. Para a RAP damos destaque para os oito leitos integrais em hospitais gerais, sendo quatro em Serra Talhada e quatro em Floresta.

A Rede de Atenção à Saúde da XI região conta com 47 estabelecimentos de saúde com vínculo SUS e nenhum serviço sem vínculo dentro do território. A XI Região de Saúde conta com 422 leitos do SUS e com 93 leitos privados credenciados ao SUS, totalizando 515 leitos para assistência pelo SUS, o que corresponde a 87,14% dos leitos SUS disponíveis na Regional. Em relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva, existem 10 leitos privados de UTI credenciados ao SUS.

Além dos serviços de saúde, o território da XI região conta com 02 Centrais de Regulação, sendo elas: Hospitalar e Ambulatorial. A regulação conta também com sistemas de informação, a exemplo do CMCE, próprio do estado de Pernambuco, para solicitação de consultas e exames.


Fonte: Equipe técnica da XI GERES, 2022.