Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), Programa do Governo Federal que objetiva o atendimento de urgências/emergências no local da ocorrência e em tempo oportuno, é o componente pré-hospitalar móvel da Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2022).

No que tange a cobertura do SAMU 192 no estado de Pernambuco, de acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES, 2022), há, no âmbito das quatro macrorregiões de saúde, 189 Unidades de Suporte Básico (USB), 20 Unidades de Suporte Avançado (USA), 18 Motolâncias e, 2 Centrais de Regulação Médica do SAMU, sendo uma na I Macrorregião de Saúde e uma na II Macrorregião de Saúde.

Deste modo, até o momento atual, o SAMU 192 foi implantado a nível de gestão municipal em 129 municípios de Pernambuco, o que equivale a cobertura de 69,7% do território, além do Distrito de Fernando de Noronha, que se distingue pela gestão de nível estadual.

Neste contexto, em relação à implantação do SAMU no âmbito de Pernambuco, a I Macrorregião de Saúde apresenta o SAMU implantado em 88,9% dos municípios do território, proporção que se assemelha a também alta taxa de implantação na II Macrorregião de Saúde de 98,1%. Enquanto a III Macrorregião de Saúde apresenta a taxa de 34,3% e a IV Macrorregião de Saúde de 4%.

Ressaltando-se que, de acordo com o Plano Estadual de Saúde de Pernambuco 2016-2019, em comparação ao ano de 2015, houve um aumento significativo da abrangência do SAMU na III Macrorregião de Saúde, já que à época não possuía o SAMU em funcionamento.