Gisele é licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela UFSCar, fez mestrado e doutorado em Zoologia no Instituto de Biociência na USP se especializando em um grupo de invertebrados marinhos pouco conhecidos, os Sipuncula. Fez pós-doutorado no Departament of Organismic and Evolutionary Biology na Universidade de Harvard. Atualmente coordena, juntamente com a Professora Lucília Miranda o Laboratório de Biologia e Evolução em Invertebrados (LABEI) no departamento de Zoologia da UFMG onde é docente, ministrando aulas na graduação e pós-graduação. Continua seus estudos em Sipuncula, mas ampliou seu campo de pesquisa para estudar outros anelídeos e invertebrados pouco estudados.
Bióloga, doutora em Biologia Vegetal pela Unicamp. Atua como Professora Adjunta na UFMG, pesquisando briófitas, reprodução, ciclos de vida, ecofisiologia e recuperação de ambientes degradados. Tem experiência docente e acadêmica em botânica e colabora em projetos inovadores.
Bacharel em Ciências Biológicas (UnB), mestre e doutora em Genética e Biologia Molecular (Unicamp) e faz pós-doutorado em Ecologia (UnB). Pesquisa conservação de biodiversidade, usando genética para responder perguntas ecológicas, é ilustradora e divulgadora de ciência.
Rafaela Velloso Missagi
Rafaela é bióloga pela UFLA e doutora em Zoologia pela UFMG. Coordena o Laboratório de Morfologia Funcional e Macroevolução (FunMorph) no departamento de Zoologia da USP, investigando a relação entre forma e função em mamíferos.
Amanda é bióloga formada pelo Centro Universitário UNA, mestre em Genética pela UFMG e atualmente doutoranda em Bioquímica pela UFMG. Possui experiência como professora voluntária no Cursinho Comunitário Dandara (2019 a 2021), onde ministrou aulas de biologia. Também já atuou como auxiliar de campo na área de entomologia. Hoje, Amanda desenvolve um projeto na área de ensino de bioquímica, com foco em acessibilidade, criando um modelos didático voltado para deficientes visuais e buscando mapear os principais desafios no ensino-aprendizagem dessa disciplina.
Ashtari é licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021), Mestre em Zoologia pela mesma universidade (2023) e doutoranda pelo programa de pós-graduação em zoologia pela UFMG. Tem experiência com morfologia funcional de carnívoros, com foco na musculatura dos membros locomotores, com desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de biologia e com divulgação científica tanto em projetos de extensão, como independentes.
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2024) e atualmente mestranda no programa de pós-graduação em Zoologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Suas pesquisas se concentram nas áreas da sistemática e taxonomia de aracnídeos, trabalhando especificamente com as aranhas da família Uloboridae.
Letícia é bacharel e licenciada em Ciências Biológicas e Mestre em Zoologia pela UFMG, Atualmente, é doutorada no programa de pós-graduação em Zoologia na mesma instituição. Suas pesquisas se concentram na sistemática de Sipuncula, um grupo de anelídeos não segmentados, com abordagem integrativa que combina dados moleculares e morfológicos.
Ana Júlia Silva
Ana Júlia é uma aluna de 21 anos, bacharelanda do curso de Ciências Biológicas da UFMG. Até o presente momento, se encontra no 6º período da graduação. Integrante do Laboratório de Biologia e Evolução de Invertebrados (LaBEI), orientada pela pesquisadora e professora de zoologia Lucília Souza Miranda. Suas atividades no laboratório incluem biologia molecular de cnidários marinhos
Anna Clara Penna
Anna Clara é graduanda de Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente está no 4° período, realiza Vivência no Laboratório de Doenças das Aves da Escola de Veterinária da UFMG na área de Saúde Pública e Sanidade de Animais Silvestres, participa do Grupo de Estudos de Ciências Anatômicas Veterinárias e do Grupo de Extensão Mulheres na Ciência.
Bruna Guimarães
Bruna tem 20 anos e é graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFMG. Já acompanhou pesquisas no laboratório de Patologia Comparada no ICB/ UFMG e atualmente está no 5° período da graduação e integra o projeto Mulheres na Ciência.
Isabela Camila Souza
Isabela Camila V. de Souza é graduanda em Ciências Biológicas pela UFMG, atualmente no 6° período. Atua como estagiária na Coordenadoria de Licenciamento Ambiental e Monitoramento (CLAM), com foco na área de fauna silvestre. Participa do projeto de extensão Mulheres na Ciência, integrando a equipe de mídias, e da equipe de redes sociais do Instituto Socioambiental Gigante Verde (ISGV).
Nayara Silva Barbosa
Graduanda em licenciatura em Ciências Biológicas. Atualmente, faz iniciação científica na área na área de microbiologia ambiental na Universidade Federal de Minas Gerais sob orientação da Profa. Dra. Vera Lúcia dos Santos. O projeto de pesquisa envolve o estudo da dinâmica da resistência bacteriana a fármacos antimicrobianos: disseminação ambiental dos genes aos mecanismos moleculares envolvidos.
Maria Celeste Neres Rocha
Maria Celeste é graduanda em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG, atualmente possui 20 anos e está no terceito período da graduação. Também integra o FUPE- Científico NDC.
Caroline é licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela UFSC. Mestre e Doutora em Zoologia pela UFMG. Atualmente é pos-doutoranda na PUC Minas e integrante dos grupos ASG Brasil e Mulheres na Ciência da UFMG. Tem atuado com genética de populações, evolução, filogeografia e conservação.
Natália é bacharel em Ciências Biológicas (PUC-Rio), mestre em Zoologia (Museu Nacional - UFRJ) e doutora em Zoologia (IB - USP). Ao longo de sua trajetória acadêmica fez pesquisa com anelídeos marinhos, chamados poliquetas. Atualmente continua sua pesquisa com poliquetas no Laboratório de Biologia e Evolução de Invertebrados na UFMG, na qual também atua como professora voluntária nas aulas de zoologia.
PRIMEIRA EQUIPE DO MULHERES