EN  |  PTIT

Three-wave

Ao longo dos anos a arquitetura foi sempre influenciada pela história, contexto e evolução social.

Alvin Toffler, em 1970, desenvolveu a teoria “three-wave” de desenvolvimento da sociedade e, consequentemente, influenciou o desenvolvimento do design como um todo.[1] Muitos estudiosos do tema analisaram como este conceito influenciou a arquitetura a par do design.

First Wave – Renascimento – agricultura, de 2000 a.c. a 1789 (terra) - “Eu existo como eu represento”

Nesta onda a arquitetura era celebrativa, ornamentada e ansiava por se expandir, com o uso de materiais maciços praticava-se uma construção continua, sem quebras. Aparentemente figurativa, era possível identificar todos os seus elementos e formas, o seu desenho era claro, seguindo também uma tipologia funcional de organização espacial, um desenho pré-concebido. Nesta era os edifícios fechavam-se em si mesmos, fechavam-se para a cidade cumprindo a regra e desenho desta, sinteticamente existiam como um todo. Na área da estética é onde se encontra o grande “catalisador” desta era, que influenciou e permite agrupar todas estas características e classificar como uma onda - a perspetiva - esta nova visão do mundo, desconhecida da arquitetura gótica, quebra a ligação com o sentimento desta.

Second Wave – era industrial – máquinas, de 1789 a 1956 - “Eu existo como eu funciono”

A segunda onda vem contrariar praticamente todas as características da primeira, numa era industrial a arquitetura foca-se na produtividade, a forma segue a função, produzindo uma arquitetura funcionalista, sem tipologias ou programas pré-concebidos, o que implica formas fragmentadas e uma construção punctiforme. Transforma-se numa arquitetura abstrata, onde deixa de ser possível identificar todos os seus elementos. Por fim, os edifícios abrem-se para a cidade, como que fazendo parte dela. Mas todas estas características só constituem uma onda pelo “catalisador” que as impulsiona – a transparência – quem vem alterar para sempre a ideia de espaço e quebrar o foco na perspetiva. É importante referir que vidro e transparência não significam a mesma coisa, o vidro já era usado muito antes.

Trird Wave – era da informação – informática de 1957 até hoje - “Eu existo como eu informo”

Na terceira onde veio algo que alterou o paradigma da arquitetura e a transformou no que conhecemos hoje na era da informação tecnológica. (…)[2]

A transição entre a Primeira Onda e a Segunda Onda de Toffler é por vezes também reconhecida como uma transição da Idade do Ferro para a Idade do Aço. Atualmente, não existe uma definição clara da última transição, embora por vezes se utilize o termo "sociedade pós-industrial", originário de Daniel Bell, para além da "sociedade da Terceira Vaga" de Toffler.

O ponto importante é que a natureza da sociedade (relações entre as pessoas e estruturas políticas e económicas) é significativamente alterada pelo impacto das novas tecnologias. Que, até certo ponto, as vidas das pessoas são modificadas para servir a tecnologia.



[1] https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1757-899X/890/1/012010/pdf

[2] Prof. Antonio Saggio – Estou a desenvolver este tema numa disciplina em Erasmus, com suporte num livro escrito pelo professor. Gostaria de usar este angulo como introdução histórica ao tema da tese.