Em construção
Em construção
Esta página tem por finalidade apresentar os temas de interesse do professor em relação a pesquisa, extensão e orientações de trabalhos de graduação, mestrado e doutorado.
A robótica móvel corresponde a linha de pesquisa responsável por projetar e desenvolver equipamentos autônomos inteligentes. Estudos em robótica móvel consistem em projetar e desenvolver sistemas autônomos inteligentes, o que significa que consistem em desenvolver estratégias para que equipamentos operem sem um humano. Esta área envolve diversas subáreas, como robótica colaborativa, enxame de robôs, robôs de inspeção, robôs assistivos, entre outros. Atualmente o professor tem interesse por realizar projetos e pesquisa envolvendo a robótica agrícola. Drones também entram nessa categoria.
Consiste em desenvolver sistemas inteligentes com o uso de IA. Pode ser aplicado a robótica ou não. Um sistema inteligente é um sistema computacional que resolve um problema real existente por meio de técnicas de Inteligência artificial. Como exemplo temos: Identificação e predição de defeitos em equipamentos, identificação e predição de trafego de dados em redes IoT. Nesta linha é aplicado técnicas de Redes Neurais Artificiais, Sistemas Fuzzy, algoritmos genéticos, entre outros. Aqui entra temas como Cidades Inteligentes, Casas Inteligentes, Industria 4.0 e Agro 4.0.
Uso e aplicação de tecnologia para sistemas assistivos, como a detecção de quedas, identificação de objetos, entre outros temas correlatos, com o uso de sensores, principalmente sensores de visão com o uso de bibliotecas como o MediaPipe (https://mediapipe.dev/) e YoLo (https://github.com/jinfagang/yolov7_d2).
Porque estudar robótica móvel e sensoriamento?
A área de automação, seja industrial ou agrícola, vem crescendo rapidamente nos últimos anos. A robótica móvel juntamente com técnicas de sensoriamento são ferramentas que estão sendo utilizadas para automatizar tarefas antes não imaginadas, como por exemplo o trabalho de motorista, hoje já vivemos com carros autônomos entre nós. Devido a essa alta demanda por automação de tarefas, o mercado para desenvolvedores na área de robótica móvel está aquecido. São vagas especializadas, onde é preciso um profissional qualificado e que entenda sobre o assunto.
Preciso de conhecimentos de eletrônica?
Não, os estudos de robótica móvel e sensoriamento embora seja interessante serem realizados na pratica, em sua maioria são realizados em simuladores como o Gazebo (https://gazebosim.org/home) e CoppeliaSim (https://www.coppeliarobotics.com/). Estes simuladores permitem recriar o comportamento dos equipamentos reais, tanto dos robôs como os dados provenientes dos sensores. O foco dos trabalhos então deve ser concentrando nas estratégias de processamento de sinais de sensores e sistemas inteligentes.