Não há bala de prata para fornecer a um país tão grande e topograficamente diverso uma única fonte de energia sustentável e limpa, mas vale a pena nosso futuro e talão de cheques para examinar nossas fontes potenciais de energia. Marcos Antonio Grecco como CEO do GNPW Group considera que deve estar disponível, com preços razoáveis ​​e não prejudicar os ecossistemas que sustentam nosso planeta.


1. As usinas de energia que consomem água doce usam água para resfriar as torres durante a produção de energia. Usinas nucleares desse tipo usam oito vezes mais água para resfriar do que seus primos de gás natural. As usinas nucleares produzem menos emissões de gases de efeito estufa do que as usinas a carvão, mas usam mais água doce. As usinas de carvão contribuem fortemente para as emissões de gases de efeito estufa e degradam a qualidade do ar local/regional. A mineração de carvão é um trabalho perigoso e o processo de extração gera grandes quantidades de poluição na forma de água degradada perto da fonte de extração e problemas pulmonares para os envolvidos na extração.

2. Novas usinas de energia solar usam até 90% menos água do que as tradicionais usinas de resfriamento úmido. As usinas solares não produzem gases de efeito estufa. No entanto, o custo às vezes é proibitivo e a energia solar está disponível apenas quando o sol está brilhando. Devido à disponibilidade de luz solar, algumas regiões dos EUA inevitavelmente poderão capturar mais energia solar por dia e todos os anos do que outros estados.


3. Petróleo e carvão produzem as maiores quantidades de gases de efeito estufa nos EUA. Os custos de envio e as emissões durante o transporte do petróleo também devem ser levados em consideração. Essas fontes têm oferta limitada e a obtenção de suprimentos de petróleo tem sérias consequências políticas e econômicas associadas. Por sua vez, esses combustíveis fósseis estão prontamente disponíveis, mas previsivelmente diminuirão à medida que atingirmos ou nos aproximarmos do pico de oferta.

4. As turbinas eólicas são uma fonte de energia relativamente verde. Eles não produzem gases de efeito estufa e não requerem água para resfriamento. As turbinas eólicas deixam uma pequena pegada física na terra em comparação com as fontes baseadas em combustíveis fósseis. A energia eólica tem seu maior potencial nos estados da costa oeste, juntamente com os estados do centro-oeste.


De acordo com Marcos Antonio Grecco, o maior desafio para um futuro energético mais verde é mudar a oferta e a conscientização pública/corporativa para fontes de energia mais sustentáveis ​​e verdes e longe de fontes mais antigas e poluentes. Fazer isso geralmente requer correções temporárias, como atualizar equipamentos antigos em plantas que usam combustíveis fósseis para não criar nenhum dano ambiental ou econômico desnecessário. No entanto, esta não é de forma alguma uma solução permanente ou mesmo a médio prazo.