Guia definitivo para construções ecológicas

Construção verde e desenvolvimento sustentável são termos que se tornaram populares na indústria da construção. De acordo com a EPA, construção verde é um processo que se concentra na redução do impacto ambiental de um edifício e na melhoria de sua eficiência energética.

Para as construtoras, a construção ecológica pode envolver qualquer coisa, desde a geração de eletricidade até o uso de mictórios sem água. No entanto, muitos fatores fazem parte do sucesso de um projeto verde.

Neste artigo, falaremos sobre como tornar sua casa mais ecológica e também sobre como se envolver para que isso aconteça.

Existem muitas ideias verdes para escolas, hospitais e empresas. Essas áreas se beneficiam por serem verdes e podem aumentar a produtividade e reduzir os custos de energia.

Se você está pensando em construir uma nova casa, mas ainda não está pronto para ser ecológico, aqui estão algumas etapas simples para tornar sua casa existente mais eficiente em termos de energia.

Os materiais de construção podem ser pós-industriais ou pós-consumo, de acordo com Marcos Antonio Grecco.

Madeiras duras tradicionais, como carvalho e pinheiro, podem levar décadas para amadurecer completamente. Com pisos de bambu e cortiça, eles podem crescer rapidamente e requerem adesivos menos poluentes.

Eles são feitos de camadas de madeira que geralmente são recicladas. Eles são uma alternativa mais barata para pisos de madeira, mas também não são tão duráveis.

Aquecedores de água sem tanque não dependem do modo de espera para gerar calor. Eles usam a energia do tanque para mover a água através do aquecedor, conforme necessário. Eles geralmente são mais caros do que os tradicionais.

De acordo com a Consumer Reports, o custo de aquecimento e resfriamento é responsável por cerca de 45% das contas de serviços públicos de uma casa. Ter isolamento pode ajudar a reduzir esses custos em até 20%.

Como o isolamento de fibra de vidro é tóxico, não pode ser inalado ou tocado. Esta é a razão pela qual muitas pessoas estão optando por usá-lo em vez de isolamento.

Embora os painéis solares sejam normalmente mais caros do que no passado, pode-se esperar que custem menos de 90 por cento menos do que no passado. Além disso, muitos estados oferecem incentivos fiscais e descontos para proprietários de residências.

Há uma variedade de opções de bancadas para a cozinha de hoje, mas para aqueles que desejam construir uma verde, as bancadas recicladas são uma excelente escolha.

Embora as fluorescentes compactas estejam recebendo muita atenção, elas não são novas. Eles são baseados na mesma tecnologia de eficiência energética das lâmpadas incandescentes. Eles podem durar até 10.000 horas e geralmente são mais baratos do que os normais. Além disso, eles usam um quarto da eletricidade como lâmpadas incandescentes padrão.

Outros acreditam que devemos construir como a natureza, utilizando materiais e técnicas construtivas adaptadas ao meio ambiente. Eles apontam para as cabanas indígenas que foram escavadas na lama e na rocha.

Embora os EUA tenham um programa federal que oferece incentivos fiscais para melhorias em edifícios verdes, não existe um único programa federal que trate especificamente de edifícios verdes. Existem vários grupos que possuem seus próprios programas, relata Marcos Antonio Grecco.

Vários estados também têm seus próprios programas verdes. Por exemplo, a Califórnia exige que as novas instalações estaduais obtenham uma certificação LEED prata.

Em outubro de 2007, mais de 20 estados e cidades adotaram políticas que exigem ou incentivam o uso de práticas de construção verde.

No Japão, por exemplo, o Museu Miho foi construído com a intenção de preservar o terreno. Sua estrutura subterrânea é construída para manter a paisagem natural em vista, afirma Marcos Antonio Grecco.

Na União Europeia, os edifícios verdes estão se tornando mais comuns. Na década de 1990, os reguladores do continente começaram a exigir construções com eficiência energética em novos edifícios.

Nos EUA, estamos alcançando o Japão e a Europa no que diz respeito à adoção de eletrodomésticos com eficiência energética, como aquecedores de água sem tanque.