Principais Dúvidas
É obrigatório atender de jaleco?
Sim, devemos estar com vestimentas adequadas para realizar o atendimento, da mesma forma que no presencial.
Posso atender sem o certificado digital?
Não. Deve-se regularizar a situação do certificado digital, e enquanto isso, o profissional não poderá realizar a agenda eletiva ou plantão.
Posso atender sem câmera?
NÃO. Em hipótese alguma é permitido realizar o atendimento com câmera desligada, tanto do prestador, quanto do paciente.
Posso realizar solicitações de exames?
Não, cabe ao médico solicitar. Sempre explicar ao paciente o motivo da negativa. Trata-se de conduta e decisão exclusivamente médica, baseada no quadro clínico relatado, evidências científicas e boas práticas.
Posso emitir Atestado Médico?
É vedada a Psicologia a emissão de Atestado de Afastamento, pois trata-se de um documento que confirma por escrito o Ato Médico, ou seja, é atribuição do médico, sendo descrito na Lei 12842 (Regulamentação do Ato Médico). A resolução do CFM nº 1658/2002 e 06/2009, além do artigo 473 da Consolidação das Leis do trabalho atribuem que somente o médico e o odontólogo podem conceder a recomendação formal de afastamento do trabalho.
Podemos emitir Atestado Psicológico, conforme Código de Ética do CRP, porém para fins de afastamento laboral, fica facultado às empresas aceitarem ou não:
"A/o psicóloga/o pode emitir Atestado Psicológico? Sim. A Resolução do CFP n.º 006/2019 defniu que é atribuição da/o psicóloga/o emitir atestado psicológico baseado em um diagnóstico psicológico ou uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a fnalidade de afrmar as condições psicológicas. Pode ser utilizado para justifcar faltas e impedimentos; justifcar aptidão ou inaptidão para atividades específcas, após realização de um processo de avaliação psicológica e solicitar-se afastamento e/ou dispensa subsidiada na afrmação atestada do fato.
Devo seguir alguma estrutura? Sim. A Resolução CFP n.° 006/2019 dispõe sobre a estrutura de alguns documentos psicológicos, entre eles, o Atestado Psicológico. O CRP SP orienta que, ao emitirem os atestados, as/os psicólogas/os refram-se à Resolução do CFP mencionada a fm de fundamentarem a ofcialidade do documento.
Quanto à aceitabilidade do Atestado Psicológico, é obrigatória? A aceitação do atestado para fns de afastamento e/ou atraso é facultativa, sendo em geral resultado de negociações trabalhistas com a/o empregadora/o e/ou avaliação da própria instituição. No caso de afastamento do trabalho em período superior a 15 dias, a/o trabalhadora/trabalhador deverá ser encaminhada/o pela empresa à perícia da Previdência Social, para efeito de concessão de auxílio-doença."
Posso emitir laudo / relatório / parecer via telessaúde?
Optamos pelo não fornecimentos destes documentos via Telessaúde (vide aba "demandas para Psicologia")
Pacientes que acessam a sessão solicitando laudo para cirurgia bariátrica, vasectomia, laqueadura, entre outros, ou relatórios para INSS e parecer psicológico, direcionar para PSICOERAPIA PRESENCIAL.
Para casos específicos ou dúvidas complementares, acionar a gestao via app de mensagens.
Atendimento aos beneficiários(as) MENORES DE 13 anos:
Profissional deve realizar o acolhimento do menor junto com o responsável e o encaminhamento para atendimento PRESENCIAL.
Atendimento aos beneficiários(as) MAIORES de 13 anos:
Aos adolescentes maiores de 13 anos será concedido o acompanhamento psicológico desde que autorizado pelo responsável legal.
O profissional deverá copiar o modelo da autorização e enviar pelo prontuário no campo "Prescrições". A autorização deverá ser preenchida e assinada pelo responsável do menor e anexada pelo beneficiário na plataforma, no dia do próximo atendimento.
O profissional será responsável por orientar e averiguar se a autorização está na plataforma, no máximo até o terceiro atendimento recorrente do menor. Veja o item "Protocolos".
Posso realizar atendimento para uma terceira pessoa? Exemplo: mãe entra no app e solicita consulta para o seu filho.
NÃO. A consulta para uma terceira pessoa não deve ser realizada. Neste caso, devemos orientar o(a) beneficiário(a) a entrar no app utilizando os dados da pessoa para quem a consulta será realizada.
Posso emitir declaração de comparecimento para o atendimento feito por outro profissional?
Não. Somente o profissional responsável pelo atendimento poderá emitir o documento.
O preenchimento do prontuário é obrigatório?
SIM. É obrigatório o preenchimento da queixa do paciente, de forma suscinta, tanto no TELEHEALTH, quanto no MEDPREV (copiar e colar). Prontuário é direito do paciente e respaldo ao profissional!
Como o paciente notifica ausência ou falta na Psicoterapia?
Realizar cancelamento do atendimento via app do beneficiário
Posso atender o paciente enquanto ele dirige ou em ambiente inadequado?
Não, pois o atendimento não pode acarretar risco à vida do paciente, trata-se de uma consulta ambulatorial de profissional de saúde e deverá seguir todas as recomendações do Código de ética.
Posso atender na plataforma fora do horário acordado?
Não. somente nos dias e horários pré-determinados no momento da contratação para as prestação de serviços.
Há limites no número de atendimento?
A partir do dia 01 de agosto de 2022, passará a valer a nova resolução normativa da ANS, que determina o fim do limite de consultas e sessões com psicólogos. A HAPVIDA /NDI segue todas as diretrizes da ANS, desta forma manteremos os protocolos para Psicoterapia Breve e Prolongada quando necessário, respeitando a necessidade/individualidade do número de atendimentos, de acordo com a demanda apresentada por cada beneficiário.
O que é a pesquisa de Avaliação?
Ao final de cada atendimento os beneficiários(as) recebem uma pesquisa de avaliação da usabilidade da plataforma e atendimento. É muito importante incentivarmos a responderem com o objetivo de mantermos os índices da especialidade satisfatórios.
FIM