Carmem Teresa Elias
Escritora e Artista Plástica
Contista, Cronista, Romancista, Dramaturga, Compositora, Poeta, Ensaísta
Criação: palavra e arte. Assim me componho.
Sou uma apaixonada por escrever e pintar, desde os quatro anos, quando compus meu primeiro poema. Desde então a poesia não parou mais: ela é inquietante e inquietadora. Ao passar dos anos, tornei-me pós-graduada em Letras (Inglês-Português e respectivas Literaturas), pela University of Cambridge, Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Gama Filho.
Dedico-me a atuar como pesquisadora e palestrante em Literatura Comparada e Gêneros Textuais e participo frequentemente de Congressos e afins.
Na Literatura, sou autora de dez livros já publicados, entre poemas, contos, crônicas, romances e dramaturgia. Alguns textos já foram publicados em Inglês, Francês e Italiano. Possuo premiações oficiais por instituição públicas — Feira do Livro de Genebra, Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, Prefeitura de Petrópolis, Consulado Da Itália, entre outras.
Artista plástica, realizei 5 exposições individuais e participei de inúmeras coletivas. Também fui curadora e organizadora de grandes eventos na Galeria Berni do Consulado Geral da Argentina, na Casa França Brasil, na galeria da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Sou CEO, criadora e diretora do Projeto socioeducativo cultural Poesias Ao Acaso, realiza exposições, oficinas e saraus de poesia e arte em escolas, centros culturais e comunidades desde 2010.
Sou Membro do Pen Club Internacional, diretora cultural da União Brasileira de Escritores- RJ na atual gestão 2023-2025.
Já atuei como vice presidente da Academia PanAmericana de Letras e Artes, em cuja gestão realizei três eventos culturais de grande porte: 'Raízes e Mitos da América' no Consulado Geral da Argentina; "Literatura, Arte e Design, na Casa França Brasil; 'Devoção', na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Obras publicadas:
Até Onde o Tocantins Me Tocar (crônicas, relatos, lendas e poemas)
Perdidos Atávicos (contos)
Poesias Ao Acaso (poesia)
lnsano (poesia)
Bigúmea (poesia)
Devoção (poesia)
Clamor (poesia)
Uauiará: peixe-homem (romance infanto-juvenil)
Âmago (poesia e artes)
Ancestralidades (poesia e Arte)
O livro de contos Perdidos Atávicos já recebeu cinco premiações: pela União Brasileira de Escritores; pelo COMITES (entidade oficial do governo italiano); pela Sociedade Helvetica, na Feira Internacional do Livro e Imprensa de Genebra em 2017; pela Rede Mídia Sem Fronteiras. Destaque para a indicação ao Prêmio Guerra Peixe, oficial da cidade de Petrópolis de 2017.