LIMLIC__2019/2020__projectos__3__

The Journey

THE JOURNEY é um exercício no âmbito da disciplina de Técnicas Teatrais I, inserida no 1º ano do ramo de Produção do Curso de Licenciatura em Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema, e é consequência de experiências realizadas pelos alunos ao longo do semestre, resultado da aprendizagem das técnicas para a iluminação cénica em temas como o estudo dos equipamentos, das sombras, da teoria da cor, dos ângulos, da refração/reflexão, sempre em articulação com um entendimento da dramaturgia do desenho de luz.

Em The Journey, assistimos a um exercício/espectáculo composto por 3 fragmentos, todos eles baseados na ideia de percurso, sequência de acontecimentos, jornada. Desde o encontro do “eu” em estado confuso ou apenas em caos artístico, passando por viagem nostálgica à infância e terminando numa descoberta de identidades interiores que acabam por definir o trajecto do indivíduo até alcançar determinado objectivo, o espectáculo transporta-nos numa sequência/jornada de sensações que nos mostram o percurso de um, ou de uma jovem, desde a idade embrionária até à idade adulta, tentando encontrar respostas aos desafios que a vida lhe vai apresentando.

Também estes alunos, que iniciaram um novo percurso na ESTC, mais particularmente na área de Produção, mostram neste momento as capacidades que adquiriram nesta área especifica que é a iluminação cénica.

É muito gratificante vê-los crescer e traçar os seus próprios objectivos, com a consciência de que determinadas jornadas se constroem com os erros, as desilusões, mas também com a certeza de que as metas por todos eles traçadas fazem parte de uma descoberta profissional em constante crescimento.




Miguel Cruz

Professor responsável da unidade curricular Técnicas Teatrais I



____________________________________________________________________

Sinopse


Localizamo-nos dentro de um indivíduo, criando um paralelismo entre a emoção e a confusão do seu “eu” interior, em busca de algo que não lhe é nítido, mas que sabe que pode acontecer.

No fim de mais um dia monótono, em que a vida parece aborrecida, basta um simples álbum para desafiar um embarque numa viagem ao passado, que permite matar saudades de um tempo que não volta, mas no qual são descobertos os alicerces da pessoa que hoje existe.

O indivíduo vagueia no espaço da sua própria mente em busca de respostas. Durante essa jornada enfrenta os seus limites para encontrar o seu verdadeiro ”eu”. A sua personalidade é uma incógnita no presente, imperando a confusão no seu interior onde ecoam várias sombras de “eu’s” passados.

É na infância que nos preparamos para a jornada que é a vida.

Pelos alunos,

Ana Miffon

Diogo Zózimo

Leonor Pardal

Maria João Allen

Margarida Caldeira

Marta Semião

Miguel Mendes

Rúben Anastácio

Sofia Ramos