PALESTRANTES
PALESTRANTES
Profª. Drª. Regina Celi Mendes Pereira da Silva
Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), é professora Titular do Departamento de Língua e Linguística (DLPL), do Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING) e do Mestrado Profissional Linguística e Ensino (MPLE) da Universidade Federal da Paraíba. Foi coordenadora do PROLING de 2009 a 2012, onde desenvolve pesquisas vinculadas à Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: gêneros textuais, letramentos, escrita acadêmica, formação docente e processos de ensino-aprendizagem da escrita. Foi conselheira da Associação Nacional de Letras e Linguística (ANPOLL), quadriênio 2012-2016. É editora da Revista Prolíngua e coordenadora da sede da Cátedra UNESCO em Leitura e Escritura no Brasil. Ao longo de sua atuação docente, tem desenvolvido projetos de formação de professores de língua portuguesa da rede pública. É líder do grupo Ateliê de Textos Acadêmicos ATA/CNPq/UFPB e uma das líderes do grupo de pesquisa GELIT/CNPq/UFPB (Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho), integrante do GT de Gêneros textuais/discursivos e membro do grupo ALTER-PUC/SP.
Profª. Drª. Marcela Tavares de Mello
Licenciada em Letras (Português/Inglês) e Pedagogia pela Feap, Especialista em Língua Portuguesa , Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, realizou Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. É professora da Faculdade Santo Antônio de Pádua e da Universidade Federal Fluminense, onde ministra disciplinas relacionadas à pesquisa e à orientação da leitura e da escrita na esfera acadêmica. Ademais, atua no ensino médio da rede pública, sendo responsável pelas disciplinas de Produção Textual e Língua Portuguesa. Atualmente, integra os grupos de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Infância, Imaginário e Subjetividades (LAPPIS) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA), desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Prof. Dr. José Ribamar Lopes Batista Júnior
Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. É membro do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE). Professor do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Federal do Piauí (UFPI), fundador e coordenador do Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq) do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI). Dedica-se a estudos nas áreas dos Novos Estudos do Letramento e da Análise de Discurso Crítica.
Danielly Thaynara Fonseca da Silva
Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (2018), especialização em Linguística Aplicada a educação pela Faculdade Faveni - Faculdade Venda Nova do Imigrante (2020). Atualmente, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da UFCG. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos acadêmicos; escrita; citação na publicação de textos. Já participou do projeto PIBID (2015); do PIBIC 2015-2017, assim como atuou dois anos (2018-2020) como professora de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino da Paraíba.
Juliana Marcelino Silva
Graduanda em Letras (habilitação em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente, membro do grupo de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino, na linha de pesquisa Lingua(gem) em contexto de ensino de português, e do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP). Bolsista do Programa de Iniciação Científica da UFCG, com o projeto: Ensino de Escrita em Contextos Acadêmicos. Tem interesse em estudos relacionados às práticas de escrita em contextos acadêmicos, aos letramentos acadêmicos, à identidade na escrita e às concepções de ensino de escrita.
Ana Vitória Silva de Farias
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Membro do grupo de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino, na linha de pesquisa Língua(gem) em contexto de ensino de Português (LM). Participou do Programa de Iniciação Científica da UFCG, com o projeto: O trabalho com a leitura de gêneros textuais do campo científico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente, desenvolve como bolsista o projeto vinculado ao PIBIC/CNPq-UFCG: Leitura de gêneros textuais do campo científico em livros didáticos de língua portuguesa.
Ma. Aricia Cecília de Farias Bezerra
Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sendo pesquisadora na área de letramentos, letramento literário, literatura infantil e formação de professores/as. É formada em Letras em Português, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), especialista em Literatura Infanto-Juvenil, pela Universidade Cândido Mendes (PROMINAS) e em Gestão Educacional, Docência no Ensino Básico e Superior e Projetos, pela Faculdade Estratego. É professora de Língua Portuguesa do Centro Educacional Professora Odete Maciel Firmo, localizado no município de Camalaú-PB, sendo coordenadora pedagógica durante os anos de 2017 à 2019, e professora da EAEF Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz, no Município de Sumé-PB.