eBooks

as aventuras do menino Nicolau

Houve tempos em que ir à escola era coisa que até metia medo a muitos meninos. E alguns deles faltavam muito porque a escola não lhes dava prazer nenhum.

É de tudo isto que nos fala este livro, criado por dois grandes autores: Sempé (um dos mais notáveis desenhadores humorísticos franceses e «pai» do Menino Nicolau) e Goscinny (autor do texto das bandas desenhadas com a figura de Astérix).

Livro recomendado para o 5º ano.

Graças e desgraças da corte de El-rei Tadinho

Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

"Não se trata do retrato de mais um rei de Portugal. El-Rei Tadinho, sua futura mulher (uma fada desempregada, que entretanto se fizera passar por bruxa) e restante família vivem algumas desgraças ora do campo do quotidiano ora do fantástico. O rei oferece a filha (que não tem! — só mais tarde dá pelo engano) em casamento a um dragão; a única bruxa do reino, embora contrariada, decide ajudá-lo; o dragão engana-se e casa com esta última... É impossível não se achar graça, tal a ironia, a prodigiosa imaginação e o alucinante desenvolvimento. (A partir dos 8/9 anos)."

A Chuva Pasmada

De repente, numa aldeia africana, a chuva não cai, fica suspensa, «pasmada», diz um rapazinho da aldeia. O rio também está a secar. Será culpa de uma fábrica instalada perto dali? Será magia? Que papel têm aqui os velhos mitos e lendas? Os mandadores das nuvens conseguirão resolver o problema? Mia Couto conduz-nos a um universo mágico a que as belíssimas ilustrações de Danuta Wojciechowska dão um toque especial.

A feiticeira de Paris

Mil-Homens e Medronho, com a ajuda do vampiroscópio, que lá vai funcionando, ficam na pista do Vampiripiri e acabam por o ver entrar na nova casa dos Perestrelo. Que vida... Eles a prepararem-se para voar no céu imenso, como se fossem águias, e têm de se esconder na cave, como se fossem ratos. Por sua vez, Valentim viaja para Paris com a Violeta, ou ela não lhe tivesse garantido que a Diana também lá estava. Ele não a encontra, mas a Violeta mantém-no ocupado. Juntos, vão em busca do estranho livro que se apaga ao ser lido, e também do anel de Ivone Flamel, a feiticeira de paris, que continua encerrado numa caixa inviolável e sem aberturas. Pior ainda, eles não estão sós: três pares de olhos seguem-nos e só um deles lhes quer bem.

Em Roma sê Romano

Então o homem soltou o pano branco, que flutuou ao sabor do vento. Aquele era o sinal de partida, as quadrigas dispararam lado a lado e foram ganhando velocidade até à primeira curva, onde a branca e a azul se distanciaram das outras duas. Mas logo adiante voltaram a ficar lado a lado e os gritos da multidão redobraram. Ana hesitava entre arregalar os olhos para ver melhor o irmão ou tapá-los para não ver nada. Tinha medo de que ele caísse, tinha medo de que se magoasse, tinha quase a certeza de que ia perder e tinha pena de o ver perder. «Para que é que ele se meteu nisto!», pensou mordendo os dedos com tanta força que até fez sangue. «É sempre assim, dá comigo em doida!»

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 7º ano para leitura orientada na sala de aula

O Anel Mágico

Era uma vez um rapaz que vivia com a mãe num casebre muito velho. Lá dentro pouco ou nada havia para comer. Farto de tanta pobreza, cansado de adormecer com fome e acordar sem ter nada em que ferrar o dente, o rapaz despediu-se da mãe e pôs-se a correr mundo. Andou, andou, andou até que chegou a uma grande cidade e encontrou uma velhinha que subia uma rua carregando dois enormes baldes cheios de água com grande sofrimento. O rapaz teve pena da velhinha e resolveu ajudá-la. E ela reconhecida, ofereceu-lhe uma cão um gato e um anel mágico que o ajudaram a mudar de vida.

Os olhos da Ana Marta

"Os Olhos de Ana Marta" é classificado por alguns críticos como o melhor romance de Alice Vieira, pela construção das personagens, a estrutura narrativa e a concepção da história, que por vezes lembra uma misteriosa história policial. A mãe de Marta (a protagonista, de 11 anos) não quer que lhe chamem mãe. A casa tem muitos quartos misteriosamente fechados. Marta sente nas paredes dois olhos que a seguem. Página a página, o segredo vai-se desvendando, e Marta consegue conquistar o coração da mãe. O livro foi incluído na Lista de Honra 1994 do IBBY.

Livro recomendado para o 6º ano.

Cortei as tranças

Livro recomendado para o 7º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

Quando tudo parece correr bem, quando menos se espera, a vida sobressalta-nos e prega-nos valentes partidas. É o que acontece à protagonista desta história que se vê obrigada a crescer vertiginosamente. Perde a mãe. Corta as tranças. Era preciso parecer mais velha. Um terrível acidente corta-lhe os sonhos.

contos

Neste volume reúnem-se todos os livros de contos de Miguel Torga: Bichos (1940), Contos da Montanha (1941), Rua (1942), Novos Contos da Montanha (1944) e Pedras Lavradas (1951).

Temas como a vida em total comunhão com a natureza, com todas as alegrias e agruras que isso implica, histórias de animais e das gentes transmontanas, narrativas profundamente humanas e dramáticas que ilustram a luta do homem contra as leis que o aprisionam - divinas e terrestres.

"Bichos" é recomendado para o 7º ano. "Contos da Montanha" e "Novos Contos da Montanha" são recomendados para o 9º ano.

Uma Aventura no Castelo dos Três Tesouros

Nesta Aventura os cinco amigos, mais os respetivos cães, Caracol e Faial, começam por fazer uma visita noturna ao castelo de S. Jorge, a ver e detetar a grande variedade de morcegos aí existente. A meio do percurso os nossos heróis descobrem um rolo de cabedal, ali deixado nada mais nada menos que por D. Jaime, o 4.º duque de Bragança, onde nos dá conta, por meio de alguns enigmas, da existência de três tesouros, o que os leva a visitarem mais dois castelos: o de Portel e o de Vila Viçosa. Em Vila Viçosa realiza-se um filme sobre a vida de D. Jaime, onde os nossos amigos são chamados a participar e onde estão também alguns meliantes com vontade de descobrirem os três tesouros que D. Jaime escondeu há 500 anos. Quem irá, então, descobrir os tesouros do 4.º duque de Bragança.

Livro recomendado para o 3º ano.

O Galo da Velha Luciana

Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

A velha Luciana, tinha um bicho que muito estimava: um galo. No entanto, as cores que o vestiam não eram exactamente idênticas às dos outros galos. Os velhos mais velhos que a velha Luciana, não se recordavam de seus avós terem falado de galo parecido.

O livro das adivinhas 1

Livro recomendado para alunos do 5º e 6º anos sem hábitos de leitura, destinado a leitura orientada.

Mais do que uma mão cheia de adivinhas seleccionadas e adaptadas de uma forma interactiva entre o leitor e o livro. Esta obra poderá também ser pensada como um jogo em família ou entre amigos.

Uma aventura em Conímbriga

O Professor Jorge convidou os nossos heróis a visitar as ruínas de Conímbriga e representarem algumas figuras romanas na recriação histórica que ali se realiza todos os anos. O Chico, como gladiador romano, ficou de defrontar o Dragão, também figurante de gladiador, e que, por sinal, além de ser chefe de uma quadrilha é também muito mal-encarado. A luta entre os dois gladiadores torna-se mais violenta e o João, que pensa que a luta está a ser mais a sério do que deveria ser, mandou uma pedrada ao Dragão, que não gostou nada e decidiu, no fim do combate, perseguir os nossos amigos para ajustar contas. Eles tiveram que se refugiar na tenda vermelha de Líria, a guardiã, que guarda alguns segredos. Ela conta-lhes a existência do tesouro dos Valérios, cujo enigma para o descobrir se encontra na Casa dos Repuxos.

Livro recomendado para o 1º ciclo.

O livro dos trava-línguas 1

Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

O Livro dos Trava-línguas 1 destina-se a todas as crianças, mesmo para aquelas que ainda não sabem ler. O seu objectivo é pôr os mais novos a dizer sequências de palavras o mais rapidamente possível. Mas estas estão ordenadas de tal forma que, muitas vezes, se torna difícil pronunciá-las depressa e sem hesitações! Concebido como um jogo, divertido, estimulante e enriquecedor. Um desafio, que estimula o prazer de brincar com as palavras e os sons, e o gosto pela leitura.

O flagelo do trovão

Queres mesmo saber? Queres saber se és forte o suficiente? Forte o suficiente para transformares o teu sonho em realidade? Então atreve-te a ir ao Flagelo do Trovão, o local onde se vai decidir o teu destino, onde vencerás ou afundar-te-ás para sempre. Chamo-me Nerv. Se não são medrosos, venham comigo ao estádio dos estádios, à liga dos melhores, ao Campeonato de Futebol Freestyle. Mas aviso-vos já de que ao Flagelo do Trovão não se vai sem mais nem menos: tem de se ser convocado e depois selecionado. E se não formos suficientemente bons, somos expulsos logo de seguida. Porque o Flagelo do Trovão é a Champions League das melhores equipas de rua. As Feras terão de arriscar tudo. Tudo.

A viúva e o papagaio

Leitura obrigatória no 5.º ano de escolaridade.

Imprevisível, divertido e inteligente, este conto acompanha a aventura da Sra. Gage, uma velha viúva que descobre uma herança inesperada com a ajuda de um papagaio invulgar. "Não está ninguém em casa!", "Não está ninguém em casa!" é só o que o papagaio James sabe dizer, mas ele esconde um segredo, assim como esta história esconde uma lição…

Leandro rei da Helíria

Livro recomendado para o 7º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

Esta peça de teatro para crianças e jovens (com um enredo em muitos aspectos semelhante ao de "Rei Lear", de Shakespeare) foi buscar a sua base a uma narrativa popular. Um pai decide repartir o reino pelas filhas e põe-nas à prova, acabando, contudo, por deserdar a mais nova. Esta vem a revelar-se, afinal, a única que era merecedora da sua generosidade. Vítima do próprio orgulho e castigado pela sua cegueira, o rei expia as culpas mergulhando na miséria, até ser finalmente salvo e perdoado pela filha mais nova entretanto reencontrada. (A partir dos 11/12 anos.)

mar me quer

Livro recomendado para o 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

"Mar me Quer", um texto inicialmente escrito para uma colecção da Expo 98, é agora editado com ilustrações de João Nasi Pereira. Conta-nos a história de Dona Luarmina, "gorda e engordurada", com relampejos da infância, e Zeca Perpétuo, cuja infância cedo morreu, como o pai, que mergulhara nas funduras das águas marinhas, para socorrer a sua amada. São personagens com o seu quê de poético, seres que resistem às agruras que a vida traz, com uma alegria e uma candura digamos que quase biológica.

o pricipezinho

Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada e para o 3º ciclo (leitura autónoma).

«O Principezinho» conta a viagem de planeta em planeta, cada um sendo um pequeno mundo povoado com um único adulto. Esta maravilhosa sequência criativa evoca não apenas os grandes contos de fadas de todos os tempos, como também o extravagante «Cidades Invisíveis» de Ítalo Calvino. Uma história terna que apresenta uma exposição sentida sobre a tristeza e a solidão, dotada de uma filosofia ansiosa e poética, que revela algumas reflexões sobre o que de facto são os valores da vida.

Draguim e o Ovo do Dragão

Aquele dia nublado e o estranho silêncio da floresta faziam prever que algo estava para acontecer. Por isso, o Draguim, na sua missão de patrulhamento aéreo da floresta, observava tudo com atenção redobrada. E qual não foi o seu espanto quando viu um ovo perdido no chão. Com a magia do fogo azul, os duendes percebem que é um ovo de dragão, mas não sabem se dele sairá um dragão bonzinho, como o Draguim, ou um mauzão, como os dragões fumadores de charutos! O que podem os duendes fazer?

Livro recomendado para o 3º ano.

a pirata

Livro recomendado para o 7º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

A Pirata é uma biografia ficcionada da célebre Mary Read, uma das poucas mulheres-pirata e que há memória. Conhece- se a história de Mary Read pela breve descrição que dela faz o capitão Charles Johnson na História Geral dos Piratas. Sabe-se que nasceu em Inglaterra, que foi soldado na Flandres e que foi capturada na Jamaica com a tripulação do famoso capitão Calico Jack Rackam e a sua amante, a terrível Anne Bonny. Condenadas à morte na forca, Mary Read e Anne Bonny viram a sentença adiada por estarem grávidas. Mary Read veio a morrer na prisão, em Abril de 1721.

Histórias à solta na minha rua

Para se agarrar uma história à solta numa rua, não é preciso procurar muito nem passar que tempos à janela.

Basta estar atento… Ou então abrir este livro, cheio de histórias divertidas que podem ter sido agarradas em qualquer rua.

pardinhas

Livro recomendado para o 7º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula.

Um desejo do avô João, porventura o último, arrasta a filha, o genro, o neto e a neta, no velho Fiat, até Pardinhas, uma terra que apenas se encontra na memória do velho, pois nem no mapa aparece.

Uma lição sobre a crença no trabalho, sobre a importância do tempo e sobre o apego às raízes.

O Livro das Lengalengas 1

Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.

O Livro das Lengalengas 1 reúne cerca de meia centena destas curtas narrativas, selecionadas por António Mota.

Nascidas na tradição popular, algumas assumem ligeiras variações de região para região, que o autor não quis deixar de contemplar para enriquecer esta recolha e assim cativar pelo ouvido as crianças que começam a descobrir o maravilhoso mundo das palavras e da leitura.

Um fio de fumo nos confins do mar

Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.

No ano em que comemora 20 anos de actividade literária, Alice Vieira volta a surpreender-nos com este romance para jovens. Alice Vieira oferece-nos uma história atualíssima, em que a crítica mordaz é pontuada pelo seu humor, capacidade de construção de personagens e talento de fina observadora. Magnífico!

Era uma vez um rei que abraçou o mar

Era Uma Vez Um Rei Que Abraçou o Mar dá-te a conhecer D. João II, um rei que sonhou levar mais além os destinos do nosso país e marcou a história dos Descobrimentos Portugueses.

Livro recomendado para o 4º ano.

O alfabeto da natureza

Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

A natureza está em todo o lado e, no entanto, às vezes esquecemos como ela é importante para nós!

O Alfabeto da Natureza convida-te a pensar e a descobrir coisas sobre o mundo em que vives.

Descobre a Natureza de A a Z.

Sabias que havia tanto para aprender?

O senhor do seu nariz e outras histórias

Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Um conjunto de cinco contos encantadores e divertidos, que também nos deixam a pensar. Há a história de um rapaz condenado a carregar desde a nascença um nariz do tamanho de um chouriço e que, aos poucos, transforma a sua desgraça em graça. Há também a história de quatro ladrões que são enganados por uma luz esverdeada que lhes falava ao ouvido.

O pequeno livro das coisas

Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

As coisas não passam de coisas? Ou são coisas e alguma coisa mais? Cada coisa tem sua causa. E, por vezes, uma voz. Com queixas, alegrias, pensamentos ou histórias para contar… Este livro convida a ver cada coisa com olhos de ver, ou a escutar a sua voz com ouvidos de ouvir..


Ciclo da água

Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

100 Histórias do outro mundo

Para escrever estas 100 histórias, diz-nos a Autora que criou «100 mundos, povoados de criaturas diferentes, com formas e cores que nunca vimos, e sabores que nunca experimentámos. Mundos de pernas para o ar, onde se existe de outras maneiras.» E, convidando o leitor a «sonhar e embarcar nesta aventura interplanetária», a Autora acaba por desafiá-lo a imaginar ainda mais mundos diferentes para além dos 100 aqui apresentados. «Podes ir até onde a tua imaginação te levar...», incita a Autora. Complementadas por fantásticas ilustrações de Carla Nazareth, estas 100 Histórias constituem, assim, outras tantas «pequenas viagens interplanetárias a bordo da imaginação».

O galo que nunca mais cantou e outras histórias

Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Era uma vez uma aranha com ambições imperialistas. Era uma vez um coelho atrevido que andava sempre a sair da cartola, mesmo quando não devia. Era uma vez um galo que nunca mais cantou e outro que não era de Barcelos. Era uma vez uma carochinha que encontrou dez réis a varrer a cozinha, arranjou marido e juntos alugaram um T2. Era uma vez uma ovelha negra, negra, negra.


Alfie Fica Sozinho

Evie ficou radiante quando lhe ofereceram um cachorro chamado Alfie.

O cão adora a Evie - gosta de mimos, dorme na cama dela e vai cumprimentá-la todos os dias, com a sua cauda a abanar, quando ela regressa das aulas.

Pouco depois, chega o novo membro da família: Sam, o irmão mais novo de Evie. De um momento para o outro, já ninguém tem tempo para cuida do Alfie, e muito menos para brincar com ele e levá-lo a passear, o que faz com que o cão se sinta indesejado e abandonado.

Quem poderá dar-lhe atenção?

dom medo

João é um menino com medo do escuro e das criaturas que a noite encerra, após um encontro inesperado ultrapassa a sua fobia e deixa de ter medo da noite. A noite pode ser divertida.

O mundo misterioso de Guta

Guta e a família mudam-se para uma nova casa no Parque das Nações. Cansada de mudanças e arrumações, resolve ir passear e ler para o pé do rio, onde, das águas surge um ser mágico, uma tágide, que a desafia a resolver um misterioso enigma. A nossa heroína inicia um caminho recheado de descobertas fantásticas que a levam a conhecer novos amigos. Uma história divertida sobre um mundo imaginário e fabuloso dos mistérios do Tejo e dos segredos que nos falam de poetas e musas de seres mitológicos e sobre o valor da amizade, dos nossos afetos e das recordações.

A lebre e o raminho de salsa

Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Com muita imaginação e bom humor, este conjunto de histórias remete para ambientes que fazem lembrar a Alice no País das Maravilhas ou das fábulas tradicionais… Mas trata de assuntos muito atuais e pertinentes na vida de qualquer criança moderna: como o bullying (aqui representado pela relação da Júlia e dos animais do bosque), as questões ecológicas ou o vegetarianismo.

Histórias às Cores

Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

História às Cores é o trigésimo livro da coleção Obras de António Mota, e um número assim merece um livro especial. António Mota presenteia-nos com oito histórias, brilhantemente ilustradas por Paulo Galindro, que vão fazer as delícias de adultos e graúdos. Abram A Caixa, comam O Melhor Doce do Mundo e não se deixem assustar por A Bruxa, o Fantasma e o Monstro, e deixem-se cercar pelo imaginário maravilhoso que António Mota e Paulo Galindro nos oferecem.

Todas as imagens e sinopses retiradas dos sítios em linha da Wook e Leya