Envie-nos sugestões
Os alunos da Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência e Surdocegueira Congénita participaram na atividade de leitura da história "Pequeno Azul e Pequeno Amarelo" de Leo Lionni, seguida de modelação, com recurso a massa de modelar, das personagens da história.
Foram também usados os tablets para exploração de um jogo sobre as cores.
A turma do 7ºD, onde se incluem duas alunas com Necessidades Educativas Especiais, elaborou e transcreveu para SPC os resumos das seguintes obras:
Livro disponível aqui
Realizou-se mais uma atividade de promoção da leitura, no âmbito do projeto “Todos Juntos Podemos Ler”, com a participação dos alunos da Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência e Surdocegueira Congénita e de uma turma do 1º ano da EB de Carvalhais. A obra abordada foi “A Casa da Mosca Fosca” de Eva Mejuto, uma adaptação de um conto popular russo, que apresenta uma galeria de animais com muita personalidade.
No fim foi possível provar o verdadeiro bolo de amora da Mosca Fosca.
Atividade de dinamização da leitura com o objetivo de sensibilizar os alunos para o valor dos livros e das bibliotecas. A sessão consistiu na narração da história, de Luísa Ducla Soares, com recurso a fantoches e projeção de cenário. Depois de ouvirem a história, os alunos pintaram as personagens principais.
Foi ainda produzido um audiolivro com Símbolos Pictográficos para a Comunicação pelos alunos das turmas 5ºA e 5ºB da EB Torre de D. Chama.
Fada Palavrinha (imagem)
Gigante (imagem)
Livro inclusivo (audiolivro+SPC)
No dia 3 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, as turmas do 4º ano da Escola Básica Luciano Cordeiro representaram a peça "O Natal das Bruxas", uma adaptação do conto de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Estiveram presentes os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem que, após a dramatização, participaram em atividades de dança e karaoke.
A biblioteca da EB Luciano Cordeiro, em colaboração com o Centro de Recursos TIC para a Educação Especial (CRTIC), iniciou a colocação de sinalética adequada a pessoas com baixa visão/cegueira, de forma a tornar as bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Mirandela mais inclusivas.
Desenvolveu-se hoje, dia 13 de fevereiro de 2019, mais uma atividade de promoção da leitura junto dos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem da EB Luciano Cordeiro.
Os alunos ouviram a história “Dá-me um abraço” de John A. Rowe, que fala de um animalzinho “tão eriçado como uma escova de esfregar” e que só queria ser abraçado. Depois da história, os alunos ouviram e cantaram uma música e exploraram nos tablets uma aplicação sobre animais.
O Centro de Apoio à Aprendizagem da Escola Secundária de Mirandela foi palco de mais uma atividade do projeto "Todos Juntos Podemos Ler", dinamizado pelas Bibliotecas do Agrupamento e da EPA Carvalhais/Mirandela. As alunas timorenses da EPA representaram, para os alunos que frequentam o CAA da ESM, a história "A festa de anos" de Luísa Ducla Soares. No final, como em qualquer festa de anos, cantaram-se os parabéns e comeu-se o bolo.
O DIPD foi assinalado com três atividades de animação de leitura direcionada aos alunos que frequentam os três Centros de Apoio às Aprendizagens do agrupamento.
-Leitura da obra "O que vamos contar?" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada (parceria com a biblioteca da EPA Carvalhais/Mirandela).
-Leitura da obra "A Zebra Camila" de Marisa Núñez;
-Leitura da obra "A que sabe a lua?" de Michael Grejniec (e posterior atividade lúdica/didática nos dispositivos móveis).