Todos os caminhos vão dar aos livros
O projeto a Ler mais e melhor do AE António Feijó
Desde 2014 que o AE António Feijó integra a rede de escolas leitoras.
Ao longo desta década, o projeto, que congrega um conjunto de ações relacionadas com a leitura nas suas múltiplas valências, dirigidas a alunos, docentes, famílias e comunidade em geral, foi passando por fases distintas (Correntes de Leitura: 2014-2016; Canteiros de Leitura a Unir o Mundo: 2017-2023), ajustando-se às linhas orientadoras de diretrizes nacionais e internacionais, assim como dos diferentes projetos educativos do agrupamento.
Todos os caminhos vão dar aos livros é a designação que o projeto a Ler mais e melhor assume nesta nova fase (2023/2024). Incorporando a experiência adquirida ao longo do percurso de uma década e atendendo à emergência de novas questões, tem como principal missão tornar a leitura cada vez mais presente, reforçando ou renovando práticas já consolidadas, integrando novos públicos e alargando e diversificando o leque de ações.
Deste modo, continuamos a aposta em atividades dirigidas às crianças e alunos do AE, como a Leitura Orientada, a Leitura Gratuita, a Filosofia para Crianças e Jovens e a Biblioteca à la Carte; ampliamos a oferta de Formação Docente em Contexto, e alargamos a nossa ação ao pessoal não docente; para docentes e não docentes criamos, ainda, o Clube Leituras ao Desafio. Damos continuidade aos projetos direcionados para a família, como os projetos anuais de leitura em articulação com a família, a educação literária na família e a literacia familiar, e integramos neste leque de ações o Serviço de Aconselhamento de Leituras (SAL).
O presente diário de bordo integra as diferentes ações levadas a efeito no âmbito do projeto, que se distribuem de acordo com os eixos de intervenção delineados pela RBE: Visibilidade da Leitura, Leitura recreativa, Leitura orientada, Socialização da leitura, Envolvimento da família.
O PERCURSO
Iniciado em 2017/2018, aquando da 2.ª fase do PNL (PNL2027), Canteiros de Leitura a Unir o Mundo foi criado numa perspetiva de continuidade do projeto que o antecedeu (Correntes de Leitura). O projeto agregou um conjunto de práticas que visavam, essencialmente, o desenvolvimento de competências de leitura, em três vertentes distintas: Leitura Fruição; Ler+ para saber+, e Ler+ em Família, desdobrando-se em várias ações e contemplando os diferentes públicos-alvo: crianças da Educação Pré-Escolar, alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo, famílias, docentes e comunidade em geral, tendo por base os eixos dos Projetos Educativos em vigor, O Mundo é a nossa Casa (2017-2021) e A minha Escola é o Mundo (2021-2025), que se alicerçam sobretudo nos fundamentos emergentes da Agenda 20230.
Foi em 2014, durante a 1.ª fase do PNL, que o AE António Feijó integrou a rede de escolas aLer+ com o projeto Correntes de Leitura. O agrupamento contava já com práticas de leitura de caráter sistemático, em vertentes como a Leitura Orientada, Gratuita e de Fruição, que se concretizavam em ações dirigidas aos diferentes públicos: alunos, docentes, famílias e comunidade. Correntes de Leitura decorria do Projeto Educativo em vigor, Ponte de Lima, Património Material e Imaterial.
DESTAQUES
Canteiros de Leitura a Unir o Mundo, AE António Feijó, é um dos 22 Diários de Bordo em destaque em 2020