SOCIALIZAÇÃO DA LEITURA
SOCIALIZAÇÃO DA LEITURA
O desenvolvimento de atividades abertas à comunidade tem sido, ao longo do tempo, uma prática comum nas Bibliotecas António Feijó. As exposições que abrem ao público em momentos altos, como o MIBE ou a Semana da Leitura, o estabelecimento de parcerias com instituições e movimentos locais, a disponibilização de serviços de atendimento permanente ou a formação destinada a diferentes públicos são alguns dos exemplos. Destacamos, neste eixo de intervenção o Serviço de Aconselhamento de Leituras (SAL), na sua vertente comunitária, o Clube de Leitura para docentes e não docentes, Leituras ao Desafio, as parcerias com a Universidade Sénior e com os Amigos Prováveis e a Formação para Assistentes Operacionais.
2024/2025
Os livros e as correntes do bem
2023/2024
Serviço de Aconselhamento de Leituras (SAL)
Este serviço, que incluímos também no eixo de intervenção Envolvimento da Família, acolhe diferentes utilizadores, pais, docentes, assistentes operacionais, voluntárias da leitura, e até elementos da comunidade. Na base do aconselhamento estão sempre os livros (os livros falam de tudo).
No presente ano letivo, para além do aconselhamento presencial e on-line, o SAL marcou presença na Feira da Ciência, Tecnologia e Educação de Ponte de Lima. Ao longo de uma tarde, divulgamos o serviço, através da apresentação de novidades literárias aos visitantes, mote que serviu para auscultar as inquietações dos adultos em relação aos "problemas" da leitura, e sugerir textos diversos capazes de envolver grandes e pequenos leitores.
Leituras ao Desafio: clube de leitura para docentes e não docentes
Janeiro traz novidades às bibliotecas António Feijó. O Clube Leituras ao Desafio, um clube para docentes e não docentes, nasce com o objetivo de ampliar os lugares e os gestos que possam contribuir para tornar a leitura cada vez mais presente, integrando também as ações decorrentes do projetos Abril depois de Abril.
Funcionando na segunda quinta-feira de cada mês, o projeto conheceu seis sessões, que congregaram docentes dos diferentes níveis de ensino e grupos disciplinares, e não docentes de algumas escolas do agrupamento. Tendo por base as diferentes representações da Liberdade, ao longo de seis meses, foram muitos os livros, histórias de vida, e outros documentos, partilhados no Clube Leituras ao Desafio, que se revelou um lugar de encontro, de afeto, de partilha de conhecimento e experiências, ao qual todos tinham vontade de voltar.
Parceria com a Universidade Sénior de Ponte de Lima
O diálogo intergeracional, através das histórias dos livros e das histórias de vida, intensificou-se ao longo deste ano letivo com esta nova parceria. Os alunos da Universidade Sénior vieram até à Biblioteca António Feijó para duas aulas diferentes: "Quando for grande quero ser um brincador", uma sessão que explorou as listas literárias, de Umberto Eco (A Vertigem das Listas) atéàs tendências da atual produção literária para a infância; e Coisas de Casa, uma reflexão sobre liberdade e felicidade, uma sessão que cruzou a literatura, a música e o cinema, em diálogo com o inestimável saber destes alunos maiores. O resultado: um novo público na qualidade de utilizadores: aproveitamos para dar a conhecer o SAL, a Biblioteca para Pais (que também se destina a avós), e para promover o empréstimo domiciliário. Os livros como ponto de partida e lugar de regresso.
Amigos prováveis visitam exposição Representações do 25 de Abril
O projeto Amigos Prováveis, que nasceu da participação de uma mãe (docente) no programa ELF, contempla uma parceria com alguns lares de idosos do território António Feijó.
No âmbito das comemorações dos 50 anos de Abril, um dos lares, envolvido na recolha e apresentação de testemunhos "como era a vida antes do 25 de abril", trouxe à biblioteca António Feijó os seus utentes, para visitarem a exposição Representações de Abril.
Os alunos da EB A. Feijó, voluntários do projeto amigos prováveis guiaram os idosos pelas diferentes valências da exposição: representações de Abril na Literatura, no Cinema, na Imprensa, na Música, na Escola, nas Colónias...
Formação para Assistentes Operacionais (JI)
No presente ano letivo incluímos na nossa valência de Formação Docente, ofertas formativas dirigidas às Assistentes Operacionais (AO). Nesta primeira fase, privilegiamos as AO de Jardim de Infância, atendendo ao facto de passarem mais tempo com as crianças, quer no trabalho de apoio ao educador, quer na componente de apoio à família.
Acreditamos que dotar estas profissionais de conhecimentos que lhes permitam incorporar livros e dinâmicas associadas à leituras nos momentos que estão com as crianças, constituirá uma mais valia no que respeita ao desenvolvimento do gosto pelo livro e pela leitura, atuando simultaneamente no desenvolvimento de pré-requisitos importantes ao nível linguístico e lexical, e ainda no apetrechamento da bagagem enciclopédica dos leitores em formação. As ações foram muito bem acolhidas, tendo tido, a curto prazo, efeitos positivos na escolha de livros, nas técnicas de leitura, e ainda na dinamização do espaço CRIAR da Biblioteca.
Tendo começado apenas na EB da Feitosa, prevemos alargar a aposta na formação destes profissionais, enquanto mediadores de leitura, a outras escolas do agrupamento.
VI Jornadas António Feijó integram Sarau de Poesia aberto à comunidade
Integrado nas comemorações dos 500 anos de Camões, uma turma de 9.º ano preparou, com a ajuda da docente de Português, um conjunto de poemas de Camões que apresentou no encerramento da 6.ª edição das Jornadas António Feijó. O momento contou com a participação de um número simpático de famílias, e com a colaboração de docentes da casa e de alunos voluntários do projeto Amigos Prováveis, que juntaram à festa a música de Zeca Afonso, acompanhada pela guitarra, e uma homenagem ao Planeta, na concertina. Encerramento das Jornadas, aniversário de Camões e Dia do Ambiente harmoniosamente conjugados num Sarau de Poesia.