VISIBILIDADE DA LEITURA
VISIBILIDADE DA LEITURA
Nas bibliotecas António Feijó qualquer pretexto é bom para falar de livros, para mexer em livros, e para "tirar proveito" da leitura. Elaboramos, periodicamente, listas de sugestões de leitura, em consonância com os projetos em desenvolvimento, listas de novidades literárias, montras temáticas, e temos até, numa das nossas páginas, uma salinha virtual com livros organizados por temas.
A visibilidade da leitura ganha também expressão em iniciativas como a Formação Docente em Contexto, que reúne docentes de todos os departamentos e níveis de ensino; as exposições comemorativas ou os desafios de leitura, encontrando eco em projetos como o Clube de Leitura Leituras ao Desafio, para docentes e não docentes, em parcerias como a da Universidade Sénior, ou em serviços como o SAL (Serviço de Aconselhamento de Leituras), ações onde o livro e a leitura se assumem como protagonistas, e que integramos no eixo de intervenção socialização da leitura.
As ações a Ler mais e melhor fazem, assim, parte da vida do agrupamento. Integram o Projeto Educativo nos seus diferentes eixos, materializando-se em projetos e atividades diversas, com divulgação assídua nas plataformas digitais do AE, nomeadamente a página web e as Redes Sociais, assim como nas da biblioteca escolar, espelhando a sua relevância.
2024/2025
Os livros são o nosso cartão de visita
Biblioteca Escolar recebe comitiva sueca, integrando descendentes do poeta e diplomata António Feijó.
Este ano foi assim: a Biblioteca Escolar abriu antes do início oficial das aulas para receber familiares de António Feijó, que viajaram de Estocolmo a Ponte de Lima para conhecer as Feiras Francas mais antigas do país.
O programa por terras limianas integrou uma visita à escola que tem por patrono o poeta e diplomata.
Na biblioteca António Feijó acolhemos a pequena comitiva com uma exposição sobre a vida e a obra do nosso patrono.
Os livros são, sempre, o nosso cartão de visita!
DESTAQUES BE
Ano novo, ideias novas. A partir de janeiro 2025, as atividades das Bibliotecas Escolares António Feijó passam a contar com o cartaz mensal DESTAQUES BE, onde divulgamos as principais iniciativas do mês.
Entre o vasto programa do mês, com ofertas para todos os públicos, LER CAMÕES é o grande destaque. Afinal o poeta faz 500 anos este mês!
Em fevereiro, aproveitando a chegada de novo fundo documental, reconfiguramos o espaço na BE da escola sede, criando novas zonas de leitura informal, criação e lazer.
Em março, a leitura está em festa, com uma Semana que não cabe no Tempo!
No mês do livro fomos em busca de memórias leitoras de infância dos nossos professores e obtivemos um belo retrato de família leitora António Feijó! Recuperar e dar vida a momentos felizes permeados pelo livro, pelas histórias e pela leitura, e partilhá-los, é tornar a leitura presente.
Maio acolhe um variado número de atividades, com destaque para a 1.ª Exposição Internacional de Literatura Infantil na BE António Feijó. Evento que integra as comemorações dos 80 anos do fim da segunda guerra mundial e o projeto Pontes de Letras, Fontes de Saber.
Em junho continuamos em alta: as já tradicionais Jornadas António Feijó acolhem, este ano, no âmbito da comemoração dos 900 anos do Foral de Ponte de Lima, uma feira medieval. A BE marca presença com o Tabernaculum Literarium, um espaço com livros (e não só), onde damos a conhecer um novo projeto Uma manta e um livro, a arrancar no próximo ano letivo.
Foi notícia no Jornal DESPERTAR...
Formação Docente em Contexto (com os livros de permeio)
2023/2024
Qualquer pretexto é bom para falar de livros
Este é um dos lemas das BE António Feijó. No âmbito das comemorações do MIBE, enquanto preparávamos a vinda de Marco Taylor às nossas escolas, aproveitamos para fazer um zapping pela obra do autor. Os livros de Marco Taylor não deixam ninguém indiferente, são altamente indutores de questionamento, não se escusam a levantar questões incómodas, a trazer à luz temas fraturantes, enfim... a revolver as entranhas de quem os lê.
Paralelamente, vamos aproveitando efemérides e outros contextos temporais para divulgar sugestões de leitura: qualquer pretexto é bom!
Desafios de Leitura
Os Desafios de Leitura na BE constituem uma dinâmica com larga tradição nas Bibliotecas António Feijó, em geral, e com particular incisão na biblioteca da escola sede. Decorrentes de projetos em desenvolvimento, de efemérides, ou do estudo da obra de um autor, por exemplo, têm sempre por base LIVROS. Este ano letivo, inspirados no tema aglutinador de projetos, Nas Asas da Liberdade, preparamos os Desafios PALAVRAS COM ASAS, que conheceram duas edições, ao longo do ano, e trouxeram muitos alunos à BE, ora individualmente, ora em grupos ou em grupos turma, tendo servido inclusivamente para professores de áreas diversas darem uma aula diferente aos seus alunos.
Os livros falam de tudo: mais sugestões de leitura
Efemérides, mudança de estação do ano... os livros falam de tudo! Ao longo do ano, em jeito de curadoria de conteúdos, vamos recuperando seleções literárias, que disponibilizamos nas nossas RS.
Aproveitamos contextos especialmente favoráveis como o Natal, para intensificar a presença do livro nos diferentes ambientes, do escolar ao familiar, através não apenas da apresentação de novidades literárias, como também da sugestão de atividades a realizar em diferentes contextos, tendo por base a vasta oferta de livros de temática natalícia.
Ao longo do mês de dezembro de 2023, ao ritmo de um por dia, publicamos nas Redes Sociais Facebook e Instagram ELF, uma seleção de 31 obras de 2023. Autores portugueses e estrangeiros, narrativas, poesia, livro objeto e livro brinquedo, ficção e livro informativo, temas da tradição e temas emergentes... Procuramos, nesta seleção, uma representação da diversidade da atual publicação para a infância no sentido de aproximar os bons livros dos seus leitores preferenciais.
Exposições Comemorativas
Ao longo do ano letivo, são várias as exposições que passam pelo espaço das Biblioteca Escolares. No presente ano, destacamos as exposições evocativas dos 50 anos do 25 de abril e dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões na Biblioteca da escola sede. Ambas as exposições contaram com um significativo número de livros alusivos às comemorações em causa, tendo constituído oportunidades privilegiadas de aprendizagem para todos os alunos de 2.º e 3.º CEB que beneficiaram de visitas guiadas pelos seus professores de história e de português, respetivamente, para um efetivo conhecimento dos temas e usufruto dos livros e outros materiais expostos.
Formação Docente em Contexto
A formação docente em contexto, embora integrada no eixo Leitura Orientada, é, no AE António Feijó, uma ação que confere particular visibilidade à leitura pelo facto de acolher e envolver docentes de todos os níveis de ensino e dos vários grupos disciplinares, não obstante a base literária que subjaz à maioria das ações. Destacamos, neste âmbito, pela diversidade de grupos disciplinares presentes, o curso Percursos de Leitura, que acolheu 20 docentes, e a ACD Roteiro Literário Camilo Castelo Branco, que contou com a participação de 40 professores. De salientar ainda a intervenção da EPE e do 1.º CEB na mesa de partilha das VI Jornadas António Feijó, com as comunicações Representações da Liberdade e da Diversidade e A transversalidade da Educação Literária, respetivamente, evidenciando a forte presença do livro e da leitura no dia-a-dia da sala de aula.
Os livros são o nosso cartão de visita
Ao longo do ano, as montras das nossas bibliotecas vão-se modificando, ajustando-se às datas. Há, contudo, um elemento que as unifica: os livros. Os livros são o nosso cartão de visita.
Livros para todas as ocasiões...
Gostamos de elaborar seleções de livros a partir de um elemento comum. Por exemplo, em homenagem ao luar de janeiro, fomos em busca de representações da lua nos livros, uma sugestão que recuperamos para apresentar por altura da Senhora das Candeias, que se comemora a 2 de fevereiro. Na Páscoa, reunimos um conjunto de obras protagonizadas por coelhos a que associamos um passatempo. Recuperámo-lo como sugestão para as férias das Páscoa. O dia da Europa foi assinalado com sugestões de "livros que convidam a percorrer o mundo", e, para o dia do ambiente, resgatamos uma seleção de textos para "celebrar o amor à Terra". Por altura do Dia da Criança, divulgamos a Seleção do Observador: 33 novos livros 2024.
Presença Digital da Leitura nos canais de divulgação do AE e da BE
As ações a Ler mais e melhor têm divulgação assídua nas plataformas virtuais do AE António Feijó e nas suas Redes Sociais, assim como nos canais de divulgação da Biblioteca Escolar.