ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA
ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA
A promoção da leitura em ambiente familiar e a educação literária na família fazem parte da história da Biblioteca António Feijó. Desde 2007 que dinamizamos, ininterruptamente, projetos e programas vocacionados para a família, instância que dispõe de uma salinha virtual própria no blogue da BE e destaque na página de Instagram.
No âmbito do projeto a Ler mais e melhor, destacamos o programa de Educação Literária na Família (ELF), o projeto Livros e Literacia Familiar, os projetos anuais de Leitura em articulação com a Família e o Serviço de Aconselhamento de Leituras (SAL). Em 2024/2025 integramos também o projeto LER fora da Escola.
2024/2025
LER fora da Escola
Porque acreditamos profundamente na bondade dos livros e no poder da leitura, aceitamos o desafio e abraçamos este novo projeto, colocando ao serviço do país a experiência que o agrupamento foi acumulando ao longo do tempo no que respeita às ações especialmente dirigidas à família.
O "grupo piloto" é composto por pais de crianças da Educação Pré-Escolar da EB de Trovela. Este grupo, juntamente com a educadora, assumiu o compromisso de, mensalmente, reunir connosco para partilhar as suas experiências de leitura em casa com os seus filhos, descobrir novos livros e estratégias de leitura, e colocar a sua experiência ao serviço das demais escolas e famílias que, pelo país, abraçam este projeto.
A dinâmica compõe-se de sessões mensais, que se fazem acompanhar de livros e propostas de abordagem aos livros, incluindo sempre as listagens de obras que se disponibilizam no espaço dos livros, que acompanha o projeto.
Diário do Projeto
"Foi assim que encerramos (mais) um dia intenso!
Entre a generosidade das partilhas das famílias e a bondade dos livros"
27.11.2024
"Livros que se transformaram em horas de brincadeira entre irmãos, que foram motor de conversas profundas sobre a nossa relação com o Outro, que levaram miúdos e graúdos para o exterior para ler ao som do cair das folhas, que viciaram pais e filhos em abecedários temáticos(...)."
16.1.2025
"Cada vez há mais atividades decorrentes do livro e da leitura: conversas, saídas de campo, jogos envolvendo palavras, pesquisas orientadas, consulta de mais livros e de outras fontes."
19.2.2025
"Eram quase 22h quando fechamos a porta da escola, ontem, em Trovela. E não havia nenhum outro lugar onde preferíssemos ter estado neste último dia de abril (...)."
30.04.2025
" (...) Mais tempo de qualidade, mais conversa, mais cumplicidade, laços afetivos fortalecidos, mais conhecimento e curiosidade crescente são os efeitos mais imediatos do convívio assíduo com a boa literatura.
Os (bons) livros transformam vidas!"
27.5.2025
"Famílias transformadas pelo poder da leitura literária, partilhada entre pais e filhos, levaram o testemunho da alegria da leitura ao arraial de final de ano da sua escola."
28.6.2025
Embora seja impossível traduzir em imagens a alegria da descoberta, a partilha da experiência leitora e a realidade da transformação operada, tentamos captar alguns momentos.
Ao longo do ano
Na nossa página @educacaoliterarianafamilia também fomos partilhando os "sentires" dos participantes, os seus testemunhos e um pouco do diário do projeto.
Ao longo do ano
No final do projeto, mães participantes e diretor do agrupamento dão o seu testemunho sobre a experiência da Leitura em família.
A professora bibliotecária, que dinamizou o projeto, escreveu:
"Foram 9 meses, 9 sessões, 40 livros, muitas horas de conversa-partilha, muitos sorrisos, algumas lágrimas, muita cumplicidade! Foi um caminho de verdadeira transformação para as famílias participantes e para nós, que dinamizamos e acompanhamos cada passo deste percurso.
A leitura partilhada continua a produzir bons frutos, com reflexos muito positivos nos diferentes ambientes onde as famílias se movem.
Mais tempo de qualidade, mais conversa, mais cumplicidade, laços afetivos fortalecidos, mais conhecimento e curiosidade crescente são os efeitos mais imediatos do convívio assíduo com a boa literatura.
Os (bons) livros transformam vidas!
E Conhecer é a palavra de ordem. A escola tem, aqui um papel insubstituível, pois continua a ser a instituição mais bem habilitada para levar este conhecimento às famílias (e se a escola não o fizer, ninguém o fará).
Continuamos, pois, a acreditar!" (Lúcia Barros, 28.5.2025)
Forais de Livros, Coroas de Histórias
Forais de Livros, Coroas de Histórias é o projeto anual de leitura em articulação com a família em 2024/2025. Decorre do tema aglutinador de projetos, Regressar, Pertencer, (Co)Operar, aliando a leitura às vivências comemorativas dos 900 anos da outorga do Foral a Ponte de Lima.
A partir do final de outubro, começam a chegar os trabalhos realizados em família, dando corpo a exposições temáticas em todos os estabelecimentos de EPE e 1.º CEB, e podendo ser apreciadas por toda a comunidade educativa e por quem nos visita, conferindo identidade ao agrupamento. Em momentos escolhidos pelos professores, os trabalhos são ponto de partida para conversas em volta dos livros que estiveram na sua origem. A diversidade de trabalhos é reflexo, não apenas da pluralidade de leituras, como também da própria diversidade no agrupamento.
18 anos a ler mais em família no AE António Feijó: Comemorações
Foi há 18 anos, neste dia, que iniciamos este maravilhoso percurso de promoção da leitura em ambiente familiar, com o projeto Lê para mim, que depois eu conto… (ler mais)
Susana Corvas partilha a sua história de vida (transformada pelos livros) com os alunos da Universidade Sénior, estreando o seu novo tapete narrativo. Tudo começou com a participação, na qualidade de mãe, num dos nossos projetos.
Serviço de Aconselhamento de Leituras
"A nossa Voluntária da Leitura, Marília Malheiro, escolhendo o primeiro kit de livros para os seus “novos meninos”. É na EB de Rebordões Souto que a Marília vai continuar a sementeira de amor aos livros e à leitura"
"Hoje falamos de ovos, galinhas, girafas e mistérios! O humor aliado ao pensamento critico foi o fio condutor"
2023/2024
Livres para Ler, Livros para Ser: projeto anual de Leitura em articulação com a Família
Decorrente do tema aglutinador de projetos 2023/2024 no AE, Nas Asas da Liberdade, Livres para Ler, Livros para Ser é o tema do projeto de leitura em articulação com a família no presente ano.
Este projeto tem como principal objetivo implementar, diversificar e reforçar práticas de leitura em ambiente familiar, associando os livros a temas emergentes e a projetos em desenvolvimento no agrupamento, através de experiências afetivas envolvendo os livros. No presente ano sugere-se a elaboração de uma das letras da palavra LIBERDADE, num material à escolha (cartão, madeira, esferovite, tecido…), de tamanho A4, decorada com palavras e/ou ilustrações alusivas à obra lida em família, que possam relacionar-se com a letra escolhida e com o conceito de liberdade.
Livres para Ler, Livros para Ser
À medida que os trabalhos chegam, ao longo do ano, vão dando corpo a exposições temáticas em todos os estabelecimentos de EPE e 1.º CEB, que podem ser apreciadas por toda a comunidade educativa e por quem nos visita, conferindo identidade ao agrupamento. Em momentos escolhidos pelos professores, os trabalhos são ponto de partida para conversas em volta dos livros que estiveram na sua origem. A diversidade de trabalhos é reflexo, não apenas da pluralidade de leituras, como também da própria diversidade no agrupamento.
SAL: Serviço de Aconselhamento de Leituras
Este serviço visa essencialmente aproximar a biblioteca escolar da comunidade educativa em geral e contribuir para a formação de pais, no sentido de auxiliar o incremento de práticas no âmbito das diferentes literacias, em ambiente familiar, e de ajudar a ultrapassar dificuldades decorrentes do desconhecimento de estratégias de leitura, assim como da ausência de rotinas associadas aos livros.
O SAL consiste na realização de sessões de aconselhamento aos pais, professores e comunidade em geral, no âmbito de questões decorrentes da leitura, escrita e outras literacias, contemplando também a sugestão de leituras para empréstimo domiciliário.
No presente ano, o SAL esteve na Feira da Ciência, Tecnologia e Educação de Ponte de Lima divulgando os seus serviços.
Livros e Literacia familiar
Este projeto é uma valência do Programa Educação Literária na Família (ELF) e tem como principal objetivo ajudar as famílias a tirar mais proveito de materiais impressos, sobretudo do livro, no sentido de predispor a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, e para o gosto pelo saber.
Materializa-se através da dinamização de sessões on-line destinadas sobretudo a pais com crianças em idade pré-escolar e 1.º ano, educadores de infância e professores.
PUBLICAÇÃO DICA: Divulgar, Inovar, Colaborar, Aprender (CNE)
A Biblioteca António Feijó marca presença no primeiro número da DICA - Divulgar, Inovar, Colaborar, Aprender, uma publicação do Conselho Nacional de Educação "cujo principal propósito é contribuir para que o trabalho das escolas/agrupamentos e de todos os seus profissionais seja mais conhecido por parte das comunidades escolares e da sociedade em geral", com o artigo (Re)pensar a Leitura em Família a partir da Biblioteca Escolar, da autoria de Lúcia Barros, coordenadora da Biblioteca Escolar A. Feijó e de Carla Gandra, Coordenadora Interconcelhia RBE.
Educação Literária na família
O programa Educação Literária na família, comporta diferentes valências. No presente ano, o foco esteve no serviço de curadoria para divulgação literária, com apresentação de sugestões de leitura organizadas por temas, de acordo com contextos temporais, ação referida intervenção Visibilidade da Leitura. Privilegiamos a otimização dos recursos já produzidos (ver Visibilidade da leitura) e criamos duas novas seleções, com foco nas novidades literárias de 2023: O (novo) Natal dos Livros e Um 31 de Livros, seleção que apresentamos ao ritmo de um livro por dia, durante o mês de dezembro, nas páginas de Facebook e Instagram Educação Literária na Família.
Por altura do Dia Mundial da Criança, divulgamos, nas nossas RS a seleção do OBSERVADOR: 33 novidades 2024.
Da família para a escola: pais participam na Semana da Leitura
A larga tradição de trabalho envolvendo a família vai tendo repercussões positivas no dia a dia das escolas do agrupamento.
As Voluntárias da Leitura, por exemplo, nasceram da participação no programa ELF, assim como o projeto Amigos Prováveis, que referimos no eixo de intervenção Socialização da Leitura.
No presente ano letivo, as comemorações da Semana da Leitura contaram, na maioria das escolas, com a colaboração de pais, que partilharam um bocadinho do seu tempo, lendo para as turmas dos filhos. Ao lado, podemos encontrar o testemunho de uma turma da EB da Feitosa.