LEITURA RECREATIVA
LEITURA RECREATIVA
A Leitura Recreativa nas escolas de António Feijó materializa-se de modo mais explícito em ações como a Leitura Gratuita, o Passaporte de Livros, a Leitura Livre, a Animação à Leitura e o Empréstimo Domiciliário. Paralelamente, encontra-se também presente em iniciativas como os Encontros com Contadores de Histórias e Escritores, atividades habitualmente combinadas com a Leitura Orientada, em concursos como As Histórias d'Ajudaris, ou o Concurso Concelhio de Leitura, e ainda em passatempos como os Desafios de Leitura, nas montras temáticas e na divulgação de sugestões de livros, ações que integramos no eixo de intervenção Visibilidade da Leitura.
Em 2024/2025, integramos também neste eixo os projetos Laboratórios de Histórias (EPE), Laboratórios de Leitura (1.º CEB) e Clube de Escrita (2.º CEB), iniciativas que, não raro, se cruzam com o eixo Leitura Orientada.
2024/2025
Laboratórios de Leitura
"Pretende-se que os alunos leiam todos os dias na sala de aula, semanalmente na biblioteca e mensalmente para um público selecionado (+1). Este +1 serão espaços mensais de partilha de leituras, em que os alunos e professores de cada turma preparam uma leitura, uma declamação, o reconto de uma história, a troca de ideias sobre livros lidos…, e partilham com os colegas da escola e outros convidados (...)" (abaixo a versão integral do guião do projeto)
Rita Sineiro contou e encantou. Com a tónica na centralidade do livro, a autora provou que não são necessários grandes "floreados" para trazer os alunos para o texto. O segredo está na escolha de bons textos.
Uma atividade decorrente do projeto Laboratórios de Leitura
Leitura Gratuita
A monitorização da leitura gratuita é uma das ações incluídas no projeto Laboratórios de Leitura. O envolvimento dos alunos aumenta o grau de compromisso de todos os intervenientes. a par desta ação continuamos a apostar nas listas de divulgação de novidades e outras obras relacionadas com os projetos em desenvolvimento, o que vem permitindo um significativo apetrechamento e atualização de fundo documental das nossas BE. Uma lista à mão é mais do que meio caminho andado para a aquisição de obras de qualidade.
"(...) Mas não podemos deixar, naturalmente, de falar das Galochas Vermelhas, neste final comemorativo dos 50 anos de abril, nem da Dona Linguaruda, num momento em que conversar “volta” a estar na ordem do dia.
Os trabalhos expostos à estrada da BE revelam a seriedade com que é levada a efeito a educação literária nesta escola."
Bibliotecas de Recreio
Casinha da Leitura no JI de Pontes de Lima
No coração da comunidade, o Jardim de Infância de Ponte de Lima deu um passo significativo na promoção da leitura ao inaugurar a tão aguardada Casinha da Leitura. Este espaço especial foi generosamente oferecido pela Associação de Pais. Continuar a ler...
Semana da Leitura:
Cristina Taquelim e Inácia Cruz
Do vasto programa da Semana da Leitura 2025 (uma semana apenas de nome no que ao tempo respeita), a leitura recreativa marcou presença sobretudo através das sessões com as contadoras de histórias Cristina Taquelim e Inácia Cruz, junto de alunos do 2.º CEB e da EPE e 1.º CEB, respetivamente. Na base das sessões com Inácia Cruz estiveram também atividades de Leitura orientada, cujos guiões e alguns ecos podem ser conhecidos no eixo de intervenção respetivo.
"Uma animada sessão que contou com “lições de teatro”, cruzamento com outros livros, conhecimento do mundo e muita interação (...)"
"(...) uma animada sessão que juntou teatro, livros, conversa, jogo e boa disposição. Vamos fazer da leitura uma verdadeira festa!"
"À boleia da Andorinha, uma pequena exposição bibliográfica convida a outras leituras com asas: narrativa, poesia, livro informativo, autores nacionais e estrangeiros enformam uma interessante mostra na biblioteca escolar.(...)"
Leituras com asas, leituras de primavera
Dia Internacinal do Livro Infantil
Leituras que celebram a diversidade
2023/2024
Quem gosta de animais, cresce mais: a obra de Couto Viana, pela contadora de histórias Inácia Cruz
Foi assim que iniciamos as comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares nas nossas escolas. A recente publicação da antologia de poesia de António Manuel Couto Viana, Quem gosta de animais cresce mais, constituiu um excelente pretexto para dar corpo ao lema do MIBE: Biblioteca Escolar, o meu lugar preferido para criar e imaginar. Inácia Cruz percorreu todas as escolas com uma interessante interpretação da obra do autor vianense, que fez as delícias de todas as crianças da Educação Pré-escolar do agrupamento.
Leitura Gratuita
A Leitura Gratuita, projeto já com larga tradição nas nossas escolas junto de crianças da EPE e alunos do 1.º CEB, traduz-se na leitura diária, apenas por prazer, sem qualquer atividade associada, durante cinco a dez minutos. Sugere-se que seja feita no início das atividades da tarde, servindo simultaneamente o propósito de enriquecer a bagagem literária dos leitores em formação e trazer a calma necessária ao retomar das atividades letivas. Para auxiliar esta dinâmica, são disponibilizados conjuntos de livros nas salas de professores, lugares, habitualmente, de encontro no final do almoço, que vão sendo renovados à medida que passam por todas as salas. A seleção de obras pode também integrar escolhas dos alunos, dos pais e dos professores. A Biblioteca Escolar elabora, periodicamente, listas de sugestões de novidades para apetrechamento do fundo documental das bibliotecas escolares, integrando obras relacionadas com os projetos e dinâmicas em desenvolvimento, como a Leitura Gratuita.
Quanto mais se lê, maior a vontade de ler!
No Jardim de Infância de Rebordões Souto, o trabalho em torno da obra de Couto Viana não se esgotou no MIBE, pois Conceição Vicente, autora que é visita assídua ao AE António Feijó, presenteou as crianças com um poema inspirado numa das suas criações. Um bom pretexto para levar a estas crianças alguns livros da autora. Aproveitamos o contexto temático - o animal - e privilegiamos as obras de Conceição Vicente protagonizadas por animais, livros que se revelaram preciosos aliados da leitura gratuita ao longo do 2.º trimestre.
Histórias d'Ajudaris: a Paz e o Planeta de mãos dadas
As Histórias d'Ajudaris aliam, de forma harmoniosa, a leitura, a escrita, a solidariedade, o espírito crítico e a criatividade.
Em dezembro chegavam às nossas escolas as Histórias d'Ajudaris 2023, edição que tinha como tema a Paz, contendo seis textos de alunos do AE António Feijó. À semelhança do que vem acontecendo há já uma década, estas histórias deram corpo a feiras do livro e percorreram as salas das diferentes escolas do agrupamento, não apenas para dar a conhecer o texto dos autores da escola em causa, mas também para conhecer outros textos e analisar as ilustrações que os acompanham. O envolvimento foi grande, resultando num generoso donativo de apoio às causas da instituição, e na elaboração de seis novos textos enviados para a edição de 2024, que terá como tema o Planeta.
Desafios Palavras com Asas
Em prol da PAZ e da LIBERDADE, a BE António Feijó concebeu, também, os Desafios Palavras com Asas, um passatempo composto por 11 obras para ler nas entrelinhas, 33 desafios para completar e 45 questões para desvendar, uma ação que integramos no eixo de intervenção Visibilidade da Leitura.
Animação à Leitura
Ao longo do ano, são vários os momentos que dedicamos à Animação à Leitura. Habitualmente integradas em contextos temáticos, como projetos em desenvolvimento ou efemérides, estas atividades, para além da vertente lúdica de que se revestem, constituem oportunidades para promover a cultura do livro e apetrechar a enciclopédia literária dos pequenos leitores. No presente ano levamos a efeito sessões de animação integradas no projeto Da Cantiga de Roda ao Livro Objeto (candidatura Leituras com a Biblioteca), O Tio Lobo, com a contadora de histórias Susana Corvas; nas comemorações de Natal, com crianças do JI, Natal com a Tia Josefina e O Cavalinho de Pau do Menino Jesus; e nas sessões de introdução à Filosofia para Crianças na EPE, A Galinha Ruiva e A Galinha Xadrez, iniciativa que se conjuga com a Leitura Orientada.
Leitura Livre
Embora o empréstimo domiciliário seja a principal forma de concretização da Leitura Livre, esta valência pode assumir distintos formatos. No 1.º CEB, por exemplo, o projeto Passaporte de Leituras desencadeou uma corrida aos livros, que passaram a estar sempre disponíveis para poderem ser lidos em qualquer pausa (sempre que os alunos terminavam uma tarefa, nos intervalos...). Na BE da escola sede, a Leitura Livre passou por atividades tão diversificadas como a participação em passatempos, a visita a exposições, a ocupação do tempo de intervalo, aulas de apoio, aulas de cidadania, ou a descoberta de novidades. Diretor, professores de diferentes áreas e alunos são "adeptos assíduos" da Leitura Livre.