Quem Somos

Definição e Histórico


O Laboratório de Metodologia e Pesquisa Mista em Ensino de Ciências (LAMPMEC) tem sua origem em 2016, quando duas professoras do curso de Pós Graduação em Ensino Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) começaram a desenvolver atividades conjuntas, com o interesse principal de compartilhar informações sobre teorias e metodologias para investigar questões sobre o Ensino de Ciências. Inicialmente o grupo foi composto por alunos de pós graduação orientados pela Profa. Dra. Amanda Amantes e pela Profa. Dra. Ana Paula Miranda Guimarães. Com o tempo, outros membros, com ou sem vínculo com o programa de pós graduação, passaram a integrar o grupo ou a colaborar com as pesquisas. Desde 2016 investigações têm sido conduzidas em ampla colaboração, tanto na perspectiva teórica como metodológica. Desse trabalho, produtos voltados para educação básica foram elaborados, assim como instrumentos de coleta de dados e desenhos de pesquisa. Com forte caráter metodológico, um foco do LAMPMEC está no desenvolvimento de protocolos coerentes de pesquisa, buscando sempre validar os materiais produzidos e propiciar uma contribuição na área em relação à utilização de métodos mistos. Nesse sentido, buscamos sempre por inovações, seja de métodos didáticos, de análise de dados ou de materiais de ensino.

Como estratégia de produção de conhecimento, procuramos a colaboração de diferentes áreas para investigar nossos objetos; dessa forma, contribuições teóricas da psicologia, neurociência e etnografia são realizadas, assim como da psicometria e aprendizagem de máquina na perspectiva metodológica.

Como focos de pesquisa, o grupo investiga diferentes questões relacionadas ao Ensino de Ciências, tanto no âmbito de conhecimento geral sobre fenômenos educacionais como no âmbito de sala de aula, com suporte para aplicação de materiais didáticos e formação docente.

Como aporte teórico, ainda que tenhamos uma perceptiva interdisciplinar de trabalho, o principal foco são teorias gerais sobre: i) desenvolvimento cognitivo ii) complexidade hierárquica iii) cognição situada iv) multiculturalismo v) acesso e avaliação de traços latentes. 

As linhas de pesquisa do LAMPMEC podem ser sistematizadas em três, ainda que os trabalhos do grupo possam ter elementos de mais de uma delas.

1- Design e validação de metodologias e instrumentos:

Fazem parte dessa linha os estudos com foco central na discussão, elaboração e validação de materiais -instrucionais, teóricos e empíricos – para serem aplicados em contextos de pesquisa e/ou sala de aula. O aporte teórico se refere ao acesso e avaliação de traços latentes, metodologias de análise de dados, design de pesquisa, métodos qualitativos, quantitativos e mistos. Interlocuções com as áreas de psicomentria, neurociência e aprendizagem de máquina são usualmente empregadas nos trabalhos dessa linha.

2- Aprendizagem de conteúdos científicos:

Os trabalhos nessa linha tem como objeto de estudo o progresso do entendimento, seja a partir de intervenções didáticas ou a partir de mensuração em larga escala. Diferentes questões são estudadas, direcionadas para gerar um conhecimento acerca de como os sujeitos aprendem conteúdos científicos, seja de maneira formal ou informal. As teorias de suporte são diversificadas e podem corresponder a outras áreas, a depender o foco de investigação. Usualmente são empregadas teorias que se apoiam na explicação do processo cognitivo, seja do ponto de vista psicológico ou sócio-cultural.

3- Formação de professores:

As investigações sobre formação de professores são conduzidas para entender diferentes aspectos dessa formação, como aprendizagem dos licenciandos, currículo, atuação dos do professor, saberes docentes, contexto profissional.