Projetos de Iniciação Científica (2019/2020)

A preposição em Livros Didáticos: contribuições epistemológicas e metodológicas da Gramática Gerativa

Pesquisadora: Giovanna Santos Pereira (Bolsa Pibic/CNPq)

O projeto estuda a contribuição da Teoria Gerativa tanto no tratamento como no ensino, na Educação Básica, das preposições. Terá como objeto de estudo os conceitos e critérios de reconhecimento dessa classe de palavras em gramáticas tradicionais, manuais de linguística teórica e em três Livros Didáticos do Ensino Médio do PNLD. Nesses materiais, será observada a classificação dos vocábulos em classes de acordo com três critérios principais, estabelecidos pela tradição dos estudos gramaticais. Será proposta uma metodologia complementar à sugerida nos livros didáticos, que levará em consideração o conhecimento internalizado dos estudantes a respeito da gramática de sua língua.

Orientador: Aquiles Tescari Neto

A posição de verbos intransitivos e bitransitivos em inglês canadense

Pesquisador: Matthew Gabriel da Silva Sant'anna(Bolsa PIBIC/Cnpq)

Resumo: Assumindo o Programa Cartográfico (Cinque, 1999), o presente projeto tem como objetivo geral verificar se a valência do verbo interfere na altura dos movimentos do verbo temático em inglês canadense. Na pesquisa PIBIC, em andamento, pelo candidato, constatamos haver, ainda que de maneira muito limitada, a subida do V temático em InCn. Consideramos V transitivos, apenas. Faz-se necessário agora dar continuidade à investigação em andamento – e que já vai para sua conclusão em julho próximo –, desta vez verificando se a natureza do verbo (relativamente à sua valência) determina a altura a que o V (temático) sobe (por entre os advérbios da hierarquia de Cinque).

Orientador: Prof. Aquiles Tescari Neto

Movimento do verbo temático finito no espanhol de Bogotá: a vez da valência verbal

Pesquisador: Francisco de Paula Forero Pataquiva (Bolsa PIBIC/Cnpq)

Resumo: O presente projeto, que dá continuidade ao projeto PIBIC em andamento, busca entender a que posição o verbo temático finito, considerando as valências até o momento não investigadas (nomeadamente, verbo bitransitivo, transitivo indireto e intransitivo (inacusativo e ergativo), pode chegar e a que posição tem de obrigatoriamente se mover no espanhol colombiano, língua materna do candidato à bolsa. Para isso assume, como marco teórico, o Programa Cartográfico (Cinque, 1995, 1999; Rizzi, 1997, 2001, 2004; Laenzlinger, 2011, 2015; Tescari Neto, 2013), vertente da teoria de Princípios e Parâmetros da Gramática Gerativa.

Orientador: Prof. Aquiles Tescari Neto