Redação
Coletivo x Individualismo
Revisão ENEM - Atividade dia 22/07 a 07/08
Revisão ENEM - Atividade dia 22/07 a 07/08
Vamos fazer todas as anotações no caderno.
Observem com atenção, leiam e depois escrever.
Duvidas pode me procurar. Prof. Maricelia
Texto 1
Vivemos, no entanto, o coletivo de forma paradoxal. Há divisões internas no coletivo.
Hoje, especialmente, ele se manifesta em dois grandes mundos opostos com variações e hierarquias sociais. O maior coletivo é o das maiorias excluídas de bens e de direitos e nessas maiorias as mulheres na sua diversidade são em maior número. Ironicamente essa maioria coletiva de excluídos/as cresce assustadoramente aos nossos olhos como seres descartados da cidadania afirmada como direito.
Para essa coletividade maior, as portas da democracia cidadã estão quase fechadas. Paradoxalmente as pequenas coletividades marcadas por privilégios fizeram do coletivo uma plutocracia na qual o dinheiro e o poder são a moeda de troca que os mantêm nas alturas. E o topo da pirâmide comporta pouco espaço.
Não há pacto coletivo real entre essas duas coletividades, mas uma coletividade ameaça a outra de extermínio, embora seja a coletividade menor que mantêm para si a proteção do Exército, da força policial e da produção de armas. É o coletivo menor que manipula e detém o poder num jogo de cartas marcadas.
Ameaças, chacinas, explosões, marchas, greves, manifestações são as tentativas de sobrevivência da coletividade maior, nessa guerra desigual com aparência de ordem que começa desde o raiar do dia e se estende pelas noites escuras.
Fingimos que está tudo bem, tudo sob controle, tudo sob as bênçãos divinas. Basta obedecer as leis, basta seguir as ordens dos dirigentes e evitar badernas. Mas quem faz a baderna? Quem a provoca? Quem está na sua origem? Os tribunais superiores não ousam julgar e responder a essa questão. (Disponível em https://www.cartacapital.com.br/blogs/dialogos-da-fe/o-individual-e-o-coletivo-paradoxos-da-historia/. Acesso em 06 jul. 2020)
Texto 2
O conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade forma um sistema determinado que tem sua vida própria; poderemos chamá-lo: a consciência coletiva ou comum. Sem dúvida, ela não tem por substrato um órgão único; é, por definição, difusa em toda extensão da sociedade; mas não deixa de ter caracteres específicos que fazem dela uma realidade distinta. (E. Durkheim. A consciência coletiva)
Texto 3
Os textos acima tratam da questão do coletivo/consciência coletiva e individualismo. Tendo isso em mente, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:
A importância do pensamento coletivo em prol de uma harmonia social.