Estudos Orientados (EO)
Pensar o sujeito como produtor do conhecimento é uma das finalidades do Ensino Médio. Dessa maneira, busca-se alinhá-la aos quatro pilares da educação presentes no relatório para a Unesco (1998), como contributo para uma melhor compreensão sobre o que tratam os Estudos Orientados (EO), dentro do Programa Alagoano de Ensino Integral – pALei.
Para tanto, é necessário desenvolver técnicas de estudo e estratégias para aprendizagem, uma vez que um dos maiores propósitos dos Estudos Orientados é o aprender a fazer, um lugar em que se desenvolve habilidades e incentiva-se o aparecimento de novas competências. Por isso, é fundamental que a unidade de ensino mobilize-se e proporcione condições para que esta ação ocorra de maneira plena. Desse modo, aos estudantes serão oferecidos tempo e espaços diversos para suas aprendizagens e condições preliminares para que possam organizar seus próprios estudos.
Alinhado a esta proposição, cabe aos docentes estimularem o estudante a:
• querer estudar, pensar esta atitude como uma prática muito positiva com a qual não haverá possibilidade de perda;
• poder estudar, o momento de reflexão sobre suas vontades, os seus hábitos de estudos, sua capacidade intelectual, suas condições familiares e, sobretudo,
• saber estudar, ou seja, conhecer e como dominar técnicas de estudo e quais as possíveis estratégias que precisam desenvolver de modo a favorecer a efetiva aprendizagem.
Destaca-se, ainda, que esta ação não poderá, em hipótese alguma, ser tratada como aula de reforço, de acordo os seguintes objetivos:
• Reconhecer a necessidade de desenvolver hábitos de estudo e os elementos imprescindíveis para o ato de estudar;
• Estabelecer a diferença entre a qualidade e a intensidade do estudo;
• Desenvolver a capacidade de organizar-se para estudar;
• Solidificar hábitos de estudo;