O projeto orientador de turma (prOTurma) e o docente orientador de turma (DOT)
Definição do PrOTurma
É um acompanhamento sistematizado de orientação dos estudantes em sala de aula, pautado na atenção individualizada e humanizadora do sujeito, bem como no desenvolvimento do processo de aprendizagem, conduzindo cada estudante a aprender a viver e a conviver num contexto social mais amplo, combatendo qualquer forma de preconceito e discriminação.
Docente Orientador de Turma (DOT) O DOT é o articulador que media as aprendizagens, os conflitos e os processos de interação entre os sujeitos envolvidos nos espaços e tempos educativos. É um docente que, além de lecionar um componente curricular nessa turma, assume atribuições de intervir e mediar às relações interpessoais entre os responsáveis e a comunidade escolar.
Isso significa que seu trabalho é diversificado, dinâmico e ainda complementa as atividades pedagógicas, uma vez que deve considerar o emocional dos estudantes no desenvolvimento da aprendizagem, visto que possibilitará que se conheçam melhor, aproximem-se, rompam barreiras relacionais e, a partir do conhecimento da realidade de cada um, possa propor ações e estratégias para resolução de conflitos, a fim de que se sintam seguros para atingirem o objetivo inicial: obter êxito nas aprendizagens.
O processo de acompanhamento proposto pelo PrOTurma deve ser contínuo e realizado ao longo de todo o ensino médio. Dessa forma, o DOT eleito para uma turma da 1ª série deverá acompanhar essa mesma turma até a conclusão do ensino médio. Assim, o DOT será o profissional que possui grande conhecimento com relação ao funcionamento daquele grupo de estudantes.
Registro Fotográfico da Turma
Possibilita uma identificação dos estudantes e auxilia os docentes nas avaliações qualitativas ou tarefas realizadas pelos estudantes. É indispensável por ocasião da realização das Reuniões de Conselho de Turma para Avaliações Diagnósticas e Bimestrais. Caso seja necessário, o instrumento deverá ser atualizado.
O FUNCIONAMENTO DO PrOTurma
Orientação de Turma e sua Organização
A orientação de turma é uma das atribuições do DOT. É o momento de docência em sala de aula. Constituindo-se como uma estratégia pedagógica com 2 horas/aulas semanais, visando a construção do Projeto de Vida e a Formação Cidadã dos estudantes, a partir dos temas que serão discutidos e do desenvolvimento de métodos próprios de estudo. A orientação de turma possibilita ao DOT discutir questões que estimulem a reflexão, bem como o debate dos mais diversos temas e problemáticas, favorecendo ao amadurecimento crítico.
Para o desenvolvimento dos métodos de estudos, o DOT coordena a monitoria, que será desenvolvida pelos estudantes que tiverem melhor desempenho por componente curricular/área de conhecimento, visando apoiar aqueles estudantes, nos estudos em grupo, que apresentam dificuldades em determinados conteúdos. Esse momento pode ser fomentado pelos Planos de Estudos elaborados mensalmente para os Estudos Orientados, onde estão registrados os conteúdos e as estratégias para o fortalecimento de aprendizagens.
1° A - Luciana
1° B - Krislley
1° C - Joselane
2° A - Richelane
2° B - Sirley
2° C - Elda
2° D - Anderson
2° E - Omar
3° A - Dennes
3° B - Rochelli
3° C - Daniela
A vida é permeada de mudanças e o ser humano vivencia essa experiência desde a sua concepção. Em cada fase da vida o ser humano sofre diversas transformações. O direcionamento e o caminho a ser percorrido dependerão do estágio de vida no qual cada um se encontra. Para isso se faz necessário planejar. Dessa maneira, o Projeto de vida torna-se fundamental para nortear os rumos para o futuro, através da elaboração de objetivos para que possa conduzir as metas desejadas.
Nessa perspectiva, o Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Alagoas busca motivar e estimular o jovem estudante a traçar metas para sua vida. Assim, a escola surge como importante parceira por lançar mão, no Ensino Médio Integral, do Docente Orientador de Turma (DOT), peça fundamental nessa engrenagem, que tem a tarefa de despertar, motivar e orientar esse jovem a refletir sobre suas potencialidades e compreender que suas ações atuais influenciarão no seu futuro.
Portanto é necessário elaborar objetivos, estratégias, alimentar sonhos e assim, constituir seu projeto de vida, que contribuirá para um maior engajamento nos estudos e na pesquisa, facilitando suas escolhas e determinando o lugar que ocupará no futuro. Para tanto é importante que o jovem seja encorajado a pensar em seu Projeto de Vida a partir da reflexão dos aspectos:
• O lugar ocupa no mundo, para saber aonde quer chegar;
• O estágio da vida em que se encontra;
• As suas prioridades atuais e os valores que implicarão em suas decisões para o futuro;
• Clareza de que as ações de hoje fazem parte de um conjunto de atitudes que conduzirão aos ideais de amanhã;
• Traçar metas e planos para alcançar seus sonhos e assim tornar suas ações mais eficazes;
• Manter coerência com aquilo que almeja alcançar;
• Pontuar tudo o que tem feito (ou não) para concretizar o que deseja;
Primeiras informações