Ensino Religioso
9º ANO - Professora Lane Tenório
PERÍODO: 22 DE JULHO A 07 DE AGOSTO DE 2020
9º ANO - Professora Lane Tenório
PERÍODO: 22 DE JULHO A 07 DE AGOSTO DE 2020
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
TEMA NORTEADOR: As transformações no mundo: politeísmo
Leia o texto abaixo:
Pós-doutorado em História da Cultura (Unicamp, 2011); Doutor em Ciências da Religião (Umesp, 2001); Mestre em Teologia e História (Umesp, 1996; Licenciado em Filosofia (Unicamp, 1992) e Bacharel em Teologia (Mackenzie, 1985)
Politeísmo é a crença em muitos deuses ou sua adoração. Resulta de crenças em espíritos, demônios e forças sobrenaturais, definidas vagamente em crenças como o animismo, totemismo e culto aos ancestrais. As forças sobrenaturais são organizadas e personificadas em uma família cósmica que é o núcleo do sistema de crenças de um povo ou etnia. O politeísmo se espalhou pelo mundo antigo e em muitas culturas antigas existiu a prática do politeísmo e seus deuses tinham características humanas (antropomorfismo) e funções específicas, como na Grécia e Roma antigas, onde havia um intrincado sistema mitológico e diversas divindades que interferiam nas atividades humanas (mitologia grega): Zeus, Hera, Atenas, etc.
O Império Romano assimilou o politeísmo grego e de outras culturas que conquistara (mitologia romana): Juno, Minerva, Vênus. No Egito antigo os deuses tinham formas híbridas de objetos da natureza, animais e humanos num sistema de crenças bem desenvolvido e que era a base de sua cultura. Os faraós eram as personificações de deuses na terra e seus deuses eram o sol (Amon-Rá), a fertilidade (Isis), a fecundidade (Osíris) e outros.
Conforme os sistemas de crenças politeístas se desenvolviam, se estabeleciam sistemas de hierarquia entre essas divindades e as famílias de deuses explicavam os fenômenos naturais e sua relação com o universo. Raramente admite uma verdade absoluta como no monoteísmo e o politeísmo praticado em muitas antigas culturas asiáticas, africanas, europeias e entre indígenas nas Américas, ainda hoje é a crença de muitos povos. Politeístas são as religiões e crenças popularmente praticadas em todo o mundo atual, ou seja, no Hinduísmo, Budismo Mahayana, Confucionismo, Taoísmo, Xintoísmo e nas religiões tribais africanas e americanas. As ideias politeístas de moral e ética são relativas à cada cultura e aos seus indivíduos, sendo cada qual livre para adorar os deuses de sua escolha e para agir à sua própria maneira.
Ainda que se admita que o politeísmo é conciliável com o monoteísmo inclusivo ou outras formas de monismo religioso, a incidência histórica do monoteísmo é tão rara e dificilmente se admite a teoria da evolução natural das religiões do politeísmo ao henoteísmo e monoteísmo. Mas, certas doutrinas politeístas modernamente foram chamadas de neopaganismo, porque combinam elementos de várias religiões anteriores ao cristianismo e há quem defenda uma graduação entre o politeísmo e o monoteísmo – o henoteísmo - que adota a crença em vários deuses, mas com a preponderância de um sobre os outros e que somente este maior é que recebe a adoração dos seus crentes, fiéis ou seguidores. Com isso, há antropólogos que defendem a teoria de que as sociedades antigas passaram do politeísmo para o henoteísmo e finalmente chegaram ao monoteísmo. Portanto, a distinção entre monoteísmo, henoteísmo e politeísmo não é objetiva ou clara.
Referências bibliográficas:
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988.FERNÁNDEZ-ARMESTO, Felipe. Milênio: Uma história de nossos últimos mil anos. Rio de Janeiro: Record, 1999.HAUGHT, James A. Perseguições religiosas. Trad. Bete Torii. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.(texto retirado do site https://www.infoescola.com/religiao/politeismo/)
Não esqueça de copiar as perguntas e respostas em seu caderno e colocar o cabeçalho abaixo:
Nome da escola
Seu nome completo
Período; turma
Nome da disciplina
Data
1. Conceitue politeísmo.
2. Conceitue henoteísmo
3.Cite três religiões ou crenças politeístas na Antiguidade.
4. Cite três religiões ou crenças politeístas no mundo atual.
RESPONDA AS PERGUNTAS E A PESQUISA NO SEU CADERNO, DEPOIS ENVIE A FOTO PARA O WHATSAPP DA PROFESSORA LANE.
Roteiro em PDF para impressão