Educação Física
Professor Fernando Lima
Inicio 22/07 a 07/08/2020
Professor Fernando Lima
Inicio 22/07 a 07/08/2020
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e no diário de bordo em seguida tirar fotos ou video do caderno com as respostas e enviar para o e-mail guimaraesfernando040@gmail.com
TEMA NORTEADOR:
LEITURA DO TEXTO: Linguagens e tecnologias na cultura afro-brasileira
Um dos representantes contra a escravidão foi Zumbi dos Palmares, um líder escravo alagoano. Símbolo da resistência negra contra a escravidão, foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.
Zumbi (1655-20/11/1695) nasceu na Comunidade de Macaco, na Serra da Barriga, capital de Palmares. Ainda criança, foi capturado por soldados e entregue ao padre Antônio Melo, que o batizou com o nome Francisco, e o tornou coroinha. Aos 15 anos, ele fugiu para Palmares e adotou o nome Zumbi (guerreiro). Ascendeu ao comando militar do quilombo, então governado pelo tio, o rei Ganga Zumba. Após uma investida dos portugueses, Ganga Zumba foi obrigado a aceitar a paz sob condições desfavoráveis. Em 1678, Zumbi renegou o acordo e provocou uma guerra civil no quilombo. Ganga Zumba saiu de Palmares e Zumbi assumiu seu lugar. Pouco tempo depois, Ganga Zumba morreu envenenado. Acredita-se que um partidário de Zumbi tenha sido responsável pelo ato. Zumbi liderou, então, a resistência contra os portugueses por 14 anos. Em 1692, derrotou a expedição comandada por Domingos Jorge Velho. Dois anos mais tarde, sucumbiu aos ataques e fugiu, continuando a resistência contra os brancos. Traído, teve o esconderijo descoberto, e acabou morrendo numa emboscada.
CAPOEIRA CULTURA DO BRASIL QUE GANHOU O MUNDO.
A capoeira é considerada uma luta criada no Brasil por africanos escravizados, e sua prática é acompanhada de música, que dita o ritmo do confronto. Em 2014, a “roda de capoeira” foi reconhecida como Patrimônio Imaterial e Cultural da Humanidade. “O reconhecimento da ‘roda de capoeira’ pela Unesco é uma conquista muito importante para a cultura brasileira. A capoeira tem raízes africanas que devem ser cada vez mais valorizadas por nós. Agora, um patrimônio a ser mais conhecido e praticado em todo o mundo”, destacou a ministra interina da Cultura, Ana Cristina Wanzeler (MINISTÉRIO DA CULTURA, 2014).
Os jogos de capoeira ocorrem em uma roda formada pelos instrumentistas e os capoeiras, a qual tem começo e fim demarcados, porém sem duração determinada. Na ladainha, os capoeiras se agacham ao pé do berimbau e os corpos iniciam uma conversa, um jogo de perguntas, respostas e decifração de códigos. O fim do jogo é dado pelo toque diferenciado do gunga. Às vezes, a roda termina com o canto “Adeus, adeus, boa viagê...”, e tanto a bateria quanto os capoeiras da roda dão a “volta ao mundo” em sentido anti-horário até chegarem ao local em que estavam.
A finalização da música e da roda pode ser feita a qualquer momento, com o “iêh” do mestre. A capoeira pode ser realizada em locais públicos (praças, áreas gramadas, praias etc.) e privados (academias, clubes, escolas etc.). As vestimentas dos capoeiras são predominantemente brancas, feitas com tecidos leves e que favoreçam os movimentos. Na capoeira regional, há cordões coloridos, que representam a graduação do lutador. Algumas academias utilizam camisetas coloridas.
Os instrumentos utilizados são berimbau (gunga, médio e viola), pandeiro, atabaque, agogô ereco-reco. Todos eles formam a bateria. O berimbau gunga, geralmente tocado pelo mestre, que também puxa os cantos, é indispensável, pois ele comanda e marcao ritmo e o tempo da roda. O vídeo “Instrumentos da capoeira” reproduz os toques de cada um deles e suas funções.
PESQUISE NA INTERNERT OS GRUPOS DE CAPOEIRA QUE TÊM MAIS PRATICANTES NO NORDESTE.
PESQUISE NA INTERNET QUAL FOI A CONTRIBUIÇÃO DO MESTRE PASTINHA E MESTRE BIMBA, PARA A CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM RELAÇÃO A CAPOEIRA NO BRASIL.
MESTRE PASTINHA
MESTRE BIMBA
1. Os golpes
Objetivos: Conhecer e vivenciar a ginga e os golpes básicos da capoeira.
Materiais: dispositivo eletrônico para reprodução de músicas de capoeira (reprodutor de CD ou DVD; computador) e músicas de capoeira (Sugestões: “Paranauê, paraná” e “Marinheiro só”.
Procedimentos
Coloque uma música de capoeira para que vocês conheçam o ritmo. Depois, aprenda a ginga, movimento que faz a marcação do jogo. Na ginga, vocês devem flexionar levemente o corpo para a frente com as pernas afastadas e, em seguida, levar a perna direita para trás e retorná-la à posição anterior. Deverão executar os mesmos movimentos com a perna esquerda.
Vocês, sempre no ritmo da música, podem balançar os braços ou flexioná-los à frente do corpo, para que vocês se protejam de contragolpes de surpresa. Se necessário, coloque mais de uma música para esse aprendizado.
TUTORIAL DE CAPOEIRA GINGA.
Ginga na capoeira.
Na bênção, a perna de trás da ginga é estendida à frente do corpo, formando um ângulo reto, como se fosse acertar o adversário.
Bênção
Na meia-lua de frente, enquanto o capoeira estende a perna à frente do corpo, formando um ângulo reto na direção do companheiro, ele desenha uma meia-lua no ar, de fora para dentro.
Meia-lua de frente.
Depois de assimilados os golpes de ataque, vocês vão praticar dois movimentos dedefesa/esquiva.
Na cocorinha, o capoeira fica na posição de cócoras (agachado, sem encostar o dorso nochão), enquanto uma mão apoia-se no chão e a outra é flexionada pelo cotovelo, protegendo-odos golpes na cabeça.
Na negativa, ele fica com uma perna estendida e a outra flexionada enquanto abaixa otronco e apoia-se com uma das mãos no chão, flexionando a outra para proteger o rosto.
Cocorinha e Negativa
GRAVAR UM VÍDEO DEMONSTRANDO OS GOLPES APRENDIDO NA AULA E ENVIAR PARA: E-MAIL. guimaraesfernando040@gmail.com OU POR WATSSAP.
Todo roteiro em PDF para impressão.