Arte
Professora Sirley Pinheiro
PERÍODO: 06 DE JUNHO A 17 DE JUNHO DE 2020
Professora Sirley Pinheiro
PERÍODO: 06 DE JUNHO A 17 DE JUNHO DE 2020
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados.
TEMA NORTEADOR:
HABILIDADES: Experienciar as diferentes linguagens artísticas. Identificar as especificidades e os modos de organização de cada linguagem da arte. Interpretar a arte como conhecimento de mundo e espaço de comunicações.
OBJETIVO GERAL: Reconhecer um aspecto importante da Arte Contemporânea: Arte e Tecnologia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Ampliar o conhecimento da arte e tecnologia, pop art e seus artistas.
ANTOLOGIA: Referencias a serem consultadas para o desenvolvimento da atividade proposta. As mesmas se encontram anexadas nesse roteiro.
O que é tecnologia? Qual é a sua relação com a arte? Quando pensamos a respeito de tecnologia, é comum a associarmos a computadores, celulares, realidade virtual etc. exemplo do que é chamado de alta tecnologia.
A palavra “tecnologia” vem da junção de dois termos gregos, techne (técnica) e logos (estudo). Assim, “tecnologia” poderia ser interpretada como “estudo de técnicas”.
Ela está presente tanto na roda, alavancou nos pincéis de um pintor, como uma câmera digital, uma estação espacial, um foguete ou robô. Muitas manifestações artísticas surgem ou são modificadas e recriadas pelo uso da tecnologia, que influencia a maneira como pensamos, sentimos experienciamos e entramos em contato com a arte.
Em praticamente todas as culturas arte e tecnologia se unem, se misturam e se influenciam. Esta parceria, que sempre existiu, tem se acelerado nos últimos anos e permitido a criação de novas formas de arte assim como tecnologias mais belas e humanizadas. Artistas visionários entendem cada vez mais de tecnologia e profissionais de tecnologia criativos bebem nas fontes das artes para criarem seus produtos.
O desenvolvimento tecnológico permite que atualmente os artistas se utilizem de novas ferramentas para produzir arte de uma forma inovadora. Equipamentos multimídia, códigos de programação e objetos eletrônicos são alguns dos novos “quadros” onde os artistas podem demonstrar suas idéias. Desde os tempos mais remotos arte e tecnologia caminham juntas através da história da humanidade. Na medida em que avançavam e se desenvolviam tanto a arte quanto a tecnologia se beneficiaram das conquistas alcançadas por ambas.
As mais diversas manifestações artísticas puderam aperfeiçoar suas técnicas ao absorverem novos produtos e ferramentas que determinaram novas maneiras de se criar artisticamente e introduziram novos recursos para a produção de artes. Do homem nas cavernas que utilizava sangue animal e sementes para produzir a “tinta” de suas pinturas até as exposições virtuais cada passo da tecnologia é absorvido pela arte, e vice-versa.
As possibilidades são inúmeras. Sem sair de casa, podemos acessar conteúdo de diversos museus e acervos online.O catálogo de museus que têm conteúdo virtual é extenso. O Louvre, em Paris, e Van Gogh, em Amsterdam, contam com acervo virtual. Na casa de Portinari, localizada no interior de São Paulo, a “visita” online é bem diferente: um tour realizado por meio de imagens interativas de 360 graus.
Além de proporcionar experiência à distância, muita lugares contam com exposições nas quais diversas ferramentas tecnológicas são utilizadas, como a realidade aumentada, proporcionando uma vivência única a quem pode se deslocar até o local.
Pop art ou Arte pop é um movimento artístico surgido na década de 1950 no Reino Unido, mas que alcançou sua maturidade na década de 1960 nos Estados Unidos. O nome desta escola estético-artística coube ao crítico britânico Laurence Alloway (1926 - 1990) sendo uma das primeiras, e mais famosas imagens relacionadas ao estilo - que de alguma maneira se tornou paradigma deste - ,a colagem de Richard Hamilton (1922 - 2012): O que Exatamente Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes?, de 1956. A Pop art propunha que se admitisse a crise da arte que assolava o século XX desta maneira pretendia demonstrar com suas obras a massificação da cultura popular capitalista. Procurava a estética das massas, tentando achar a definição do que seria a (cultura pop), aproximando-se do que costuma chamar de kitsch. Diz-se que a Pop art é o marco de passagem da modernidade para a pós-modernidade na cultura ocidental.
Cite o nome de duas obras de Andy Warhol.
Responda como se senti através de cada meme.
Observe as obras do artista Roy Lichtestein e faça a sua releitura.
Após pesquisar sobre Pop art monte uma obra de arte com rótulos tire a foto e anexar como resposta da atividade
REGISTRO: Postar fotos no whatssap da professora ou logo a baixo, as atividades realizadas.
AVALIAÇÃO:
A avaliação da atividade será feita qualitativamente de uma maneira a analisar os progressos individuais e coletivos nos aspectos que dizem respeito à sociabilidade e integração, participação dinâmica nas atividades propostas, pontualidade e assiduidade. De uma maneira geral temos:
Dentro dos aspectos qualitativos da aprendizagem destacamos:
Frequência às aulas, por meio das mídias sociais, plataformas, vídeo conferências, etc.
Pontualidade e participação nas atividades;
Qualidade na apresentação dos trabalhos e exercícios;
Cumprimento das solicitações contidas no Roteiro de Estudos.
Roteiro em PDF para impressão