Historia
Professora Lane Tenório - 1ª D
PERÍODO: 06 DE JULHO A 17 DE JULHO DE 2020
Professora Lane Tenório - 1ª D
PERÍODO: 06 DE JULHO A 17 DE JULHO DE 2020
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
Leia o texto abaixo:
Os fenícios foram um povo que formou uma civilização na região da Palestina, precisamente nas regiões onde hoje ficam o Líbano e parte da Síria e de Israel. O termo “fenício” tem origem no termo “phoinikes”, que era utilizado pelos gregos para referir-se a esse povo em razão do corante de cor púrpura produzido pelos fenícios.
Esse povo ficou extremamente conhecido na Antiguidade por ter exímios comerciantes e navegadores, produzindo as melhores embarcações de sua época e por ter mercadorias apreciadas por diversos povos. Essa característica dos fenícios é atribuída à condição geográfica da região que, por ser montanhosa, não possuía um solo propício para o desenvolvimento da agricultura em larga escala.
Os fenícios não desenvolveram uma civilização centralizada por causa de sua organização em cidades-estado. Isso significa que cada cidade fenícia possuía uma estrutura de poder e uma política econômica diferente das outras. As principais cidades fenícias foram Sidon e Tiro, que possuíam um desenvolvimento econômico muito grande, e Biblos, também conhecida como Gebal e principal centro religioso desse povo.
Letras do alfabeto criado pelos fenícios por volta de 1100 a.C
Os fenícios eram extremamente conhecidos pela habilidade na navegação e possuíam um comércio extremamente desenvolvido. Eles desenvolveram navios avançados que lhes davam condição de navegar por todo o Mar Mediterrâneo. Os navios fenícios eram adornados com uma cabeça de cavalo em referência a um deus chamado Yam, considerado o deus portador do caos e aquele que era responsável por manter o mar calmo.
Com o crescimento das cidades-estado fenícias, um poderoso comércio desenvolveu-se naquela região. Os fenícios comercializavam mercadorias apreciadas por diferentes povos da Antiguidade, tais como objetos de vidros, joias, cerâmica, etc. No entanto, o produto mais apreciado dos fenícios era a tinta púrpura, que era extraída de um molusco existente no litoral fenício.
Por causa do largo alcance de seu comércio, os fenícios desenvolveram diversas colônias em diferentes partes do Mar Mediterrâneo. Essas colônias foram criadas com o objetivo de ter acesso permanente a novas mercadorias e a novos mercados consumidores dos produtos produzidos pelos fenícios. A colônia de maior sucesso dos fenícios foi a cidade de Cartago, que chegou a rivalizar com o poder do Império Romano alguns séculos depois.
O grande volume e o sucesso do comércio fenício levaram esse povo a formular a primeira forma escrita alfabética da história da humanidade. Esse alfabeto, usado para manter os registros da comercialização das mercadorias, surgiu por volta de 1100 a.C. e foi legado aos gregos, que lhe acrescentaram as vogais.
Responda no seu caderno:
1 - Os fenícios, que desenvolveram sua civilização na região onde hoje se encontra o Estado do Líbano, destacaram-se como grandes comerciantes marítimos. Entretanto, outro importante legado foi deixado pelos fenícios para as civilizações posteriores. Qual foi este legado?
a. A introdução de técnicas agrícolas eficientes.
b. Introdução do carro de roda nos transportes.
c. Criação de uma escrita e um alfabeto fonético.
d. Uma arquitetura inovadora representada pelas pirâmides.
e. Desenvolvimento da organização política democrática
2 - Dentre as alternativas abaixo é incorreta a que afirma ser uma característica da civilização fenícia:
a. o predomínio no comércio marítimo do Mar Mediterrâneo, principalmente entre os séculos XII e VIII a.C.
b. a criação de um alfabeto fonético com 22 letras.
c. organizar-se politicamente em cidades-Estado, como Sídon.
d. principais comerciantes de púrpura.
e. desenvolvimento de uma religião monoteísta.
3 - Das alternativas abaixo, a que melhor caracteriza a sociedade fenícia é:
a. a existência de um Estado centralizado e o monoteísmo;
b. o monoteísmo e a agricultura;
c. o comércio e o politeísmo;
d. as cidades-Estados e o monoteísmo;
e. a agricultura e a forma de Estado centralizado.
Pesquise e responda.
Quais são as características da civilização Fenícia que podem ser encontrados nos dias atuais, isto é qual o legado deixado pelos Fenícios para os povos modernos?
Não esqueça de copiar as perguntas e respostas em seu caderno e colocar o cabeçalho abaixo:
Nome da escola
Seu nome completo
Período; turma
Nome da disciplina
Data
1. Caracterizar geograficamente a Fenícia.
2, Apontar as razões do desenvolvimento da atividade comercial e marítima entre os fenícios.
3. Caracterizar política e sociedade nas cidades fenícias.
4. Destacar a importância dos fenícios do ponto de vista econômico.
Roteiro de estudos em PDF