Principais informações das redes sociais, APIB, APOIME, MUPOIBA, TV Pataxó e muito mais
https://www.acritica.com/censo-registra-1-652-876-pessoas-indigenas-no-brasil-1.300217
O policial federal que preside a FUNAI desde o ano passado mandou processar a principal organização indígena do país, a Apib, por ter produzido a série em 9 capítulos chamada Maracá, feita em 2020 para denunciar o genocídio indígena. Veja no link http://bit.ly/SerieMaraca
Divulgue isso amplamente, os indígenas agradecem
#Repost @correio24horas
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o nível que a água atingiu em Itabuna depois de fortes chuvas no final de semana. O nível do Rio Cachoeira ficou 10 metros acima do nível normal a partir da sexta, só começando a baixar depois de cerca de 48h. O bairro de Mangabinha foi um dos mais atingidos.
#Repost @teiadospovos
Nota sobre o ADIAMENTO da VII Jornada de Agroecologia da Bahia
A comissão organizadora da VII Jornada de Agroecologia da Bahia, realizada pela Teia dos Povos, vem a público informar que em virtude da catástrofe climática que estamos vivendo na Bahia, estamos adiando por tempo indeterminado o nosso encontro que ocorreria no Quilombo de Conceição em Salinas das Margaridas.
Muitos de nossos territórios perderam roças, moradias, benfeitorias, há risco de insegurança alimentar, fora as complicações que a COVID-19 e o surto de H3N2 estão causando em nosso estado. Assim, seria impossível nossos povos saírem de seus territórios para o grande encontro no Quilombo de Conceição enquanto seus territórios possuem urgências vitais para a sobrevivência de seu povo. Toda nossa energia, recursos e trabalho devem agora se voltar a cuidar de nossa gente e reconstruir, na medida do possível, os territórios atingidos.
Lançamento TEPI - Teatro e os Povos Indígenas
Boletim final da COP26: países ricos se recusam a dar apoio aos mais pobres
#Repost @casaninjaamazonia
As negociações da COP26 em Glasgow foram concluídas. A China, Índia, União Europeia e Estados Unidos prejudicaram a promessa de eliminação progressiva dos combustíveis fósseis, já que as nações ricas recusam apoiar os mais pobres no enfrentamento à crise climática.
Leia o boletim completo da CAN International em nosso site, o midianinja.org/cop-26. Ele aponta quais foram os avanços e fracassos desta COP.
A @MidiaNinja e a @CasaNinjaAmazonia realizam cobertura especial da COP26.
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, Escócia
COP26 CHEGA AO FIM MAS AINDA HÁ MUITO A SER FEITO!
#Repost @guajajarasonia
Posted @greenpeacebrasil: A @cop26uk chega ao fim neste sábado (13), extrapolando os dias marcados para a negociação e, apesar de alguns avanços, com decisões ainda muito distantes do ideal.
TRIBUNAL DO GENOCÍDIO
O "tribunal do genocídio" acontecerá no dia 24/11, às 8:30h e será presidido pela desembargadora aposentada Kenarik Boujikian.
Para exercer a função de representante da sociedade e apresentar a acusação, foi nomeada a ex-Procuradora-Geral da República Dra. Deborah Duprat.
O júri é composto por: Arthur Chioro, Frei David, Edson Kayapó, João Pedro Stédile, Luana Hansen, Sheila de Carvalho e Sueli Carneiro.
O advogado Fábio Tofic Simantob foi nomeado para defender os acusados.
Local: TUCA PUC/SP, presencial, com transmissão pela TV PUC.
São Paulo, 9 de novembro de 2021
Prezado Edson Kayapó,
Com grande satisfação, confirmo aqui o convite realizado anteriormente pelo Álvaro Azevendo, para sua participação no júri do Tribunal do Genocídio, a ser realizado no próximo dia 25 de novembro, das 8h30 às 12h, no TUCA (rua Monte Alegre, 1024 – São Paulo, capital).
O Tribunal será presencial, mas o TUCA terá sua capacidade reduzida pela metade, seguindo orientações do Hospital Sírio Libanês, e distanciamento de um metro. Para a participação do público será necessário apresentar atestado de vacinação contra a COVID. Haverá aferição de temperatura na entrada.
O Tribunal também será transmitido pela TV PUC a partir das 8h30, por isso solicitamos sua presença às 8h, no local. Caso você necessite transporte, por favor, entre em contato.
O Tribunal do Genocídio foi criado pelo Coletivo André Russo, e encaminho em anexo a Ato de sua instituição, onde está explicado o contexto de sua realização.
Temos sete convidadas e convidados confirmados para o júri, sendo que cada participante terá cerca de dez minutos para sua manifestação, após a denúncia feita por Deborah Duprat e a defesa realizada pelo advogado Fábio Tofic Simantob.
O júri é composto por: Arthur Chioro, Frei David, Edson Kayapó, João Pedro Stédile, Luana Hansen, Sheila de Carvalho e Sueli Carneiro.
Em breve, será enviada a você a denúncia formulada pela promotora.
Muito obrigado por sua presença.
Fabio Cypriano
Pelo Coletivo André Russo.
Sobre a participação do Professor Edson Kayapó no Tribunal do Genocídio em São Paulo:
O artista plástico roraimense Jaider Esbell, 41 anos, nascido na região hoje demarcada como a Terra Indígena Raposa Serra do Sol, foi encontrado morto nesta terça-feira (2), no apartamento onde morava em São Paulo.
Prezados colegas,
Solicito, mais uma vez, a divulgação do livro "Para a crítica dos fundamentos da formação de professores - o problema da prática" publicado pelo selo Gárgula.
O livro trata do esforço de aproximação a abordagem materialista do tema da prática a partir de uma incursão pelo pensamento do filósofo marxista português José Barata-Moura.
Caso estejam interessados em receber o livro, partilhamos o link para preenchimento de um formulário para reserva de exemplares.
https://forms.gle/cAuVygSvaRovFHye9
Saudações! Elza Peixoto
Link do fórum
"La voz de pueblos originarios se posicionan a nivel global para exigir a los líderes políticos y de opinión que se sumen a las iniciativas de los pueblos indígenas amazónicos para proteger el planeta.
¡Ya no queda mucho tiempo, para tomar acción!" - Sônia Guajajara
Caminhada Tupinambá, em memória aos Mártires indígenas do Massacre do Rio Cururupe em Ilhéus.