Videos colhidos do Instagram e outros.
I Fórum Nacional de Educação superior Indígena e Quilombola
Advogada Indígena Samara Pataxó no programa Roda Viva
@apiboficial Nesta segunda-feira, 13, a advogada indígena Samara Pataxó (@samara_pataxo), co-coordenadora jurídica da Apib, participou do programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo.
A NATUREZA sagrada tem sido sumariamente desrespeitada pelos invasores.
#Repost @aiyraamana
“Nós não queremos garimpo em nossa terra. Nós queremos que o governo cumpra seu dever de proteger a nossa terra. Queremos que o governo tire os garimpeiros que estão na nossa terra e impeça a entrada de mais garimpeiros. Nós conhecemos nossos direitos e sabemos que o garimpo na Terra Indígena Yanomami é ilegal”.
F O R A G A R I M P O!!! 🏹
A Mãe Terra está doente, nossos povos também adoecem. Estes são tempos de emergência climática, ecocídio e genocídio. Hoje vivemos as consequências de um modelo econômico, social e espiritual que infectou nossos territórios e corpos.
Em meio ao extermínio, as mulheres indígenas fazem da luta melodia, recuperamos a terra roubada, fazemos questão de celebrar a nossa existência, semeamos esperança, porque sabemos que somos a cura.
Luta e resistência dos estudantes em Brasília| I Fórum de educação superior dos estudantes indígenas e quilombolas
Marcha das Indígenas Mulheres
Nossa história começa antes de 1.500🍃🏹
O Marco temporal é uma tese citada no PL490, de 2007, que defende que os povos indígenas só tem direto as terras em que já estavam em 5 de outubro de 1988. Desconsiderando todo o processo de violações e expulsões dos nossos territórios originários. Nós já estávamos aqui bem antes da constituição. A nossa história não começa em 1988. Marco temporal é Marco colonial.
#Repost @daiaratukano
Faz escuro mas eu canto.... mote da 34a @bienalsaopaulo onde temos algumas obras expostas junto com outros parentes...
São tempos de resistência, e em nossa resistência indígena sempre haverá lugar para o canto, aquele canto que vem da alma, do coração, do espírito e que é um rezo para abraçar o mundo e para que o universo possa continuar nos abraçando também.