Tecnologia

7. Como é sua relação com a tecnologia? Você escreve seus primeiros rascunhos à mão ou no computador?

Quando era criança aprendi a escrever usando pena (de metal) e tinteiro, não era fácil ... Depois escrevi usando canetas. Mas comecei a usar máquina de escrever bem jovem, quando tinha 7 anos (na nossa casa tinha uma máquina da Olympia Werke que me apropriei), eu gostava disso, para mim era o piano do pensamento.


Na universidade eu escrevi minhas dissertações de mestrados usando máquina de escrever. Isso foi um bom exercício, porque esta ferramenta obriga a bem pensar antes de escrever. Depois para doutorados passei para o computador.

Comecei a usar computador para escrita em 1991 (mas já comecei a usar este instrumento cinco anos antes para programação – entre outras coisas, estudei na universidade Teoria da Computação). Gosto porque permite escrever em espiral.

Também permite fazer pesquisas ao mesmo tempo que escrever. No momento, estou trabalhando com três telas: uma horizontal na minha frente para escrever o artigo, uma horizontal na esquerda para fazer pesquisa navegando na internet (Navegar é preciso, a vida não é preciso, como escreveu Fernando Pessoa), e uma vertical na direita para ler artigos ou livros. Eu uso também cadernos e folhas de papeis para anotar ideias antes e durante a escrita no computador, em casa ou fora de casa

O problema do computador é para escrever matemática. Até hoje não há um bom programa para fazer isso. O software LaTeX é uma coisa meio monstruosa, tem que escrever fazendo programação no mesmo tempo, é a mesma coisa que se para dirigir um carro você precisava ser mecânico ou engenheiro. Mesmo que eu estudei ciência da computação, e que então entendo facilmente como funciona, não gosto disso, é muita perda de tempo. O programa Microsoft Word para escrever matemática não tem este defeito, mas é bem limitado, como se a matemática se reduzia a escrever equações, o que não é o caso. Na matemática se usa bastante a bidimensionalidade e também todo tipo de diagramas. Espero que no futuro será possível escrever à mão e que um programa transforma automaticamente isso num documento digital, seria o ideal.

Durante a mesa redonda PORQUÊ, O QUÊ, QUANDO, ONDE & COMO PUBLICAR organizada no final da Sexta Escola de Lógica Universal (ULS6) em Vichy, França em junho de 2018, o matemático Pierre Cartier, um dos principais redactores do Grupo Bourbaki, apontou que no futuro próximo possa haver uma grande mudança de como escrever um texto matemático, devido a publicação no web que favorece o uso de imagens.

Acredito que essa mudança vai ser  para todo tipo de escrita. Eu escrevi um  primeiro artigo de filosofia, sobre o riso,  com uma série de imagens, e clicando em cada imagem o leitor pode ver um vídeo do YouTube ligado ao assunto.  Clica na imagem na direita para ver este projeto !