▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O 2ºDIVISOR DE ÁGUAS DOS JOGOS DE LUTA:

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Quando Mortal Kombat foi lançado aconteceu um verdadeiro apocalipse nos fliperamas. Porque? Oras jovem, aonde infernos você esteve nos últimos 20 anos? Num convento ou algum tipo de colégio interno ultra restrito?


Seja como for... M.K. tinha tudo a maior parte dos jogos da época dele não tinha e desejava: Violência gratuita e muito, mas MUITO exagero. Era um novo nível de fantasia em termos de fighting games, algo único que ainda não tinha sido explorado com perfeição.



D

O

W

N

L

O

A

D

O sucesso foi tanto que conseguiu abalar o reinado de Street Fighter II, na época, como preferência dos fighting gamers. Não demorou e o pandemônio de gente nos flippers aumentava a níveis exorbitantes (se o seu Manoel, dono do antigo fliper em frente o extinto cinema de Madureira no Rio, pudesse dar entrevista agora Ele confirmaria!) Em certas casas de jogos haviam até mesmo filas para jogá-lo.


Fora os fins de semana em que às 9:30 da manhã já tinha vagabundo na porta do fliper, cheio de moedas "engrupadas" do lanche da escola, planejando com quem ia jogar primeiro. Nisso surgiram os boatos sobre personagens secretos e discussões sobre qual o melhor personagem. Diáriamente era algo tipo assim:


- "Fulano chamou 3 vezes o ninja verde ontem!"

- "Ah moleque, para de mentir!"

- "Da pra chamar a caveira que fica pendurada na fase do Goro!"

- "Caôzeiro!"

- "Ih, caô o que? Tem um muleque do campinho que faz! Eu vi!"

- "Sub-Zero é o melhor congelou acabou!"

- "Ta maluco? Scorpion aparece atrás e tem a cordinha"

- "Não gosto do Scorpion, é muito difícil jogar com ele..."

- "Ah, seu fraco!"

- "É, e te ganhei na disputa ontem...".


Era clássico ver gente se acumulando pra ver disputas (o hoje "X1") dos caras mais viciados ou esperando pra disputar contra Eles. Não tinha como ter freeplay brother! Era aquilo: Ou você disputava ou ia ficar no prejuízo esperando o local esvaziar sendo isso quase impossível de acontecer. Entre essa gente, vez ou outra, aparecia aquele "Pro Player" cuja habilidade lhe permitia terminar o jogo até com o Liu Kang (isso porque no MK1 O Sr.Kang não é lá essas maravilhas pra partidas contra CPU...).


Tal habilidade era tão apreciada como ver jogos da seleção: Se Ele tomasse um golpe do Goro era o povo xingando, querendo bater no dono do fliper, reclamando que o difficulty tava muito alto e que tava roubando muito, ameaçando boicotar o lugar se não baixasse a dificuldade da máquina e tal. Esses caras serviam de parâmetro pra baixar difficulty e funcionava brilhantemente!


Mas o tempo passava, MK se consolidava e o povo se perguntava: "Quando é que vamos poder jogar isso em casa meu Deus?!" A resposta nas ruas era quase a mesma "Impossível! O jogo é quase real, nenhum video-game faz isso!". Sim, era o que se imaginava até que... Em 1993 saiu Mortal Kombat para Mega Drive e vários outros sistemas. Foi um verdadeiro "boom" de conversões para consoles caseiros.


Mas não foi "só um lançamento": O marketing, na época, veio pesado em cima do cartucho. Se a memória de alguns não falhar irão se lembrar que houve um comercial chamado "Mortal Monday", que só não passou na TV aberta daqui porque a imprensa "moralista" caiu em cima do jogo desde seu release.


Mesmo assim tinham revistas e revistas fazendo o merchan gratuito de MK duma forma livre! Era sensacional o patamar de "estrelismo" que o jogo tinha alcançado. Alguém se lembra da propaganda das lojas americanas com o carequinha falando "só aqui tem, olha só: Cartucho Mortal Kombat, lançamento...". Ah bons anos 90...


Não se preocupem, não fomos os únicos excluídos do merchan! A Alemanha baniu M.K. de tudo quanto é canto!

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

NÃO ERA UM PRIVILÉGIO, ERA UMA DÁDIVA!

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Com tantas versões de um jogo para muitos consoles caseiros e portáteis, era de se esperar comparações. É claro que a possibilidade de um console da época chegar perto de uma versão Arcade Perfect de MK era extremamente remota. De todo modo cada qual tinha seus méritos.


O Mega Drive não era acessível pra todo mundo naqueles dias das décadas de 90 aqui no Brasil, ainda assim, ignorando isso, a versão do console da Sega vendeu vezes mais por aqui também e BEM MAIS que a do seu concorrente direto (S.N.E.S) já que o game do Mega tinha uma senhora carta na manga: A presença de sangue!


Como assim? Bem... No Nintendão, devido as "mordeções de fronha" da Nintendo, não tinha Sangue e sim uns "splashs" safados de suor que saíam do cara quando surrado. Aí né, é f0d@... M.K. sem sangue é que nem Trakinas sem recheio, muito ruim!


▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

SANGUE, DECAPTAÇÕES & INCINERAÇÕES... FLAWLESS?

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Violência gratuita nos video-games é tudo e extremamente relaxante, todavia... Tiveram que ser feitas algumas adaptações que causaram algumas perdas significantes pra uma jogada de MK caseira "Arcade Like".


Assim: Lá em mil novecentos e Vovô garoto na fila do Banerj, em dia de pagar o carnê da aposentadioria, apenas as revistas especializadas prestavam atenção adequada em bugs e davam valor real a tentativa de adaptação ser decente ou não que, consequentemente, culminava numa análise MAIS detalhada que um fã jamais se daria ao trabalho de fazer a década de 90 (quando menciono "revistas especializadas" digo de Game Pro pra cima, porque nem as revistas da época faziam reviews decentes sobre o jogo aqui no Brasil...)


Não que "meu Deus! essa droga de jogo é uma bosta!", não, o game do Sega Genesis "injogável" não mesmo! Ele é muito bom pra época dele, só que... Aos olhos realmente mais fanáticos pela franquia não tinha como deixar de reparar em certas... Coisas....


E aí? Você que jogou, se lembra das paradas sinistras que tinham no Mortal Kombat de Mega Drive? Vamos ver algumas coisas que culminam em defeitos gritantes no M.K. da Sega e também em bugs icônicos dessa versão:



~ "Efeito Goro Daimon" ~

Agarrões se fazem com HK e não com LPe 1 agarrão tira 25% do life. Tomou 4 agarrões é kill!

Logo, todos os personagens, sem exceção, são uma espécie de Goro Daimon, da série The King Of Fighters, com throws absurdos e prioridade sem noção alguma...




~ "Alcatra, 2Kg, R$19,90!" ~

O coração que Kano arranca em seu Fatality parece um Bife da Outback...

Ah: O Fatality se faz com T,T,T, HP sendo que o original é T,B,F,HP.




~ "O Rabecão passou pelo poço..." ~

A fase "The Pit" passou pro um processo de "Pacificação" e perdeu sua moral: Nada de cabeças e corpos pendurados!

Ta pensando o quê? Pode não! Eu hein...



~ "Não tinha um guarda ali?" ~

Os Guardas desta Arena sumiram da mesma... Mas Eles estão presentes na fase seguinte! Motivo dado: Não podiam colocar nas duas, pois 8MB tava demais...

Mais uma coisa: Havia uma montanha na parte detrás da cadeira de Shang Tsung... Vai ver Ela tinha muita fé...



~ "Kagebushin No Jutsu!" ~

O pallete swap supremo pra economizar RAM é isso aí: Poses iguais com cores diferentes! É Scorpion azul, Scorpion verde... Não tem mais diferença de stance!

Ainda: Você pode apertar A,B,C,X,Y ou Z, mas só vai escolher o personagem se teclar o START...




~ "Solte sua arma e deite no chão!" ~

O final de Kano foi modificado, já que a segunda tela mostrava Ele segurando uma Sub Metralhadora aí repetiram a 1ª fotosó que maior...

Quem disse que Sega também não censura? Olhe o final original abaixo pra entender...


SENTIU O DRAMA?

E calma que ainda não acabou! Vamos pedir um momento da sua atenção pra falar do Som do game! Sim, precisamos falar de Shang tsung e sua Voz um tanto quanto... Calada, por assim dizer, nessa conversão do Sega Genesis.

"Sub-Zero Wins! Fatality!" diz Shang após Sub arrancar a cabeça de Sonya sem pe... Pera aí! Não, não diz não!

Shang ta boladão e quase não abre a boca nesse MK... Bom, pelo menos Tem sangue né!

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

TRILHA SONORA: UM "FATAL HARAKIRI":

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A trilha sonora de MK pra Mega Drive é boa, mas, ao mesmo tempo, digna de grande repreensão, eplo ao menos até lançarem a Revisão 01 do cartucho. Falemos do jogo original, a "versão das locadoras". Sim, as músicas são mais "upbeat" (rápidas e com um mix de instrumentos mais acentuados) e bem melhores, (sim são!) que as do SNES em grande parte, porém algumas estão ausentes como a do "Palace Gates" e a Música do "Goro's Lair".


Outra coisa: Cadê a voz do locutor? Não tem! Nada de "Scorpion Wins!" e nem a risada safada e sarcástica do Shang quando o life chega na zona de perigo (Danger). Nada de ouvir "Fatality!" depois de incinerar algum personagem, nada de "Flawless Victory!"... Eita nóis, que maravilha não? Os sons diversos que existiam também, como os caras gritando ao caír da ponte, os gritos da Sonya, o som das caveiras flamejantes de Shang Tsung, os rugidos do Goro, os gritos dos personagens antes de bater nos objetos do "Test Your Might" e tal... Todos ausentes! E pra terminar esse parágrafo: Os homens só gritam "Uhr!" e Sonya so grita "Ohr!" (DOIS FUCKIN' SONS APENAS!)


No Arcade e nos outros consoles havia um som de suspense que rolava antes do cara perder a cabeça, por exemplo, ou ser cremado, mas o que acontece aqui é que tal "som de dramatização" também não existe e o pior é que é um som tão clássico que é uma afronta ter sido retirado!


Não há sequer um som de estalinho durante o Fatality! A música fica rolando e depois acaba e pronto! Feião véi! Isso sim é muito ruim! Pra fechar esse negócio da música... Não há uma música específica pra Tela De Versus também e assim como no Fatality o som fica rolando direto até a luta começar, ou seja: Não sai do som de Player Select.


Enfim... Vou deixar free abaixo a playlist com músicas do game, há até algumas músicas sem uso, que poderiam ter sido cortadas em prol dum bem maior logo na primeira leva de cartuchos.

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

MAS ESPERE! PODEMOS MELHORAR!

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Ainda que com grandes perdas em relação ao SNES e Arcades... Não adiantava: Quando o game saiu foi rapidamente tomando as locadoras. Ninguém fava a mínima, LITERALMENTE, se sumiram com o som de hit do gancho, se não tinha música específica pra hora do Fatality, se certos golpes falhavam, Ih mano: O povo não queria saber desse negócio não!


Na verdade nem ligavam, a fome pra alugar a fita era alimentada apenas pela sensação de satisfação ao poder dar um Fatality no conforto de casa. Isso era tudo. Todavia, tentando sanar os defeitos do jogo, a Probe e a Arena fizeram uma revisão do mesmo e saiu uma versão 1.0. meio que "na encolha" e pouco a pouco foi tomando o mercado em detrimento da anterior.


O fato é que não havia diferença alguma e ser explicada na embalagem na fita, claro, era década de 90 e além do mais... Recall de cartuchos? Inviável. "Vamos ficar na disciplina e corrigir umas paradas no sapatinho". E Eles corrigiram mesmo o conteúdo!


Você tem a fita? Como saber se a sua versão é "a boa" 1.0? Bem... Alguns "MK geeks", nos Estados Unidos, dizem que a versão melhorada é a que tem um selo dourado de qualidade da sega estampado no cartucho. Aqui no Brasil tal coisa é inexistente já que todas as fitas tendem a ser do padrão que leva a tarja vermelha do lado com o nome prateado do mega drive e a fotinho do jogo e só. então né... Creio ser questão de sorte! Reze pro seu cartucho ser 1.0!

Dizem que

esta do lado é a boa!


Então se não tiver o selo de qualidade Sega, filho...


Essas tentativas de melhorias do game são louváveis e ganham pontos sim levando-se em consideração que essas coisas só vemos nos dias de hoje com patchs, DLC's e derivados. Olha só hein? Ainda assim é MUITO provável que tal ato só tenha ocorrido devido a imensa venda do produto e o sucesso que teve, do contrário seria "ah, deixa essa merda aí mesmo! Ta bom...".

Falando em gancho, considerando o que a foto acima mostra: Colocaram o barulho de hit nele! Antes não tinha, a tela só tremia ao acertar um upper e é isso aí. Uma pobreza que só. Ah sim, uma coisa a salientar, ainda em relação ao gancho: Nesta versão toda vez que você dava um uppercut certeiro ouvia o Shang dizer "Excellent!". Muito legal! Mas devemos lembrar que isso no Arcade era aleatório... Ok, mas ponto pros caras mesmo assim!

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

AH CARA... POR QUAL MOTIVO DEVO JOGAR?

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

"Ahn? O quê?! Não pode ser!!" seria o que o Vegita, de Dragon Ball Z, diria se estivesse lendo essa pergunta acima (sim, gosto de DBZ...). Então isso significa que é um absurdo você não ter jogado M.K. de Mega em seu emulador mais próximo cara! Bem... Ta, já ta velhinho e podendo jogar o de M.A.M.E. tu vai jogar o de Mega Drive? Mas se você jogar o de M.A.M.E. vai perder o "fun factor" da versão de mega véi!


- "Ok, me convença de pelo ao menos de dar uma olhada, já que você diz que vou ter algum tipo de divertimento com isso que você chama de jogo..."


Muito bem! Vou listar umas coisinhas que são "insanas" e que Você deve conferir por Si só jogando na paz e sossego do seu emulador. Se liga porque só no Mega Drive você vai poder conferir:

  • Lutar contra a "Sonya do Diabo".
  • Ouvir músicas sinistras que nem existem no jogo...
  • Ver o "cocão treme-treme" passando em frente a lua (WTF?!?)
  • Ver o Reptile dar 2 fatalities diferentes se você perder pra ele.
  • Fazer Dois fatalities por personagem (É o único Mortal Kombat 1 no qual você TEM essa feature!)
  • Jogar com o "Noob Saibot" (Através de Game Genie, mas ta valendo...)
  • Combos legais se você tiver reflexo para fazê-los...

Ta bom, você pode até não estar morrendo de excitação para jogar, mas com certeza está bem curioso? Aaah, sei que está... Não minta! Principalmente pela parte do Noob Saibot, heheh! Nem quer saber que p0##@ é essa de "cocão treme-treme" ou a "Sonya do Diabo". Hã? Hã? Hã? Ok. Ainda assim dê uma passada na seção de Kombat Kodes para saber como fazer isso tudo acima ou veja o nosso gameplay que conta com uma demonstração suprema de todos os fatalities e a luta contra a "Demon Sonya".


Finalizando: Esse jogo é da década de 90 pra um console de 16 bits sem muitos recursos. Não queira desqualificar o game comparando Ele com os vistos hoje em dia num PS3, PS4, XBox 360 ou One da vida, com versões do mesmo game em Arcade Perfect, ou com o próprio Arcade, não! Lembre-se: O que é do passado só pode ser comparado com coisas da mesma época e nível!


Para os saudosistas, é um game que tem muito valor e que marcou época. Vale a pena parar pelo ao menos 10 minutinhos com seu cartucho ou emulador pra lembrar que mesmo com todas as limitações de hardware o Mega Drive fez o que podia fazer (e fez gostosinho...). Claro que mais tarde viriam títulos da série M.K. pra Mega bem mais trabalhados, sim! Mas só porque esse foi o gatilho de tudo e o tiro foi certeiro! Merece ser respeitado pela enorme contribuição que deu ao console. Ponto pra Sega e seu Mega!

PRODUZIDO POR:

© 2016 - 20XX Jogos & Invenções Martins

Todos Os Direitos Reservados.