▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O DÉCIMO QUINTO!

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Originalmente conhecido como “Dragon Ball New Project”, até o título real ser revelado em 10 de junho de 2014, “Xenoverse” é o décimo quinto Dragon Ball. Vindo do estúdio Dimps, desde Dragon Ball Z: Budokai para PS2, o “XV” marca esse título (e também a abreviatura oficial de Xenoverse) e também foi oportunamente lançado no ano de 2015.

A palavra grega "Xenoverse" significa "Território Inexplorado" e é exatamente isso que esse Dragon Ball tem de melhor: Coisas inéditas na série de games e exploração “a balde”.


D

O

W

N

L

O

A

D

Quando falamos de inédito é exatamente isso que queremos dizer... Tipo O Nappa se tornando Oozaru junto com o Vegeta quando chegam a terra e Mais coisas assim te aguardam!

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A SALA DO TEMPO AGORA É A CIDADE DO TEMPO:

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Uma das coisas mais legais (se não a mais legal) de Xenoverse é andar pela Cidade Toki-Toki (“Toki-Toki” é o nome da ave de estimação da Suprema Kaioh Do Tempo para qual Trunks trabalha nesse game) e isso porque apesar de “simples”, com 4 blocos de exploração apenas, as missões ou melhor... As lutas das realidades paralelas te manterão entretido por um bom tempo.

No caso as famigeradas “side quests” são lutas (online com ajuda de amigos num time próprio ou off-line solo ou com um time de NPC’s) nas quais Você adquire itens especiais, peças de roupas, técnicas de luta secretas e outras coisas para ajudar na evolução do seu personagem criado no início do jogo. Você também pode usar o altar na Praça do Tempo para evocar Shen Long quando tiver 7 Dragon Balls.

Essas Dragon Balls Você pode achar, por exemplo, tanto nas lutas do arco paralelo final da Saga Frieza quanto no principal. Os desejos? De resetar os Skill Points pra aplica-los novamente e mudar a raça do seu personagem até destravar personagens poderosos para o Versus e ganhar Meio milhão de din-din!

Por falar em desejos... Vamos falar de uma das features mais desejadas pelos fãs de animes em qualquer game de anime: A criação de um personagem próprio que faça parte, seja relevante para o enredo e interaja com todo o cast principal da sua saga favorita!

esses personagens aí ao lado? Todos criados por jogadores! Sim, a interatividade chegou a DB de modo que nenhum game da Bandai tem essa feature (nem Naruto...). Só de ver essa imagem aí já dá pra ver o quão legal é né?

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

MINHA CARA NO ANIME MINHA VIDA NO JOGO!▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Dragon Ball Xenoverse permite que você se junte ao universo DBZ, com seu próprio avatar, não, não: Personagem né? Você constrói um no início do jogo e isso é critério para iniciar o game que gira todo o storyline em torno dessa criação, convocada por Trunks, num pedido para Shenlong trazer um guerreiro de poder inigualável para auxiliá-lo na batalha contra as forças que estão alterando a linha do tempo de Dragon Ball.

Seu personagem pode evoluir ao longo da jornada, adquirindo novos poderes, habilidades e artes. Você escolhe entre 4 raças distintas para construir seu personagem, sendo Elas: Humano, Namek, Saiyajin, Frieza & Majin.

Considerar o tipo de personagem que você quer jogar, sua raça no caso, pode ter um grande impacto sobre o seu estilo de jogo e estatísticas. Cada raça tem características especiais: Terráqueos têm estatísticas equilibradas tanto para a ofensiva como para a defesa. Ki recarrega automaticamente e aumenta o poder de ataque enquanto o ki está no máximo.

Considerar seu personagem é mais do que cores e um look legal, é tipo sua estratégia e o seu "Eu" no jogo. Óbviamente a graça mesmo é deixar sua imaginação fluír!

Nameks tem ataque baixo, mas eles têm alta saúde e a Stamina recarrega rapidamente. Itens também são mais eficazes com os Nameks, e o life irá regenerar quando perto da morte. Já a raça de Frieza é a de velocidade rápida, mas baixo poder de ataque. Os Frieza podem paralisar inimigos com explosões de Ki e a velocidade aumenta quando o life ta na “danger zone”.

Os Saiyajins... Ah, os Sayajins... Sabemos que Você sempre quis ser um não é verdade? Pois bem, Eles são uma tribo guerreira que tem baixo life, maaaaas o poder de ataque é altíííííssimo! O poder de ataque também aumenta conforme o life chega ao “near death” (quando Tu fica “na alma”) e todas as estatísticas sobem se revitalizadas durante a batalha! Que apelação né? Rs!

Por último os demônios Majin: Alta defesa, mas recuperação lenta da stamina / vigor. Bônus de defesa, são os mais resistentes e chatos de derrubar no jogo todo! Enquanto o vigor está no máximo pior ficar para serem derrubados. As estatísticas diferem por sexo: Os de sexo masculino são mais poderosos em ataque, porém lentos e as fêmeas são mais rápidas porém mais fracas nos ataques físicos.

Em fim... Depois de “criatura criada” a diversão começa, mas com certeza Você perderá bastante tempo nessa parte, ô se vai! Vale dizer que a criação do personagem não se limita só ao início do game: É algo que vai se enriquecendo gradativamente conforme Você avança. Como assim?

Bem, toda vez que você luta, você ganha Zeni e o Zeni é “La plata”, o “Diñero”, a “Bufunfa”, “Grana” o “Faz Me Rir”, entende? É a moeda corrente de Dragon Ball, tanto no game quanto na série animada e é com Ela que compramos equipamentos novos para as criações. Não só isso, tem também como "craftar" novos itens ou itens específicos, tipo "criar" alguns itens com materiais que se coletam durante as lutas. Bem legal mesmo!

As "Vestes Do Sr.Slug" é um dos itens mais poderosos. Se conseguir pegar os materiais vale o craft! Fora isso gaste Zenny em equipamentos e deixe seu char "PIMP Style" e bonitão!

Algumas coisas serão meramente cosméticas, só pra mudar o look e tal, mas muitas peças tem um efeito a mais sobre seu personagem como aumento de ataque, defesa, Vigor e etc, bem como penalidades também com igual diminuição dos atributos em toca de alguma característica bônus daquela peça de roupa ou acessório.

Várias artes também podem ser ganhas através das missões paralelas. Você pode verificar antes da luta para ver o que pode ser desbloqueado numa determinada missão, e, claro, essas peças nem sempre são recompensadas! As vezes Elas exigem que você complete uma missão de uma maneira específica ou use alguns determinados personagens, outras exigem um “Super Combo Finish” e por aí vai.

Falando em “Super Combo Finishers”, vamos falar um pouco dos Super Ataques e Finalizações: Seus ataques super são a manteiga e o pão do universo Dragon Ball. Supers são movimentos como o “Kamehameha”, “Double Sunday” e o “Kienzan”. Durante a batalha, você pode fazer super ataques a qualquer momento, contanto que você tenha Ki o suficiente para fazê-los.

"Super! Ka... Me... Ha... Me..." e o resto já sabe né? Esse é um Ultimate Attack. lançar o Kamehameha normal também dá. tem Super e Ultimate "á balde", sua imaginação te define!

Super ataques existem aos montes no jogo e advinha? Sim, Você perderá horas “garimpando” por aquele golpe específico (se Você soubesse o trabalho que dá adquirir a Death Ball do Frieza... Hum!) além daquele que melhor se adéqua ao estilo do seu personagem. Tem feixes de energia, explosões e ataques de combos com golpes furiosos e rápidos estilo Ninja e assim por diante.

Há dois tipos de Ataques Super: Supers De Ataque (“De bater” ou "Wombo Combos"), que são golpes físicos e os Supers De Explosão Energética que são grandes ataques de energia lançados à distância. Alguns desses muitas vezes levam tempo para carregar (“Final Flash!”) ou deliberadamente podem ser carregados para um poder maior.

Ah sim: Precisamos ainda abordar os Super especiais né! Os guerreiros de Dragon Ball não são de Dragon Ball sem seus ataques finais! Os “Ultimate Attacks” são os mais poderosos ataques disponíveis para você. Eles são tipo, digamos... O HSDM de The King Of Fighters ‘2002 ou os “Ultimate Jutsus” da série “Shipuuden Ultimate Ninja Storm” de Naruto: Você tem dois subtipos o ofensivo e o evasivo.

O "Double Sunday" ("Domingo Duplo"), apesar do nome engraçado e "nonsense" é um outro exemplo de Ultimate Attack poderoso. tem em versão super? Sim, com Certeza!

Muito parecido com os Super Ataques, seus ataques finais podem vir em diferentes formas. Ataques Finais levam muito mais Ki pra serem feitos, exigindo 300. Eles também usam pequenas “cenas de dramatização”, e geralmente não pode ser cancelados uma vez que eles comecem...

Assim: Esse “geralmente” se refere ao fato de Você ficar num momento de auto-guard enquanto o ataque está em preparação (na cena) e enquanto o lança posteriormente, porém esse “auto-guard” pode ser interrompido dependendo de quantos hits Você levar durante o ataque. Estratégia é tudo na hora de usar sua técnica mais poderosa, não se esqueça disso hein!

Bom, já os “Ataques Finais Evasivos” são o que você espera, habilidades especiais para tirá-lo de situações ruins pra caramba! Às vezes são técnicas para rebater de volta explosões ou raios de energia, ou habilidades de tele transporte ou de fuga com um ataque com uma distração para deixar o inimigo “no vácuo” e a guarda aberta pronta pra um contra-ataque.

Por falar em distração, a música do jogo é bem maneira, “chiclete”, grudando na sua mente feito canção que estoura próximo do carnaval e vira tendência. Vamos falar um pouquinho disso agora.

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

CHA-LA... HEAD CHA-LA!

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Vamos dizer que este game tem uma das melhores trilhas que já ouvimos de um jogo de Dragon Ball em um longo, longo tempo. A música é feita com arranjos fortes e grandiosos, como se fosse um reflexo da história pesada derivada da natureza do game. Cada som individual parece ter sido composto para servir a seu propósito específico em vez de apenas “preencher os eventos” como canções genéricas dos jogos de luta passados, dos anos 90, ou algo assim.

Há algumas canções que são “sinistras”, no sentido de serem ótimas, e vão nessa o tema da Toki-Toki City (cara... fica na sua cabeça! Não tem como! A música é fofinha e ao mesmo tempo bem construída para agradar todas as idades, literalmente!), Goku vs. Kid Buu também é demais assim como a “Cell Games” e o tem do “Super 17”.

A música da tela de criação de personagens, de seleção destes também, é um bom destaque e isso devido a se encaixar perfeitamente naqueles momentos onde, no anime, o personagem está numa vibe “família” e engraçada, tipo o Vegeta passeando no Shopping com a Bulma e o Trunks em DB Super ou quando o Bingo estava rolando solto no OVA “A Batalha Dos Deuses”. É o som que define sua entrada no Xenoverse e com certeza vai te cativar bastante.

De todo modo, senhoras e senhores... O tom vai mesmo para o remix do clássico som da abertura de Dragon Ball Z, “Cha-la Head Cha-la”: Os vocais estão nítidos demais (qualidade superior a que vimos em “The Battle Of Z”) e o arranjo mais upbeat com aquela guitarra maravilhosa vai fazer Você cantar com força a canção, seja em Português, seja em japonês ou em inglês, além de fazer seu filho mais novo entrar em frenesi!

A única falha real dessa música é o fato de não ter rolado uma versão em português o que é uma pena! Mas ainda assim é uma excelente faixa da trilha sonora bem como a mesma é uma maravilha!

Agora cantem comigo no tom sim? "...Cha-la head cha-la! Não importa o que aconteça, sempre, tenho a força e o poder... Cha-la head cha-la! Vibrante é o meu coração: Sente emoção e tem amor pra dar!"

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

GRAFICAMENTE? “...POSSO PRESSENTIR O PERIGO...”:

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Aos amantes da frase “gráfico é tudo” / “esse gráfico é foda” saibam que este jogo carrega o que há de mais poderoso da engine do Estúdio Silicon, a excelente “YEBIS 3”, e nisso temos um game de resolução alta pra um console (1920x1080) carregado com efeitos de motion blur, Depth of Field, Glare e também implementos excelentes em Luz de “high-dynamic range”.

Isso parece besteira, pra galera que curte apenas jogar e se divertir num jogo legal e que justifique sua compra (que é meu caso), mas é “o néctar dos deuses pro povo dos gráficos”. Se Você é um destes então NÃO estará bem servido no que seu gosto apurado suporta.


V.S.

Entrando agora na parte “chata” do jogo, porém, necessária de se analisar... Os gráficos de Xenoverse ainda estão fora dos padrões que os amantes de gráficos high end querem ver nos consoles da nova geração. Ainda que os efeitos de iluminação da YEBIS 3 se mostrem “full”, durante a introdução de cada missão da história, por exemplo, infelizmente se formos olhar e adequadamente e realizar um estreita inspeção, vemos que estes são... Arquivos de filme codificados!

Achou que era real time? Engano! Tem nada em tempo real nesse aspecto: Em vez de ser processado no próprio hardware, para esses segmentos, ambos os consoles usam arquivos de vídeo de altíssima qualidade que correspondem à aparência do PC na sua melhor configuração. A desvantagem disso é que há uma notável perda na qualidade ao mudar de volta para o game (tipo em MKX que Você quase não distingue o que é CG e o que é o jogo em si, em DBXV tem esse “vacilo”).

Você pensa: "Caramba, maneiro tudo em real time!" mas não, não é! As cenas mostrando o desenrolar da trama são todas em vídeo e altíssima definição e por isso Você não nota!

Colocando os efeitos de vídeo de lado pra descanso... O design visual do jogo em si é realmente muito carente, se levado a sério, para representar a geração pós PS3 Xbox 360. Assim: Os detalhes do mundo aberto e dos personagens em si são construídos com uma geometria básica demais!

Nos mapas a textura que vemos, a efeito comparativo, confortavelmente caberiam num título de DB pra PS2. Isso é lamentável (The King Of Fighters XIV não está só!). A dizer: Quando Você vai pra luta, cujo combate é “frenético”, o jogo disfarça isso entende? A vibe do gráfico abaixo do poder dos consoles, até certo ponto, assim como a riqueza de efeitos, é bem maquiada, MUITO BEM nos vídeo games.

Mas o estilo MMO de mundo semi-aberto dá aos jogadores ávidos por visuais estonteantes tempo para ver os limites dos gráficos e efetuar, tristemente para Eles, os “flagrantes” na boa! O principal entre estes é a textura cujo filtro aplicado a deixa embaçada e o pior deles é a speed de 30Fps no jogo inteiro...

Com uma configuração visual tão simplista Você espera que o jogo poderia no mínimo atingir 60fps (lembrando que a Dimps fez isso com Street Fighter 4, extraiu 60fps em sua conversão pra new gen, mas beleza, segue...). No entanto, a realidade é que ambos os consoles giram em torno dum eterno 30fps.

Ao lado uma amostra de frame rate "in battle" com Raditz e seu "Domingo Duplo" (sim, gosto do Raditz, posso?): 30 FP/S em ambos os consoles. Só no PC rola a 60FP/s...

É preciso, ainda assim, dizer que a jogabilidade raramente dropa abaixo dos 30, apesar de no Xbox One ocasionalmente rolar um frame drop em torno no mundo semi aberto de Toki-Toki (causando alguns cortes estranhos no topo da tela). A plataforma da Microsoft também tende a renderizar um conjunto de quadros meio deformados quando passamos duma área para outra na cidade, onde, nisso, o PS4 geralmente se mantém firme.

Em geral, se Você é ávido por um jogo de luta com gráficos “ultra mega fuckin’ high end”, Dragonball Xenoverse vai te decepcionar nesse patamar e é decepcionante tanto no PS4 quanto no Xbox One. Apesar dos consoles terem uma paridade visual, se Você quer MESMO gráficos melhores, com 60fps e efeitos de iluminação superiores, então fique com a versão de PC, obviamente, se Você tiver um PC bom pra games. Lá é mostrado o resultado que era pretendido nos vídeo games.

Agora... Se Você é daqueles que literalmente faz o número 2 e deambula pra gráficos, não necessita que sejam absurdamente sensacionais, estilo Dissidia Final Fantasy Arcade onde não tem diferença nenhuma (praticamente né! É o absurdo do suprassumo gráfico!) entre um CG e o jogo em si... Xenoverse é pra Você! Do contrário é melhor Você dar linha na sua pipa pra que Ela atinja outros locais de gosto, não é o pior game em se tratando de gráficos, mas uma vez que aqui o vácuo impera nesse quesito... Qualquer amante dos mesmos se vê sem ânimo nesse céu.

Se Você não liga para "gráficos ultra top", estilo Dissidia, Dead Or Alive 5 ou MKX, então vai se divertir! Agora se sua diversão depende dum gráfico "4K UHD"... Não jogue Xenoverse!

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

“...SAI DAÍ, MAGNÍFICO PODER, AGORA”!

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Xenoverse é tudo que um fã de Dragon Ball, e animes, pode querer: Permite a criação de um personagem para ser relevante numa saga própria para Ele, traz um modelo de luta num mix de beat em up com jogo de luta, propriamente dito, e fácil de jogar sendo desnecessário skill de “Top Player” em qualquer fighting game pra se sentir em casa e “em condições” de jogar de igual pra igual com qualquer um.

Além do mais... A questão do gráfico é o de menos, sinceramente, se formos REALMENTE levar gráfico como o primordial num game para que o mesmo seja “bom”, então inúmeros jogos ótimos, que gamers (os que realmente são gamers) e a crítica especializada (a relevante) julga serem “masterpieces” deviam ser um grande m3#d@.

É importante notar o seguinte: A capacidade que o game possui de manter seu comprador entretido, ali, querendo mais e mais evoluir nele, aprender, entender e acima de tudo sentir-se satisfeito em jogar e conseguir extrair do jogo tudo por si, fazem desse jogo uma mais do que recomendada compra... TODAVIA se Você NÃO curte esse estilo de jogo e é mais preso as coisas mais "Street Fighter Like", não compre nem em promoção pra testar considerando que seu gosto pessoal imutável não permitirá que sua mente absorva a diversão de forma apropriada.

se você não gosta de jogos anime regados a "raio super gigante destruídor de planetas" estilo Vegeta... Fuja de DBXV! Sério, sua mente tem que estar aberta!

O modo torneio, também, é o que há no que se refere (Dilma feelings!) a arenas de lutas. Definitivamente possui um ritmo frenético e dinâmico que exige reflexos bons, estratégia adequada e um equilíbrio entre combos e guerras de projéteis pra não tomar uma sova bonita online!

Dragon Ball Xenoverse senhoras e senhores, ótima pedida pra todo mundo que curte o gênero e tem a mente aberta pra tudo. Ah: Me adicionem online se quiser ajuda nas quests: Ivo_Blackheart é minha ID na PSN. Como diz a música: “...Liberdade é correr pelo céu, sempre unidos vamos triunfar...”, bora lá, adiciona meu avatar no seu jogo (“Zheivom”) se ver Ele na cidade de Toki-Toki e tamo junto!

PRODUZIDO POR:

© 2016 - 20XX Jogos & Invenções Martins

Todos Os Direitos Reservados.