fatooufake.me/conceitos

Cultura e diversão na palma da sua mão! Duvida? Bora Jogar! www.fatooufake.me :D

Garantir o acesso à internet a todos os brasileiros ainda é um desafio, que envolve não só questões políticas, como também de infraestrutura, porém, é importante ressaltar que garantir apenas o acesso não assegura a plena formação do cidadão. É necessário ir além, é importante desenvolver habilidades, conhecimentos e atitudes para que, tanto os indivíduos, como a sociedade tirem melhores proveitos das informações disponíveis nas TDIC.

A qualidade da informação que você consome influencia diretamente na qualidade das suas escolhas! E aí, quais informações estão influenciando sua decisões? Elas são confiáveis? Existe algum interesse político, econômico ou ideológico por trás dessas informações?

O texto publicado pela UNESCO, “Desinfodemia - Decifrar a desinformação sobre a COVID-19”, apresenta, logo na introdução, algumas definições. Confira aqui!

Segundo Pariser (2012), com as mídias sociais, interpretar a realidade conforme os seus direcionamentos político e ideológico tendem a se ampliar drasticamente, isso porque as “bolhas de filtros” presentes nas plataformas possibilitam que o sujeito consuma informações e interajam com pessoas que se ajustam com a sua ideia de mundo, e isso é mais fácil e prazeroso para ele.





Quais fatores cognitivos levam as pessoas a acreditar ou não em "fakenews"? Devido aos últimos acontecimentos políticos e sociais, essa ganha questão, cada vez mais, relevância no cenário acadêmico. Embora como "fake news" não seja um fenômeno novo, o interesse por notícias falsas, e o que há por trás delas, certamente disparou desde a eleição de Donald Trump e do Brexit em 2016.

Sequência Didática (SD)

Desenvolvido para ser aplicado em uma Oficina Online, com 21 horas, para abordar o seguinte tema: Desinformação sobre saúde pública, no cenário pandêmico do COVID-19, e seus impactos na vida profissional.

Essa Sequência Didática pretende promover a letramento midiático, através da análise de desinformações (fake news), que circularam nas mídias sociais e na imprensa brasileira, e que se relacionam com as questões que envolvem a saúde pública no cenário da pandemia do COVID-19. Com isso, essa SD foi elaborada pensando em estudantes dos cursos técnicos das áreas mais diversas. A Sequência Didática também pode ser trabalhada em uma disciplina específica, que possua ligação com o tema proposto, ou de forma transversal.

Acesse: "fatooufake.me", jogo educativo fruto do do projeto de mestrado de Luana Costa Santos, no IF Baiano - Campus Catu, desenvolvido sob a orientação do Prof. Dr. Fábio Carvalho Nunes e coorientação do Prof. Dr. José Rodrigues de S. Filho e com a programação de Vinícius Costa Santos.