Desinformação? Fake news?

O texto publicado pela UNESCO, “Desinfodemia - Decifrar a desinformação sobre a COVID-19”, apresenta, logo na introdução, as seguintes definições:

- Desinformação: Informação deliberadamente criada para prejudicar uma pessoa, grupo social, organização, país ou para obter algum tipo de vantagem.

- Desinformação (novamente): Esse termo também pode ser usado para se referir, de forma ampla, a conteúdos que são falsos e têm impactos sociais potencialmente negativos

- Informação incorreta: Aquelas publicações enganosas que alguém compartilha por acreditar que a informação é verdadeira.

- Má informação: Informações baseadas em fatos que são usadas, de forma descontextualizada ou manipulada, para infligir danos a uma pessoa, grupo social, organização, país ou obter vantagens (esse é um bônus pois não citei no vídeo)

Uma das reflexões mais importantes do vídeo é que: A qualidade da informação que você consome influencia diretamente na qualidade das suas escolhas! E aí, quais informações estão influenciando sua decisões? Elas são confiáveis? Existe algum interesse político, econômico ou ideológico por trás dessas informações? Também apresento uma reflexão sobre a liberdade de expressão, assista o vídeo! Beijos!

Dúvidas sobre algum conceito? Deixe o seu comentário e vamos dialogar?!

Ajude a divulgar o nosso projeto!

Acesse: "fatooufake.me", jogo educativo fruto do do projeto de mestrado de Luana Costa Santos, no IF Baiano - Campus Catu, desenvolvido sob a orientação do Prof. Dr. Fábio Carvalho Nunes e coorientação do Prof. Dr. José Rodrigues de S. Filho e com a programação de Vinícius Costa Santos.